Início Gastronomia Alimentação saudável: 5 benefícios do ovo

Alimentação saudável: 5 benefícios do ovo

Se forem consumidos de forma moderada e inserida numa dieta saudável, os ovos podem aportar diversos benefícios para o organismo.

0
ovo
Ovos

Embora não sejam muito falados como um exemplo disso, os ovos são provavelmente um dos mais fáceis superalimentos que podem marcar presença na nossa alimentação.

Na verdade estão carregados de nutrientes, o que representa um enorme benefício para quem os consome. Fique em seguida a conhecer os 5 principais benefícios que podemos tirar do seu consumo.

1. Altamente nutritivos

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos do planeta, contendo uma variedade de nutrientes muito importantes para a saúde. Em traços gerais, num ovo encontramos nutrientes fundamentais em quantidades significativas como vitamina A, vitamina B5, vitamina B12, vitamina B2, fósforo e selénio. Para além disso, os ovos também contêm vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, cálcio e zinco.

É o que se pode chamar de alimentos quase perfeitos, pois contém um pouco de praticamente todos os nutrientes de que necessitamos.

De salientar que se forem de origem biológica, ou enriquecidos em ómega 3, podem ainda ser melhores, pois apresentam também mais vitaminas A e E.

A ingestão de ovos permite ainda obter proteínas de alta qualidade. Um ovo de tamanho L pode apresentar até 6 gramas de proteína. Como estes nutrientes são os chamados de blocos de construção do corpo, a sua aquisição pode adquirir-se mais facilmente integrando frequentemente ovos na dieta. Deve destacar-se que a proteína nos ovos também pode ajudar na perda de peso e melhorar a força a nível ossos.

2. Promovem a saúde cerebral

Para um corpo saudável é decisivo ter um cérebro saudável. Alguns estudos mostram que as gorduras saudáveis encontradas nos ovos são realmente úteis para apoiar o bom funcionamento do cérebro.

Os ovos contêm nutrientes e minerais que aumentam o desempenho da atividade cerebral. Esses componentes também são necessários para o funcionamento ideal da memória, favorecem o metabolismo celular e auxiliam todo o sistema nervoso.

3. Aumentam os níveis de bom colesterol

Os ovos podem ajudar a reduzir o risco de problemas cardíacos, de que são exemplo doenças cardíacas e AVC’s. Esta situação justifica-se, pois podem aumentar os níveis de bom colesterol ou lipoproteína de alta densidade (HDL).

Cientificamente sabe-se que o HDL é bom para a saúde do coração. Apresentando até 212 mg de HDL, um único ovo pode fornecer mais de metade da recomendação diária de 300 mg de HDL.

4. Diminuem os níveis de stress e ansiedade

A existência de lacunas em algum dos 9 aminoácidos que podem ser encontrados na proteína do ovo, pode trazer efeitos a nível de saúde mental.

Estudos científicos descrevem a importância da lisina na dieta da população, admitindo que este aminoácido reduz significativamente os níveis de ansiedade e stress, pois implica igualmente efeitos ao nível da serotonina no sistema nervoso.

A lisina é um aminoácido essencial que o corpo não produz de maneira autónoma, podendo obter-se através da dieta. Os ovos são um dos principais alimentos ricos em lisina, pois pode apresentar mais de 455 miligramas deste componente por unidade.

5. Contribuem para a saúde ocular

Para esta situação, contribuir para a saúde ocular, existem dois antioxidantes particulares encontrados nos ovos, a luteína e zeaxantina. Estes elementos têm poderosos efeitos protetores nos olhos. Nos ovos podemos encontrá-los em particular ao nível da gema.

Os antioxidantes reduzem significativamente o risco de degeneração macular e de cataratas, que estão entre os principais problemas de visão, incluindo situações muito graves, em idosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here