Início Lifestyle Alimentação saudável: 8 frutas e verduras baixas em calorias

Alimentação saudável: 8 frutas e verduras baixas em calorias

O consumo de frutas e vegetais é parte essencial de uma dieta saudável. Se pretende perder peso, descubra quais são os que possuem menos calorias.

0
frutas
Frutas e verduras

O consumo regular de frutas e vegetais de baixas calorias é um dos hábitos essenciais numa dieta saudável e que pode contribuir para ajudar a perder peso. Embora não sejam alimentos com capacidade de queimar gorduras, a sua inclusão na dieta diária pressupõe uma ingestão calórica reduzida em troca de nutrientes valiosos.

Além disso, possuem propriedades que promovem o bem-estar físico e mental. Devido à sua contribuição significativa em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, são uma das melhores opções para prevenir e tratar vários tipos de doenças.

Existe uma grande variedade de frutas e vegetais com poucas calorias que podem ser usados ​​como parte de uma dieta completa e equilibrada.

Embora seja verdade que frutas e verduras contenham hidratos de carbono e até alguma gordura, este não é um motivo suficiente para deixá-los fora do prato. Na verdade, são uma óptima opção para recarregar a energia do organismo evitando o consumo de alimentos menos saudáveis. Descubra 8 frutas e vegetais com poucas calorias.

1. Alcachofra

Na lista de frutas e legumes de baixas calorias, as alcachofras ocupam um lugar muito especial. Contêm poucos hidratos de carbono e são uma excelente fonte de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Além disso, são versáteis e podem ser cozinhados de diversas maneiras.

As suas folhas contêm altas doses de uma substância conhecida como cinarina, cuja assimilação promove uma digestão saudável. De acordo com um artigo de revisão publicado no Plant Foods for Human Nutrition, a cinarina ajuda a estimular a secreção biliar.

A bílis desempenha um papel muito importante no processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes dos alimentos. Por isso mesmo, comer alcachofras contribui para melhorar as funções metabólicas e ajuda a prevenir o excesso de peso.

2. Espinafre

4% da composição do espinafre é água. Portanto, não é de estranhar que seja um dos mais proeminentes alimentos de baixas calorias. Contém proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais muito importantes. Além disso, cada porção de 100 gramas fornece apenas cerca de 23 calorias.

Não é apenas um excelente alimento para perder peso,: os seus compostos beneficiam também a saúde cardiovascular. Possui altas quantidades de nitratos, o que favorece o controle da pressão alta. É também uma fonte de zeaxantina e luteína, substâncias saudáveis ​​para os olhos.

3. Toranjas

Existem muitas razões para incluir toranjas numa dieta saudável. Em primeiro lugar, destacam-se entre as frutas e vegetais pouco calóricos, pois uma porção fornece apenas 52 calorias. Contêm vitamina C, fibras e antioxidantes.

Comê-las regularmente ajuda a controlar o apetite, graças ao seu elevado teor de fibras. Também promovem a digestão e ajudam a controlar o colesterol. Além disso, são um bom suporte para perder peso, especialmente quando é consumida antes das refeições principais.

4. Pepinos

A água representa 96% da constituição dos pepinos. Também são uma fonte importante de vitamina C, hidratos de carbono, proteínas e minerais essenciais. Para maximizar as suas propriedades, o seu consumo é recomendado sem tirar a casca pois é a parte que contém mais fibra. Destacam-se os seguintes benefícios dos pepinos:

  • Ajudam a hidratar o corpo.
  • Promovem a perda de peso.
  • Melhoram o movimento intestinal.
  • Diminuem o risco de diabetes.
  • Protegem a saúde cardiovascular.

5. Maçã

Uma maçã de tamanho médio possui apenas 95 calorias. Por isso mesmo, trata-se de um alimentos muito saudável que pode e deve ser consumido todos os dias. São uma fonte excelente de fibras alimentares, hidratos de carbono e ácidos gordos que, uma vez assimilados, ajudam a perder peso. Também contêm vitaminas e minerais que fortalecem as funções imunológicas do organismo.

6. Bagas

Todas as variedades de bagas são adequadas para qualquer dieta. O seu baixo conteúdo calórico contribui para perder peso. Contêm quantidades significativas de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunitário. Também são adequados e benéficos para pacientes com diabetes.

7. Pêssegos

Esta fruta deliciosa tem um sabor doce que ajuda a reduzir o desejo de consumir outros alimentos ricos em açúcar. É pobre em hidratos de carbono e o seu elevado teor em antioxidantes torna-o ainda mais saudável. É recomendado para a alimentação de crianças, mulheres grávidas e diabéticos.

8. Laranjas

Destacaram-se pelo seu elevador teor de vitamina C e minerais essenciais. Uma porção fornece apenas 62 calorias. São ideias para perder peso devido à sua contribuição de fibras e hidratos de carbono. Estes nutrientes ajudam a prolongar a sensação de saciedade e a optimizar o gasto de energia. Alguns dos principais benefícios das laranjar são:

  • Reforçam as defesas
  • Melhoram a digestão
  • Protegem o coração
  • Melhoram a saúde renal

Todas as frutas e verduras são, regra geral, saudáveis e o seu consumo é altamente recomendável numa dieta saudável. No entanto, se a sua intenção for perder peso, lembre-se que deve consultar o seu médico ou nutricionista para que estes possam elaborar um plano pormenorizado para o seu caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here