Início Lifestyle Alimentação saudável: 5 benefícios dos brócolos

Alimentação saudável: 5 benefícios dos brócolos

Podem não ser muito apreciados, sobretudos pelas crianças, mas possuem inúmeras propriedades. Descubra 5 benefícios dos brócolos.

0
brócolos
Brócolos

Os brócolos são provavelmente dos principais alimentos que vem à mente quando pensamos numa alimentação saudável. No entanto, é também muito provável que não esteja ciente de quão benéficos são estes vegetais da família crucífera, onde entra por exemplo a couve, para a saúde ou das várias (e deliciosas) maneiras de incorporá-los nas refeições, lanches e até bebidas. Fique a conhecer 5 benefícios dos brócolos.

1. São muito ricos nutricionalmente

Uma chávena de brócolos crus contém muito poucas calorias, menos de 30 por sinal. Este conteúdo apresenta baixa percentagem de hidratos de carbono, não tem gordura (com uma pequena exceção, nomeadamente os ácidos gordos ómega 3) e tem ainda algumas gramas de proteína vegetal. Mesmo assim, os brócolos estão repletos de nutrientes.

Uma porção como a referida cozida fornece quase mais do dobro da dose diária recomendada (DDR) de vitamina k. Esta vitamina ajuda a coagular o sangue e é necessária para a saúde dos ossos.

A mesma porção fornece também mais do que é necessário da dose diária recomendada de vitamina C que fortalece o sistema imunitário. Fornece ainda mais de metade da DDR de crómio, um mineral que favorece o metabolismo celular e a regulação do açúcar no sangue, e quase metade do ácido fólico que é, entre outros, importante para a memória e humor, mas igualmente para a reparação de danos no DNA.

Numa chávena de brócolos cozidos também se encontram ainda quantidade significativas da DDR de vitaminas A, B6, B2 e E, além de fósforo, colina, manganês, cobre e potássio. Não é ainda desprezível a quantidade de minerais como magnésio, zinco, ferro, cálcio e selénio.

Embora numa outra perspectiva, os brócolos apresentam também ácidos gordos ómega 3, que têm propriedades anti-inflamatórias e melhoram a circulação sanguínea.

2. Apresentam alto conteúdo em fibras

As fibras presentes numa chávena de brócolos sustentam a boa saúde digestiva e alimentam bactérias benéficas no intestino. Julga-se que estes elementos estão ligados a propriedades anti-inflamatórias, à imunidade e ao próprio humor. Para além de fibras existe um valor considerável de água nessa porção de brócolos.

A combinação de fibra e água aumenta a sensação de saciedade, o que favorece o controlo de peso saudável. A fibra ajuda também a apoiar a regulação do açúcar no sangue e da insulina para obter energia constante e uniforme. Pode ajudar a prevenir o cancro, conforme se verificará em seguida.

3. Contém compostos naturais ligados à prevenção do cancro

Tendo em conta a sua capacidade de neutralizar substâncias cancerígenas e de impedir que as células cancerígenas cresçam e se espalhem, os vegetais crucíferos também favorecem a apoptose. Esta situação implica o processo de autodestruição que o corpo usa para matar as células disfuncionais.

4. Oferecem proteção ao coração

As doenças cardíacas continuam a ser a principal causa de morte em homens e mulheres nos Estados Unidos. Vegetais crucíferos, incluindo brócolos, protegem o coração, reduzindo os danos nas artérias que levam, muitas vezes, a problemas cardíacos, constituindo situações precursoras de um ataque cardíaco ou derrame.

5. Mantêm os ossos fortes

Os brócolos contêm vários nutrientes essenciais para a formação óssea e a prevenção da perda de densidade óssea. Incluem vitamina K, potássio, magnésio, fósforo e cálcio, além de cobre, ferro, zinco, vitaminas A e C e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes trabalham em sinergia para promover a massa e força óssea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here