Início Gastronomia Alimentação saudável: as 6 melhores formas de cozinhar ovos

Alimentação saudável: as 6 melhores formas de cozinhar ovos

Trata-se de um dos alimentos mais consumidos em Portugal e faz parte de uma dieta saudável: as melhores formas de cozinhar ovos.

1
ovos
Ovos

São muitas as formas que existem de cozinhar ovos, sendo cada método diferente do outro. Verdade seja dita que nem todas são tão simples como se possa pensar, podendo exigir bastante habilidade, experiência e até alguns utensílios especiais. Fique a conhecer 6 excelentes maneiras de comer ovo.

Ainda que cozinhar ovos seja das primeiras coisas que normalmente se aprende na cozinha, é impressionante a quantidade de maneiras que existem para os cozinhar, apurar e saborear. De facto, o ovo é um dos ingredientes mais fáceis de brincar na cozinha, para além de serem verdadeiros cocktails nutricionais.

São ainda bastante atrativos para a maioria das pessoas, pois se não existir registo de doenças cardíacas ou diabetes, um ovo por dia é perfeitamente aceitável numa dieta saudável.

Mas o importante aqui é perceber que existem várias maneiras de cozinhar um ovo. Ficam aqui vários métodos para experimentar na próxima vez que pensar num prato com ovo… seja ao pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar ou ceia.

1. Cozidos

Para obter ovos cozidos e fáceis de descascar (sem aquele anel cinza a envolver a gema), coloque os ovos em água fria, de modo a ficarem cobertos. Deixe atingir fervura e conte dois minutos. Retire a panela do fogão, tape bem e deixe descansar durante 10 minutos. Coloque depois os ovos numa tigela com água gelada para interromper o cozimento.

2. Refogado

Refogar ovos é um método pouco comum, mas carregado de sabor. Aqueça um molho de tomate com sabor e pedaços do mesmo numa frigideira e crie buracos no molho para os ovos. Parta os ovos diretamente nesses furos. Tape a frigideira e cozinhe até atingir a consistência desejada.

3. Frito

Parta os ovos diretamente numa frigideira quente untada para ovos fritos, reduzindo o lume para brando. Cozinhe até a gema atingir a consistência desejada, tendo como referência os ovos estrelados clássicos.

Vire com uma espátula quando a parte da clara estiver quase pronta. Cozinhe por mais algum tempo para obter gemas firmes. Tempere os ovos fritos com paprica, de modo a obter um sabor defumado e mais apurado.

4. Mexidos

O truque para fazer ovos mexidos leves e macios é misturá-los até espumar e adicionar uma colher de sopa de leite para cada dois ovos. Cozinhe delicadamente numa frigideira em lume brando, dobrando e virando os ovos sem mexer (o velho truque de ir fazendo um oito com um utensílio apropriado funciona muito bem…), até atingir a consistência desejada.

5. Omelete

Para cozinhar uma omelete, bata os ovos como faria com os ovos mexidos e coloque-os numa frigideira pré-aquecida onde aplicou e espalhou um pouco de manteiga.

Quando os ovos estiverem prontos, coloque os temperos a gosto, podendo usar ingredientes variados para adicionar ao ovo, desde legumes salteados, presunto ou queijo. Quando estiver pronta, pode dobrar a omelete ao meio e servir.

6. Tortilha

São várias as possibilidades para preparar este prato, que normalmente leva batata. Neste caso não vamos sugerir este ingrediente, portanto será uma tortilha sem batata.

Para o preparar aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Junte os ingredientes que selecionar, sugerem-se bróculos, espinafres ou grelos, para dar uma cor verde ao prato e deixe fritar até estarem no ponto. Seguidamente, e caso pretenda colocar um produto cárneo, junte-o e deixe cozinhar até ao ponto que preferir.

Em seguida, e após ter batido e temperado os ovos com sal e pimenta, junte-os ao cozinhado. Deixe cozinhar até começar a detetar alguma solidificação nos ovos. Caso seja possível leve a frigideira ao forno, pré-aquecido a 200º C. Deixe atuar por cerca de 3 a 4 minutos apenas para tostar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here