Início Lifestyle Alimentação saudável: 5 benefícios das laranjas

Alimentação saudável: 5 benefícios das laranjas

São uma das frutas mais consumidas em Portugal e parte essencial de uma dieta saudável. Descubra as propriedades e benefícios das laranjas.

0
laranjas
Laranjas

A primeira situação que provavelmente surgirá na memória quando se pensa nos benefícios da laranja é o seu conteúdo em vitamina C. As frutas cítricas são uma fonte fantástica deste componente, mas as laranjas fornecem vários outros nutrientes protetores. Neste artigo serão apresentados cinco benefícios das laranjas, que não devem perder de vista.

1. São ricas em água

Uma laranja fornece em média meia chávena de água. Este componente é fundamental ao organismo humano tendo em conta a sua composição e metabolismo. No geral, os alimentos podem fornecer mais de 20% das necessidades de água do organismo, sendo as laranjas ainda mais importantes nesse contributo.

Neste sentido a laranja é essencial no que visa o consumo diário de líquidos suficientes e os efeitos que daí decorrem. Assim, pode destacar-se o seu contributo na ajuda para uma energia mental e física necessária à prática diária, na melhoria da circulação, na otimização da função dos órgãos e na maximização do metabolismo.

2. Fornecem fibra importantes para o sistema digestivo

Uma laranja média fornece aproximadamente três gramas de fibra. A fibra das laranjas suporta a função digestiva, ajuda a regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue, aumenta a sensação de saciedade e pode até contribuir para um sono saudável.

Sensivelmente dois dos três gramas de fibra numa laranja são fibras solúveis. Este tipo de fibra ajuda na redução do colesterol no sangue e afasta a gordura do perímetro abdominal.

Este dado é muito importante, pois o aumento de gordura abdominal está associado ao aumento da inflamação e a um maior risco de doenças crónicas. Nestas doenças inclui-se diabetes tipo 2, hipertensão arterial e alguns tipos de cancro.

3. Possuem elevada percentagem de vitamina C

Uma laranja contém muito mais de metade da dose diária recomendada de vitamina C. Este nutriente apoia a função imunológica e é também essencial no processo que conduz à produção de colagénio.

Para além disso, reduz a inflamação e aumenta a capacidade do corpo de usar gordura como fonte de energia, tanto em situação de exercício físico, como em situações de repouso.

Baixa quantidade de vitamina C no sangue é igualmente, e conforme se referiu, potenciadora do aumento das medidas de gordura corporal e abdominal.

4. Potenciam a absorção de ferro

Esta propriedade é especialmente importante para mulheres na pré-menopausa que perdem ferro durante a menstruação. No mesmo sentido, também é particularmente relevante para mulheres que seguem uma dieta baseada em plantas, uma vez que o ferro é menos facilmente absorvido de fontes vegetais.

A vitamina C assume também importância quando atua como um antioxidante que combate o envelhecimento e é necessária para a reparação do DNA e para a produção de serotonina. Este último componente ajuda a promover a felicidade e o sono.

5. Apresentam elevada quantidade de antioxidantes

Os antioxidantes flavonóides nas laranjas fornecem benefícios anti-inflamatórios, antivirais e antimicrobianos. No mesmo sentido, defendem o organismo contra o stress oxidativo, que é essencialmente um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do organismo combater os seus efeitos nocivos.

Os antioxidantes nas laranjas podem ainda proteger a saúde mental. De acordo com estudos científicos, uma maior ingestão de flavonóides pode estar associada a um menor risco de depressão, principalmente entre mulheres mais velhas. Uma maior ingestão de flavonóides também está ligada à prevenção de ganho de peso e à redução da gordura corporal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here