Início Viagens As 16 praias mais bonitas da região de Lisboa

As 16 praias mais bonitas da região de Lisboa

Lisboa é das poucas capitais da Europa que se pode gabar de ter um mar deslumbrante a poucos minutos de distância. Conheça as 16 praias mais bonitas da região de Lisboa.

4

5. Praia do Magoito (Sintra)

Praia situada na foz da Ribeira da Mata, próxima da localidade do Magoito, a noroeste de Sintra. É uma praia de grande extensão, com areias douradas e um mar turquesa, muito rica em iodo,considerada das praias mais iodadas da Europa. A partir das suas areias, por entre as quais surgem numerosas rochas, é possível vislumbrar ao longe, a sul, o Cabo da Roca.

Praia do Magoito
Praia do Magoito

Junto à rampa de acesso da praia existe uma duna fóssil, classificada como geomonumento. A chamada duna consolidada é um dos elementos geológicos mais interessantes da praia. Trata-se de uma duna costeira formada pela acumulação de areia gerada pela acção conjugada do mar e do vento.

 

6. Praia da Adraga (Sintra)

Inserida na área do Parque Natural de Sintra-Cascais, o acesso à Praia da Adraga é feito por uma estrada alcatroada. É muito frequentada nos períodos de verão, existindo por isso alguma dificuldade para encontrar estacionamento. Existe um apoio de praia – Restaurante Adraga – e um parque de estacionamento junto ao troço terminal da Ribeira da Maceira, na sua margem esquerda. O apoio de praia está encostado a encosta escarpada cortada em rochas calcárias de idade jurássica. No areal, com cerca de 400 metros, convivem banhistas e pescadores.

praias mais bonitas perto de Lisboa
Praia da Adraga

O lado esquerdo da praia, onde se encontra a grande rocha arqueada, é uma das zonas preferidas para a pesca. Com um fundo misto de areia e rocha, atrai diversas espécies de peixe à procura de moluscos, sendo a pesca à bóia a mais utilizada nesta zona. Do lado direito da praia encontram-se rochas que constituem um bom local para a prática da pesca. A visita à magnífica Praia da Adraga é merecida pela sua Pedra de Alvidrar, rocha escorregadia que desliza pela falésia, quase na perpendicular, com cerca de 80 metros, e que alguns banhistas descem e sobem. É possível visitar as Grutas da Pedra de Alvidrar. Há empresas que organizam actividades que incluem rappel e exploração da gruta de progressão horizontal.

 

7. Praia da Cresmina (Cascais)

No limite sul do Parque Natural de Sintra-Cascais, a Praia da Cresmina é como que uma baía rodeada de falésias. Para lá da estrada do Guincho, existe uma vasta área de dunas de grande beleza natural, cuja origem e mutação se deve aos ventos fortes tão característicos do Guincho.

Praia da Cresmina
Praia da Cresmina

O acesso à praia faz-se por um caminho junto ao Hotel Fortaleza do Guincho. Nas suas imediações encontram-se alguns dos melhores restaurantes de Portugal, conhecidos pelas especialidades de peixe e marisco.

 

8. Praia do Guincho (Cascais)

A praia Grande do Guincho localiza-se entre duas pontas rochosas, a ponta alta e a ponta do abano, tem uma grande extensão de areal, tanto em comprimento como em largura. De água límpida e cristalina, a praia Grande do Guincho é considerada uma das maiores praias do país, com elevada afluência de veraneantes, fazendo parte do Parque Natural Sintra-Cascais. É procurada também por praticantes de Surf, Windsurf e Kitesurf, onde são realizados campeonatos mundiais destas mesmas modalidades.

Praia do Guincho
Praia do Guincho

A serra de Sintra e as dunas conferem um enquadramento paisagístico reconhecido internacionalmente. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada, dispondo de um Posto Médico/Primeiros Socorros. Para chegar a esta praia, pode optar por duas vias, seguindo pela estrada da Malveira da Serra, a N9, ou pela estrada do Guincho, a N247, até à praia. Nesta praia existe parque de estacionamento gratuito. Utilize os autocarros com os números 405 ou 415 até à paragem do Guincho e faça o restante percurso a pé até à praia. O acesso ao areal pode ser feito por escadas ou rampa.

4 COMENTÁRIOS

  1. Nao seja tao burro , o Portinho e realmente o Portinho basta olhar para as construcoes e a praia de Galapos e Galapos sem duvida.

  2. Se a praia de são Julião é Sintra, então fazer o favor de rectificar que a praia do portinho é Setúbal.
    Sintra é mais região de Lisboa que Setúbal.

  3. Piscina de agua salgada na praia das maças, 20paus. Quem lê este poste, vai la ficar as voltas a procura. Salvo depois das 16hs, fica metade do preço, tb so fica la 30min.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here