De uma maneira geral sabemos que existem vários benefícios em comer arroz. Mas o que muitos de nós talvez não saibam é quais são exatamente esses benefícios. E, o mais incrível, é que se trata de um prato principal incrível e que pode ser consumido com praticamente qualquer coisa. Por esse motivo fique a conhecer 5 benefícios do arroz e aumente o seu consumo
E já agora, se tiver com falta de imaginação para encontrar formas diferentes de cozinhar este alimento, talvez goste de ver este artigo sobre 10 fáceis e deliciosas receitas com arroz.
1. Tem potencial anti-inflamatório e sem glúten
O arroz é um alimento óptimo para pessoas celíacas, pois não apresenta glúten. Pode afirmar.se mesmo que o arroz é o grão sem glúten mais popular a nível mundial. Assim, funciona como um anti-inflamatório natural para o corpo, o que é sempre um grande benefício.
Para pessoas com alguma sensibilidade ao glúten, o arroz pode ser facilmente adicionado à dieta sem se preocupar. Como não tem glúten, não haverá inflamação no intestino.
É muito importante procurar maneiras de reduzir a inflamação em todo o corpo, e é por isso que o arroz é um ótimo recurso para qualquer dieta.
2. Boa fonte de energia
O organismo depende de uma boa quantidade de hidratos de carbono que atuem como combustível. Quando os hidratos de carbono entram nos nossos sistemas, o corpo trabalha para transformar esses componentes em energia. Mas os hidratos de carbono saudáveis encontrados no arroz não são bons apenas para se transformarem em energia.
Ajudam a garantir o funcionamento adequado do cérebro, pois o cérebro utiliza essa fonte de energia.
Outros componentes encontrados no arroz são minerais, vitaminas e muito mais, que aumentam a atividade metabólica de todos os órgãos do corpo.
3. Auxilia a digestão
Para quem tem problemas digestivos, o arroz é um alimento muito interessante, pois regula o funcionamento deste sistema.
Uma dieta rica em fibras do arroz é essencial para reduzir a obstipação e regular o sistema digestivo. O arroz também funciona como um diurético natural, que ajuda a eliminar a água do organismo, aspeto benéfico para quem tem pressão alta.
Tal facto justifica-se porque ao eliminar a água do corpo a urina é produzida com mais frequência, o que ajuda a livrar o corpo do ácido úrico e até a perder peso.
4. Previne a obesidade
Um prato de arroz, que não contemple alimentos ricos em gordura adicionados é muito interessante para quem quer perder peso.
Como o arroz tem baixas quantidades de sódio, gordura e colesterol, é uma grande ajuda na redução da obesidade. É rico em nutrientes e não tem impactos negativos significativos na saúde de uma pessoa. Obviamente, os altos níveis de fibra também ajudam a reduzir a obesidade.
5. Pode ser usado para cuidados com a pele
O arroz funciona como um ótimo produto para o cuidado da pele.
Esta situação pode considerar-se tanto no que respeita ao uso de forma tópica como no próprio consumo. No que respeita a uma solução tópica o arroz em pó é a sugestão, pois pode aplicá-lo na pele. Esta solução é ótima para a pele inflamada, pois o pó ajudará a reduzir a inflamação.
Também é usado topicamente para curar outras doenças da pele. A água do arroz é outra maneira de usar o arroz como uma solução tópica para os cuidados com a pele, sendo usada para refrescar.
O arroz integral é usado com mais frequência devido aos seus compostos fenólicos. Estes compostos trabalham para reduzir qualquer vermelhidão e aliviar a irritação na pele. Acresce que por causa de todos os antioxidantes encontrados no arroz, este retarda o processo de envelhecimento, que pode afetar a pele e atrasa o aparecimento de rugas