Início Viagens As 12 aldeias históricas de Portugal

As 12 aldeias históricas de Portugal

Piódão, Sortelha, Monsanto, Belmonte, Trancoso... São testemunhos preciosos e autênticas pérolas por descobrir. Conheça as aldeias históricas de Portugal.

77590
2
aldeias históricas de Portugal
Almeida

 

As aldeias históricas de Portugal são vestígios impressionantes da nossa história. Situadas no centro do país, foram outrora muito importantes na defesa do território nacional contra a ameaça castelhana. Caracterizam-se ainda pela forte presença da herança judaica. As aldeias históricas de Portugal foram recuperadas e, caminhar pelos seus becos e ruelas é regressar ao passado, é sentir o mais genuíno carácter do povo português, dos seus costumes e tradições, da sua história. Viaje connosco e descubra as 12 aldeias históricas de Portugal.

 

1. Almeida

Esta vila medieval, rodeada por muralhas, foi classificada como Património Nacional. Durante séculos, serviu como palco de lutas, como as Guerras da Restauração e as invasões francesas.

Almeida

As Muralhas da Praça Forte, construídas no reinado de D.João IV como sistema defensivo, as Casamatas, que serviam de refúgio à população, em caso de guerras, o Castelo e Torre do Relógio, edificada no século XIX sobre os destroços da Igreja Matriz, são alguns dos locais mais interessantes para visitar.

 

2. Belmonte

No distrito de Castelo Branco encontramos esta aldeia histórica, berço do navegador português Pedro Álvares Cabral e que, como tantas outras, preserva as suas características medievais. Foi aqui que se fixou a primeira comunidade judaica do país e que, no século XV, cresceu ainda mais depois de tantos judeus serem expulsos de Espanha pelos Reis Católicos.

Belmonte

Não pode deixar de visitar o Castelo, um monumento importante da história e da paisagem de Belmonte, o Museu do Azeite, o Museu Judaico, inaugurado em 2005 e o primeiro do género em Portugal, e o Pelourinho.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here