Início Lifestyle Alimentação saudável: 5 benefícios das amêndoas

Alimentação saudável: 5 benefícios das amêndoas

Fazem parte de uma dieta saudável e equilibrada e possuem propriedades nutritivas surpreendentes. Descubra 5 benefícios das amêndoas.

0
amêndoas
Amêndoas

As amêndoas podem trazer benefícios para quem está à procura de melhorar a força do cabelo ou a aparência da pele. Podem igualmente ser benéficas para uma digestão mais tranquila e são parte fundamental de uma dieta saudável e equilibrada. São de facto um excelente alimento a incluir no nossa rotina diária.

E se lhe faltam ideias sobre as melhores formas de consumir este fruto seco, pode espreitar estas fantásticas receitas de tarte de amêndoa. Fique a conhecer 5 benefícios das amêndoas.

1. Fortalecem o cabelo

As amêndoas contêm ácidos gordos insaturados e vitaminas que são absorvidas pelo corpo. Esses nutrientes penetram nos fios do cabelo e oferecem a força necessária à sua sustentabilidade. Vitaminas combinadas com ácidos gordos tornam o seu cabelo muito mais macio.

Estes alimentos são ricos em minerais como o magnésio, que ajuda o cabelo a ganhar força. A deficiência de magnésio geralmente leva à queda de cabelo. Portanto, comer amêndoas promove o crescimento e reduz a queda de cabelo.

2. Boas para a pele

Sabemos que gorduras boas apoiam a saúde da pele, mas as amêndoas podem realmente ajudar a inverter o relógio quando se trata do envelhecimento da pele.

Estudos científicos mostraram que mulheres saudáveis na pós-menopausa, se divididas em dois grupos, sujeitos a ingestão distinta de amêndoas em quantidade apresentam resultados diferentes ao nível da sua pele.

Durante 16 semanas, um grupo conseguiu 20% das suas calorias diárias através de amêndoas. O outro grupo consumiu a mesma percentagem de calorias, mas sem ingestão de amêndoas.

Um sistema de fotografia facial e análise de imagem foi utilizado para avaliar a largura e a gravidade das rugas no início do estudo e, posteriormente, nomeadamente oito e dezasseis semanas depois.

Os pesquisadores descobriram que o grupo que ingeriu as amêndoas tinha diminuído significativamente o tamanho das rugas em comparação com os que não comiam amêndoas.

3. Garantem a saúde do sistema digestivo

A pele das amêndoas contém compostos probióticos que sustentam a saúde do sistema digestivo. O sistema digestivo possui várias bactérias benéficas que ajudam a digerir os alimentos e transformá-los em elementos nutricionais. Sem as bactérias, o sistema digestivo pode maximizar vários problemas e pode desenvolver uma grande variedade de doenças.

As amêndoas evitam isso, pois melhoram o número de boas bactérias no sistema, prevenindo doenças e deficiências nutricionais.

Estudos sobre este assunto mostram que as amêndoas e a sua pele promovem e melhoram os benefícios para a saúde das bactérias intestinais devido ao seu conteúdo em probióticos.

4. Ricas em antioxidantes

As amêndoas são uma fonte vital de antioxidantes. Grande parte desses antioxidantes está concentrada na pele das amêndoas. Estudos científicos mostraram que o consumo de amêndoas diminui o stress oxidativo, tanto em homens, como em mulheres.

O stress oxidativo é um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do organismo de combater os seus efeitos nocivos. Os cientistas acreditam que os antioxidantes nas amêndoas são responsáveis pelo impacto protetor.

5. Mantém o coração saudável

As amêndoas protegem o coração de várias maneiras. Assim, reduzem a pressão arterial e melhoram a função vascular, o que significa que ajudam os vasos sanguíneos a relaxar e a reduzir a respetiva rigidez.

Em alguns estudos científicos ficou comprovado que pessoas com elevado teor de colesterol conseguem reduzir esse valor através da ingestão regular de amêndoas.

Ou seja, as amêndoas levam a uma redução dos níveis de LDL, o chamado mau colesterol, e contribuem para a manutenção dos níveis adequados de HDL. As amêndoas proporcionam ainda a redução da gordura acumulada na barriga e nas pernas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here