Início Gastronomia Alimentação saudável: 5 benefícios das avelãs

Alimentação saudável: 5 benefícios das avelãs

As avelãs fazem parte de uma dieta saudável, são saborosas podem ser utilizadas de diversas formas. Descubra os seus benefícios para a saúde.

1
avelãs
Avelãs

As avelãs são frutos deliciosos, mas são também surpreendentemente nutritivas. Tal como acontece com outros alimentos da família das nozes, as avelãs têm gordura insaturada e são extremamente ricas em proteínas e vitaminas.

Podem ser consumidas cruas, assadas, em pasta ou como óleo de cozinha, sendo extremamente populares em cremes de café e licores. Apresentam-se como um ótimo complemento para qualquer dieta, por isso fique a conhecer 5 benefícios do seu consumo.

1. Ajudam na perda de peso

As avelãs são um alimento saudável porque não contêm quantidades elevadas de colesterol ou sódio. Uma mão cheia de avelãs, contém 88 calorias, apresentado uma quantidade reduzida de açúcar.

Estes factos reforçam a importância destes frutos secos, pois sabe-se que dietas com baixo teor de açúcar aumentam o gasto de energia durante a manutenção da perda de peso e podem ser úteis para melhorar o tratamento da obesidade.

2. Apresentam elevado teor de gorduras saudáveis

As gorduras são uma parte importante de uma dieta equilibrada e ajudam o corpo a absorver nutrientes. As Diretrizes Dietéticas recomendam que 25 a 35% das calorias diárias sejam provenientes de gordura. Neste caso, as avelãs, sendo ricas em gorduras saudáveis assumem um papel de relevo.

Embora as avelãs contribuam com gordura saturada, elas são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas têm um efeito benéfico no coração, diminuindo os níveis de mau colesterol no sangue.

Os lípidos das avelãs são componentes importantes das membranas celulares e estão envolvidos na regulação da inflamação e na prevenção da hipertensão. Um lípido particular nas avelãs é o ácido oleico. O ácido oleico tem efeitos benéficos para a saúde e pode ter um papel positivo na redução dos níveis de colesterol e pressão arterial.

3. São ricas em fibra

As avelãs contêm fibra importante para incentivar os movimentos intestinais regulares. Esta situação nas avelãs traz muitos benefícios para a saúde do sistema digestivo.

A fibra pode ajudar a manter um peso saudável, criando uma sensação de saciedade. Para além disso, as fibras podem diminuir o risco de diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.

4. Auxiliam a saúde do coração

O manganésio é um mineral importante nas avelãs. Este elemento é conhecido por ter funções antioxidantes e é responsável pelo metabolismo normal de aminoácidos, gorduras e hidratos de carbono.

Possuem também alto teor de cobre, essencial para o funcionamento cardiovascular normal. Uma deficiência de cobre causa um aumento na pressão sanguínea e nos níveis de colesterol.

Estudos científicos provam que a ingestão conjunta de cobre e manganésio tem um efeito positivo na redução da pressão arterial. A este facto não é alheio o potencial das avelãs para diminuir o colesterol.

As propriedades antioxidantes e o teor de ácidos gordos monoinsaturados nas avelãs podem explicar o seu efeito positivo nos níveis de colesterol no sangue. Dietas enriquecidas com avelãs estão associadas a uma diminuição do LDL e do colesterol total.

Além disso, o alto teor de ácidos gordos, antioxidantes, fibras alimentares, potássio e magnésio nas avelãs pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Mais se pode acrescentar que o consumo destes frutos secos leva a uma redução significativa nos níveis de pressão arterial sistólica em pessoas isentas de diabetes tipo 2.

5. Favorecem o Sistema Nervoso

Os aminoácidos são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso. Para a funcionalidade dos aminoácidos a vitamina B6 é um nutriente essencial.

As avelãs são ricas nesses nutrientes. A vitamina B6 é ainda muito importante para a formação de mielina, responsável pelo isolamento dos nervos, o que aumenta a velocidade e eficiência dos impulsos eléctricos.

Isto contribui para o correto e competente funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B6 atua na síntese dos neurotransmissores serotonina, melatonina e adrenalina.

1 COMENTÁRIO

  1. “Além disso, o alto teor de ácidos gordos, antioxidantes, fibras alimentares, potássio e magnésio nas avelãs pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Mais se pode acrescentar que o consumo destes frutos secos leva a uma redução significativa nos níveis de pressão arterial sistólica em pessoas isentas de diabetes tipo 2.”

    Seria do interesse de muitos leitores, nao deixarem o tema dos diabeticos tipo 2 em aberto.
    Se há beneficios no consumo de avelas e estes sao salientados, tambem deveriam ser indicados os maleficios, aflorados pela rama mas, nao explicitados, para os diabeticos tipo 2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here