Início Sociedade As 10 localidades de Portugal com maior taxa de criminalidade

As 10 localidades de Portugal com maior taxa de criminalidade

Os dados são recentes e mostram uma realidade que pode ser surpreendente. Descubra quais são as 10 localidades de Portugal com maior taxa de criminalidade.

344161
9
localidades de portugal com maior taxa de criminalidade
Loulé

Quais são as localidades de Portugal com maior taxa de criminalidade? Onde se cometem mais crimes em Portugal? Analisando as estatísticas do INE e outros dados publicados reegularmente por instituições oficiais, é possível traçar o cenário da criminalidade em Portugal. Neste artigo apresenta-se a taxa de criminalidade por cada mil habitantes para determinar as 10 localidades de Portugal com maior taxa de criminalidade.

Isto implica que o ranking tenha de ser analisado não pela perspectiva da quantidade de crimes cometidos mas sim o número de crimes cometidos em função dos habitantes do local.

A taxa é anual. Segue-se a forma como os dados devem ser lidos:

Exemplo: uma cidade com 10.000 habitantes com 5 crimes por mil habitantes por ano. Esta cidade apresenta 50 crimes por ano.

 

1. Albufeira

Albufeira
Albufeira

Albufeira é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 40 000 habitantes. É sede de um município com 140,66 km² de área e 40 828 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias.

Criminalidade: 8.35 crimes por mil habitantes

 

2. Lisboa

Lisboa
Lisboa

Lisboa, capital portuguesa, é a cidade mais populosa de Portugal. É ainda a capital mais a ocidente do continente europeu na costa atlântica. Tem uma população de 547 733 mil habitantes (2011), dentro dos seus limites administrativos.

Criminalidade: 7.42 crimes por mil habitantes

 

3. Porto

Porto
Porto

A cidade é considerada uma cidade global gama. O município, com 41,42 km² de área,tem uma população de 237 591 habitantes (2011) dentro dos seus limites administrativos, sendo subdividido em sete freguesias.

Criminalidade: 6.97 crimes por mil habitantes

 

4. Almeida

Almeida
Almeida

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, Região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 1 300 habitantes. É sede de um município com 517,98 km² de área e 7 242 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias.

Criminalidade: 6 crimes por mil habitantes

 

5. Lagoa

Lagoa
Lagoa

Lagoa é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, no Algarve, com cerca de 6 000 habitantes. É sede de um município com 88,25 km² de área e 22 975 habitantes (2011),subdividido em 4 freguesias.

Criminalidade: 5.77 crimes por mil habitantes

 

6. Alvito

Castelo de Alvito
Castelo de Alvito

Alvito é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 1 250 habitantes. É sede de um município com 264,85 km² de área e 2 504 habitantes (2011), subdividido em 2 freguesias.

Criminalidade: 5.24 crimes por mil habitantes

 

7. Loulé

Loulé
Loulé

Loulé é uma cidade portuguesa no distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 20 000 habitantes. É sede do mais extenso e populoso município algarvio, com 763,67 km² de área e 70 622 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias.

Criminalidade: 5.23 crimes por mil habitantes

 

8. Valença

Valença
Valença

Valença (por vezes dita Valença do Minho) é uma cidade raiana portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Alto Minho. Valença foi outrora sede de bispado. É sede de um município com 117,13 km² de área e 14 127 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias.

Criminalidade: 5.05 crimes por mil habitantes

 

9. Ribeira Grande

Ribeira Grande
Ribeira Grande

A Ribeira Grande é uma cidade portuguesa na ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, com uma população de 12.967 habitantes (2011) nas suas cinco freguesias urbanas. É sede de um município com 180,15 km² de área e 32 112 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias.

Criminalidade: 5.03 crimes por mil habitantes

10. Vila do Bispo

Vila do Bispo
Vila do Bispo

Vila do Bispo é uma vila portuguesa no Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 1 000 habitantes. É sede de um município com 179,06 km² de área e 5 258 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias.

Criminalidade: 5 crimes por mil habitantes

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou a realizar uma pesquisa exactamente sobre o índice de criminalidade ao qual pôs Portugal como o 5° país mais seguro do mundo de acordo com o site http://www.visionofhumanity.org , lá, eles indicam 23 indicadores quantitativos e qualitativos ao qual habitantes aleatórios são submetidos ás perguntas.
    Sabe-se que por definição, “crime” é qualquer infração à lei penal. Gostaria de saber se esta informação em vosso site qualifica o tipo de crime ou se nele está incluído desde um dano a patrimônio público a um latrocínio.

    Melhores cuprimentos,

    Bruno.

    • Olá Bruno, sei que o seu comentário tem quase um ano, mas aqui fica a minha opinião. Uma vez que este estudo indica Albufeira como a cidade “com mais criminalidade”, acredite que este estudo refere-se a “crime” conforme o enquadramento legal, logo, crime não significa apenas tirar a vida a alguém. Toda a vida vivi aqui e é uma das melhores e mais seguras cidades para viver!
      Aliás, este estudo é baseado no nr de habitantes, não tem em conta que a maioria dos crimes ocorrem durante a época alta, em que (especialmente Albufeira, uma cidade que vive do turismo) a sua população aumenta quase 10 vezes mais! Logo, um maior número de crimes a dividir somente pela população que cá vive o ano inteiro não me parece um estudo muito credível.

      • Olá Filipa, tudo bem? Estou pesquisando sobre Portugal, e desejo morar em uma cidade ou lugarejo que tenha tranquilidade e concordo também com você sobre Albufeira, embora ainda não a conheça.
        Agora, você que mora ou já morou nesta cidade, pode me informar outras cidades pequenas boas para viver em Portugal? Claro, se você conhecer.
        Um forte abraço e muita paz!

  2. Muito boa sua pergunta Bruno.
    Realmente aí ler essa publicação, deixa muito a desejar no seu tema.
    Acredito que o autor foi um pouco preguiçoso em escrever sobre esse tema.
    Como há de perceber, teremos de pesquisar ainda mais pra uma informação que já poderia estar aqui.
    Desejo melhoras com a crítica construtiva.

    Att.

  3. Os Brasileiros, Americanos, Russos, Mexicanos, e na realidade o resto do mundo, deve estar ou a rir ou atónito aos numeros.. Sem duvída que a matéria não é nada cómica, mas notaram no ratio que:
    1. Crime é crime, que nem sempre afecta ou coloca em risco a integridade física da pessoa.
    2. Os lugares mencionados, (senão todos) têm um alto percentual de residentes forasteiros, ou estrangeiros, sendo os locals mencionados de muito turismo estranjeiro, e de cidade s ou Vilas fronteiristas? Porquê será??
    Independentemente de tudo e todos, do que temos ou não, todos teêm um verdadeiro paraíso à Beira mar como seu país que devem todos e todos é o que Portugal precisa” Vamos dar mais mérito e isto sim … Portugal precisa.

  4. Quero me mudar para portugal.oque preciso fazer em termos de mudanca de banco se e preciso mudar como faco com documentacao.Sou aposentada e tenho 3 filhos em idade escolar

    • Lucia Helena Meio, entre em grupos, vai te ajudar bastante, tem varios grupos, Brasileiros em Portugal, entre no you tuber VAMU VER, Cristina Maya, esclarece todas as duvidas, te ajudara bastante

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here