Início Saúde Aquecer a comida no micro-ondas é boa ideia?

Aquecer a comida no micro-ondas é boa ideia?

É uma rotina cada vez mais habitual nas nossas casas por causa de tempo, mas... aquecer a comida no micro-ondas será mesmo boa ideia?

2558
0

São poucas as pessoas que nunca se questionaram se aquecer a comida no micro-ondas deixa os alimentos menos nutritivos. Mas pode ficar descansado, porque o cenário é exatamente o oposto.

Os cientistas explicam que utilizar o micro-ondas para aquecer os alimentos é mais nutritivo do que imagina. “Usar o micro-ondas faz com que se perca menos nutrientes do que quando se ferve ou frita a comida”, explicou Guy Crosby, assistente de nutrição da Harvard School of Public Health ao Huffington Post.

O médico acrescenta que é preferível utilizar o micro-ondas por dois motivos. Primeiro, porque é um método de aquecimento seco, fazendo com que se mantenham nutrientes que se dissolvem na água, como as vitaminas B e C. Em segundo lugar, porque é mais rápido e assim, os nutrientes não estão tanto tempo expostos a aquecimento produzido pela máquina.

Mas a verdade é que aquecer a comida, independentemente do método, não é uma boa ideia. “Qualquer processo de aquecimento, seja com o micro-ondas, no forno, ferver a comida ou até fritá-la, reduz os níveis de vitaminas sensíveis ao calor. Depende do tempo e da temperatura e das vitaminas em questão”, explica Don Schaffner, especialista em nutrição.

Mas qual é o melhor método para aquecer os alimentos e mantê-los o mais nutritivos possível? Alguns especialistas apostam em cozinhar a vapor. “Corte a comida em pedaços grandes e cozinhe-os rapidamente, pouco tempo antes de servir”, explica Susan Nitzke, professora de nutrição na University of Wisconsin-Madison.

Mais artigos

Os 17 povos que deram origem aos portugueses

  Os livros de História, quando mencionam os antepassados dos portugueses, fazem referência sobretudo aos Lusitanos, à presença Romana e aos Mouros. No entanto, os...

Mais recentes

REDES SOCIAIS

190,046FãsCurtir
296SeguidoresSeguir
861SeguidoresSeguir
Artigo anterior12 motivos para beber café todos os dias
Próximo artigo9 alimentos que provocam insónia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here