Início Viagens As 12 melhores praias da Comporta e arredores

As 12 melhores praias da Comporta e arredores

Eram um segredo bem guardado, mas deixaram de ser. Mas continuam fantásticas... Estas são as melhores praias da Comporta e arredores.

1824
0
Comporta
Comporta

As praias da Comporta estão na moda. Muito antes da Madonna descobrir que eram óptimas para andar de cavalo à beira-mar, já os habitantes das redondezas as frequentavam. Rapidamente, a fama das praias da Comporta espalhou-se e começaram a chegar ricos e famosos de todo o lado e aqui construíram as suas casas de férias. Mas a praia da Comporta democratizou-se. Aos poucos, começaram a ser frequentadas por todo o tipo de pessoas, que aqui chegam em busca de praias de qualidade e de sossego. Existem algumas praias desertas na Comporta. Na realidade, não são muito difíceis de encontrar, mas podem exigir algum esforço físico a caminhar pelas dunas. Se procura uma dessas praias desertas, é melhor ir prevenido com merenda feita em casa. Estas são as melhores praias da Comporta e arredores.

 

1. Praia do Pinheirinho

A Praia do Pinheirinho possui um areal muito extenso com cerca de 3,5 Km. O sistema dunar impressiona pela sua altura. As dunas, precedidas pela mata de pinhal, estão repletas de vegetação autóctone. Esta praia deserta é o lugar ideal para quem quiser passar algum tempo sozinho com a natureza. O acesso é feito por um caminho de areia que atravessa a Herdade do Pinheirinho.

Praia do Pinheirinho
Praia do Pinheirinho

Na EN261, sentido Melides, entrar numa estrada alcatroada à direita, 9 km depois da intersecção para Santiago do Cacém/ Melides. Ir sempre em frente, entrar numa propriedade e seguir até a estrada se transformar em terra batida. Quando vir areia, mais vale parar. Ande em direcção ao mar – 5/ 10 minutos – e desça a duna até à areia.

 

2. Praia da Raposa

É uma das praias secretas, ou privativas, da zona da Comporta. Na verdade, não é secreta nem privativa, mas é de acesso muito limitado, o que faz com que esteja sempre deserta. Fica depois das Praias do Pêgo e da Aberta Nova e só se chega lá seguindo pelo areal destas praias (mas andando um bom bocado) ou através do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.

Praia da Raposa
Praia da Raposa

Ou seja, só mesmo os funcionários da cadeia ou gente que goste muito de andar pela areia é que consegue chegar a este paraíso. A praia costuma ter algumas ondas, a água é transparente e no máximo encontra quatro, seis pessoas por lá, isto em Agosto. É um paraíso secreto numa das zonas mais concorridas no verão.

 

3. Praia da Comporta

Inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que lhe permite preservar toda a sua beleza natural. Desde as dunas, areal, qualidade da água do mar de excelência, bem como pelo apoio de praia que garante restauração/bar, instalações sanitárias completas, acesso e serviço dedicado a utentes com mobilidade reduzida e estacionamentos sombreados, a praia, tem o privilégio de reunir condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001.

Praia da Comporta
Praia da Comporta

Foi a primeira praia do concelho de Grândola a ser galardoada com a Bandeira Azul da Europa juntamente com a Praia de Tróia-Mar e Tróia-Galé. Nesta praia é possível praticar surf, bodyboard, kitesurf e pesca desportiva. Os passeios pedestres nos pinhais ou arrozais contíguos permitem a prática de bird watching.

 

4. Praia de Melides

Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas com atribuição dos galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A sul da frente de praia encontram-se formações dunares com flora endémica e classificada e a norte arribas de arenitos proporcionando conjugações paisagísticas e ambientais de elevado interesse.

Praia de Melides
Praia de Melides

As características do mar e da linha de costa permitem a prática de variadas actividades desportivas, de entre elas o surf ou bodyboard, durante praticamente todo o ano. Nas imediações da praia surge uma lagoa (Lagoa de Melides), que se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas onde a riqueza da flora e da fauna garantem actividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.

1
2
3
Artigo anteriorAs 12 melhores praias da Costa da Caparica
Próximo artigoOs 9 melhores locais para visitar em Tróia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here