Início Gastronomia Alimentação saudável: 5 benefícios da cenoura

Alimentação saudável: 5 benefícios da cenoura

Diz a sabedoria popular que ajuda a fazer com que os olhos fiquem mais bonitos e talvez seja verdade. Descubra alguns dos benefícios da cenoura.

0
Cenoura
Cenoura

A cenoura é considerada desde a antiguidade como uma potente raiz medicinal. Por esse motivo sempre foi servida em vários pratos, destacando-se as sopas no caso das pessoas com alguma maleita.

Dos seus nutrientes destacam-se sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E e do complexo B, entre muitos outros. Além disso, diz a sabedoria popular que um dos principais benefícios da cenoura é tornar os olhos mais bonitos. Não se pode garantir que fiquem mais bonitos mas, pelo menos, ficarão mais saudáveis.

Fique a conhecer melhor 5 benefícios da cenoura, que vão fazer com que olhe para este alimento de maneira ainda mais interessada.

1. Melhora a visão

A ideia associada à cenoura relativa à melhoria da visão, faz mais sentido do que provavelmente pensa. De facto, a defesa efetuada pela cultura ocidental de que as cenouras são “boas para os olhos” é uma verdade.

As cenouras são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. A vitamina A é transformada na retina, em rodopsina, um pigmento púrpura necessário para a visão noturna.

Uma outra vantagem reside no betacaroteno, que protege contra a degeneração macular, doença da retina, e também contra a catarata senil.

Estudos científicos demonstraram que as pessoas que ingerem mais betacaroteno apresentaram risco 40 por cento menor de degeneração macular do que aquelas que consumiam pouco.

2. Promove a saúde da pele

As cenouras são ricas em carotenóides. Pesquisas sugerem que frutas e vegetais ricos nesses compostos podem oferecer benefícios fotoprotetores. Parecem também contribuir para a cor normal da pele humana.

Quanto ao betacaroteno, este elimina os radicais livres e protege os tecidos da pele. Este composto apresenta igualmente propriedades fotoprotetoras.

3. Previne a incidência de cancro

Estudos mostraram que as cenouras reduzem o risco de alguns tipos de cancro, nomeadamente nos casos do pulmão, mama e cólon. A investigação científica descobriu o falcarinol e o falcarindiol, que se julga apresentarem propriedades anticancerígenas.

O falcarinol é um pesticida natural produzido pela cenoura, que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das únicas fontes comuns deste composto.

4. Ajuda a perda de peso

A fibra do sumo de cenoura pode ajudar na perda de peso. Pesquisas recomendam ingestão adequada de fibras para perder excesso de peso, principalmente ao nível da zona abdominal.

Uma outra vantagem lógica do uso da cenoura reside no facto de ser pobre em calorias, já que por 100 gramas de cenoura existem em média 35 calorias.

5. Promove a saúde do coração

A ingestão de sumos de frutas e vegetais, em geral, pode reduzir o risco de doença cardíaca. Beber diariamente sumo de cenoura reduz significativamente a degradação oxidativa dos lipídios, o que se traduz na diminuição do risco de doença cardiovascular.

O sumo de cenoura e outros sumos em geral contém polifenóis. Estes são outros componentes bioativos do sumo que ajudam a regular os níveis de pressão arterial.

Outros estudos mostram que o betacaroteno isolado e o sumo de cenoura roxa reverteram a disfunção endotelial, associada ao mau funcionamento das células dos vasos sanguíneos. Este efeito também foi associado às antocianinas presentes no sumo.

O sumo de cenoura pode reduzir igualmente os níveis de colesterol, através da redução da digestão e absorção de gorduras.

Xarope de cenoura: receita e benefícios

O xarope de cenoura é um dos remédios caseiros mais eficazes para combater gripes e constipações. Além disso, tem o poder de aliviar a tosse associada às dificuldades respiratórias causadas pelos resfriados. O elevado teor de vitamina C da cenoura ajuda ainda a reforçar o sistema imunitário e a prepará-lo para aguentar melhor o Inverno.

A melhor altura para consumir xarope de cenoura é de manhã ou após as refeições. A receita deste xarope inclui mel que não deve ser consumido por crianças com menos de 1 anos por causa do risco de causar botulismo. Pode optar por retirar o mel e substituir por açúcar. Também não é aconselhado para quem sofre de diabetes por causa do seu alto teor de açúcar.

Misture uma cenoura ralada (ou cortada em fatias muito finas) com o sumo de meio limão. Cubra com 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de mel.

Deixe repousar ao ar livre durante algumas horas para que a cenoura liberte o seu sumo natural. Após algum tempo, a taça irá preencher-se com o sumo da cenoura. Tome 2 colheres por dia até que os sintomas melhorem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here