Não é tarefa fácil avaliar a qualidade e o custo de vida em cada cidade ou região já que os critérios são, na sua maioria, bastante subjectivos. Podemos, no entanto, avaliar o preço médio da habitação, seja para alugar ou para comprar, embora este factor se revista de alguma complexidade: se por um lado é mais barato alugar ou comprar casa fora das grandes cidades, também é certo que nos meios mais pequenos os ordenados costumam ser bem menores e as ofertas de emprego são mais escassas. No entanto, para este estudo, resolvemos ter em conta como principal factor o preço do aluguer de uma habitação.
Alertamos que os dados não são fáceis de analisar por não se encontrarem, muitas vezes, discriminados quanto à tipologia da habitação, isto é, se se trata de um apartamento com 1, 2, 3 ou mais quartos. Por isso mesmo, o valor indicado é o valor médio, devendo ter o leitor em atenção que esse valor será mais baixo se optar por alugar uma casa com apenas 1 quarto, por exemplo. Conheça as cidades mais baratas para viver em Portugal.
Não se deixe enganar também pelo valor que aparece em cidades como o Porto já que existe uma grande diferença entre alugar um apartamento no centro ou na periferia e por isso, apesar do valor médio indicado, os valores podem ser muito diferentes consoante a localização.
NOTA IMPORTANTE: para este estudo tivemos em conta apenas as capitais de distrito.
1. Guarda – 280,94 euros
A Guarda é igualmente conhecida pela cidade dos cinco F’s: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Vários pontos de interesse existem tanto na Guarda como nos seus arrabaldes, do qual o exemplo mais marcante é a sua Sé Catedral, (cuja construção iniciou em finais do século XIV e foi longamente prolongada) de características góticas e manuelinas.

Existem ainda outros pontos de interesse como o Jardim José Lemos, o antigo Rossio medieval onde se realizavam as feiras, o Convento de São Francisco, do século XIII, a Torre dos Ferreiros e a de Menagem do antigo castelo, a Igreja de São Vicente, e, imperdível, a Judiaria. Para melhor conhecer a cidade impõe-se uma visita ao interessante Museu da Guarda. Perto da Guarda localizam-se diversos pontos de interesse, como a Serra da Estrela, o Sabugal, Sortelha, Trancoso ou mesmo Vila Nova de Foz Coa.
2. Bragança – 298,13 euros
Bragança, cidade sede de distrito e município, situada no extremo Norte de Portugal, próxima da fronteira com Espanha, na região anteriormente conhecida como Trás-os-Montes, é uma histórica e bem antiga cidade em que, a dificuldade de acessos e a localização num dos extremos do País, permitiu a manutenção de tradições e costumes por longos séculos.

O núcleo urbano medieval, murado e acastelado, no século XII, mantém-se na Cidadela, dignamente representada pela imponente Torre de Menagem do Castelo, pelo Pelourinho, pela Igreja de Santa Maria e pela Domus Municipalis, edifício único na Península Ibérica de arquitectura Românica, com a forma de um pentágono irregular, construído no século XII, e a Torre da Princesa, um magnífico miradouro com vista para a cidade.
3. Viseu – 300 euros
Bem no centro de Portugal, erguendo-se sobre um saudável planalto rodeado por serranias e pelos rios Vouga e Dão (em cujas encostas nasce o excelente vinho do Dão), Viseu recebeu em 1993 o prémio Quercus pela preservação ímpar dos seus espaços verdes. Coroa o planalto a imponente Sé, mas no tempo da ocupação de Roma a população distribuía-se pela sua parte mais baixa, onde se situa a Cava de Viriato e o Parque do Fontelo.

No séc. VI Viseu era cidade episcopal do reino suevo. Consta que o último dos reis godos, D. Rodrigo aqui veio morrer e que as suas cinzas estão guardadas num modesto túmulo de granito, no interior da igreja de S. Miguel de Fetal. O encanto de Viseu reflecte-se na atmosfera medieval das suas ruas, nos palácios que foram da nobreza e dos senhores da Igreja, engrandecidos pela nobre pedra de granito, nas praças e jardins arborizados, no património de muitas épocas, testemunho da sua vitalidade.
4. Braga – 305,88 euros
Braga é uma cidade, sede de concelho e distrito, das mais antigas e bonitas de Portugal, sendo igualmente uma das cidades cristãs mais antigas de todo o mundo, e um dos mais importantes centros religiosos do País. Baptizada pelos Romanos de Bracara Augusta, sendo na altura a maior cidade em território hoje Português, é igualmente conhecida hoje em dia pela “Cidade dos Arcebispos” ou mesmo pela “Roma Portuguesa”.

Património Religioso no virar de cada esquina, nas ruas históricas de Braga testemunha-se o fervor religioso ao longo dos séculos, traduzido em bonitos monumentos que tanto a enriquecem, com destaque para a Sé de Braga, a mais antiga do País. Um Património estimado e preservado, um orgulho muito próprio na sua grandiosa história, todo um fervor eclesiástico, variedade de Museus, grande oferta hoteleira e de restauração, lojas inovadoras, uma variada e tradicional gastronomia minhota e um espírito juvenil conferem a Braga uma ambiência única, decorada pelo bonito verde das serras Minhotas.
Só capitais de distrito? Na actualidade é um erro analisar o país por distritos.
Já moro em Portugal faz alguns anos e sei que toda a universidade e centro de pesquisa realiza a análise socio-económica do país pelo o que a união europeia convencionou de nuts 1, nuts 2 e nuts 3. Fazer análises por distritos aqui em Portugal cheira ainda salazarismo.
« cheira ainda a salazarismo»
Você agora falou tudo!!
Comentário:Bom dia Helena, poderias me informar qual é o custo de aluguer de quarto em Portugal?
ahahahah Salazarismo, você sabe lá o que é isso , agora para tudo é o Salazar. Se calhar deixa saudades. Qualquer pessoa pouco inteligente sabe bem que cidades ao redor destas são muito mais baratas ou queria que fossem fazer a estatistica na sua sanzala. Fujam de Santarem que deve de ser das piores para se viver.
A Helena com esse comentário enfiou a carapuça a muito boa gente.
Moro em São Paulo sou formada em Pedagogia e não consigo encaixar-me no mercado de trabalho,sou consultora da genealogia em mina igreja Mormon, e gostaria de ir para Portugal buscar meus entes queridos que são de Portuga Castelo Branco!
Coimbra e Lisboa as duas melhores cidades para morar e trabalhar em Portugal.
melhor sitio de trb em Portugal ? Palacio de S Bento,dormir ? assembleia da republica ,ate roncam
Gostaria de morar com minha esposa e dois filhos pequenos em portugal,sou aposentado e com renda fixa,posso pagar aluguel de ate 300 euros.agradeço se alguem me indicar algum lugar,(mairoengenh@gmail.com),
grato,Mairo Bittencourt
Mairo conseguiu coisa boa ?
Sou engenheiro civil, também tenho interesse de morar em Portugal.
Caso possam me ajudar meu e-mail : Jean. Carlos.pereira.almeida@gmail.com