Início Lifestyle Alimentação saudável: 5 benefícios dos morangos

Alimentação saudável: 5 benefícios dos morangos

Além de serem deliciosos, os morangos são também parte de uma dieta saudável e de uma alimentação equilibrada. Descubra os seus benefícios.

0
morangos
Morangos

Os morangos são pequenas frutas em tons de rubi que trazem muitos benefícios para a saúde. São frutos repletos de vitamina C, sendo que a sua riqueza nesse nutriente é superior à da laranja. Parece estranho, mas é verdade.

São, por esta e por outras razões, parte essencial de uma dieta saudável e de uma alimentação equilibrada. Fique a conhecer 5 benefícios dos morangos.

1. Ajudam a prevenir o cancro

A ingestão regular de fruta, incluindo morangos, é associada a um risco mais reduzido de cancro. Aqui inclui-se o cancro do esófago e o cancro do pulmão.

Os morangos foram classificados entre as dez principais frutas com capacidade antioxidante, e esse pode ser um dos principais motivos que ajuda na prevenção do cancro. Para ajudar nesta prevenção os antioxidantes do morango combatem compostos de radicais livres, que causam problemas crónicos.

2. Protegem o coração

Os morangos são ricos em fibras e vitamina C, um emparelhamento de nutrientes que é ótimo para reduzir o stress oxidativo, o qual pode reduzir doenças cardíacas. Além disso, os morangos são uma boa fonte de potássio, que demonstrou ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

O potássio ajudar no abaixamento da pressão sanguínea, já que contribui para um equilíbrio onde é regulado o efeito do sódio. Desfrutar de alimentos ricos em potássio e também diminuir a ingestão de sódio pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão, bem como de outras patologias cardiovasculares.

No mesmo sentido, comer morangos também pode reduzir a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco. Em grande medida esta situação explica-se pelos altos níveis de antioxidantes existentes nos morangos, nomeadamente as antocianinas.

Reforça-se ainda, que outra característica benéfica potenciada pelo consumo de morangos é a manutenção de níveis de mau colesterol no sangue em valores mais baixos.

3. Reduzem o inchaço e favorecem o funcionamento do sistema digestivo

Embora não haja uma causa para o inchaço, os alimentos ricos em fibras e água, como morangos diminuem a apetência do organismo para este problema. Para além disso os morangos são uma ótima fonte de potássio – um nutriente que neutraliza o efeito do sódio, que é um elemento indutor de inchaço pelo facto de propiciar maior retenção de água. Assim, os morangos também podem ajudar a perder peso.

4. Contribuem para aumentar a imunidade

Quando se pensa em alimentos ricos em vitamina C, as laranjas são provavelmente o primeiro alimento do qual nos lembramos. Contudo, os morangos também são uma ótima fonte desse antioxidante, sendo que uma chávena destes frutos contribui com quase 100% da dose diária recomendada.

Este fator é extremamente importante, pois os alimentos ricos em vitamina C podem ajudar a aumentar imunidade, especialmente durante períodos tipicamente associados ao aumento de problemas respiratórios. No entanto, é importante relembrar que a vitamina C não pode impedir problemas respiratórios, mas antes reduzir a sua gravidade e duração.

5. Mantém o cérebro ativo

Estudos recentes descobriram que comer morangos regularmente pode retardar o declínio cognitivo em mulheres mais velhas. Esta evidência é atribuída aos altos níveis de flavonóides (também conhecidos como substâncias anti-inflamatórias encontradas nas plantas). Pode relacionar-se esta característica com o efeito descrito para os morangos no que respeita à protecção contra doenças cardiovasculares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here