Início Viagens As 10 paisagens mais bonitas de Portugal

As 10 paisagens mais bonitas de Portugal

Dificilmente encontrá um país com tanta variedade de paisagens num espaço tão pequeno. Descubra e conheça as 10 paisagens mais bonitas de Portugal.

128966
6

5. Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades, situada na maravilhosa Ilha de São Miguel, é um dos mais famosos locais do Arquipélago dos Açores, e uma vez observada entende-se o porquê. Este é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul) que aqui promovem um cenário de beleza extrema e indescritível, e uma das imagens simbólicas de todo o Arquipélago, classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.

Lagoa das Sete Cidades - Açores
Lagoa das Sete Cidades – Açores

A Lagoa, cuja profundidade máxima atinge os 33 metros, e o comprimento máximo de 4,2 quilómetros, está rodeada de verdejantes campos de cultivo, emoldurada por belíssimas encostas escarpadas que lhe conferem um ambiente bucólico e idílico sem igual.

 

6. Alqueva

Foi no Alentejo, região de águas escassas, que a grande barragem de Alqueva, construída sobre o rio Guadiana entre Moura e Portel, criou o maior lago artificial da Europa. Este imenso plano de água tem uma área de 250 km2, estende-se por mais de 80 kms do curso do antigo rio e os seus mil recortes perfazem 1.160 kms de perímetro. Para jusante do paredão foi construído o Açude de Pedrógão, parte integrante do complexo, bem visível da ponte que liga Pedrógão (Vidigueira) a Moura.

paisagens mais bonitas de Portugal
Alqueva

A nova beleza que nasceu com este lago é surpreendente e tem aspectos que a tornam num caso singular no conjunto das muitas albufeiras que podem encontrar-se pelo mundo fora: a paisagem tipicamente alentejana que a rodeia, feita de milhares de oliveiras, sobreiros e azinheiras; e, porque estamos em zona de fronteira, o notável património das vilas fortificadas que a defenderam ao longo de séculos e séculos.

6 COMENTÁRIOS

  1. Sim, temos um país maravilhoso mas ainda pouco estimado pelos portugueses. “Fazer um enorme esforço para que as instituições funcionem bem e sejam respeitadas pode ser o clique que nos torne um país bem sucedido sob todos os parâmetros.” Nicolau Santos, in Revista Exame, julho 2016

  2. Nossas paisagens são maravilhosas, paisagens únicas, agora, gostava de apelar ao bom senso de todos, para não deitar fora, os pacotes de sumo, pacotes de leite , garrafas de cerveja e refrigerantes e etc, para as bermas dessas paisagens….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here