Início Gastronomia Alimentação saudável: 5 benefícios da aveia

Alimentação saudável: 5 benefícios da aveia

A aveia é um dos cereais mais saudáveis e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Descubra alguns benefícios da aveia e como consumi-la.

0
Aveia
Aveia

A aveia é um alimento versátil e muito saudável. É consumido diariamente por cada vez mais pessoas. Ideal para usar como ingrediente básico ou como complemento em qualquer tipo de receita, uma das melhores formas de consumir aveia é logo pela manhã.

Uma dieta saudável tem obrigatoriamente que incluir legumes, frutas e cereais. No campo dos cereais, a aveia é uma das melhores opções graças às muitas formas em que pode ser consumida.

Enquanto que grande parte dos cereais é consumido sob a forma de pão, como o trigo ou o centeio, a aveia oferece a possibilidade de ser consumida simplesmente com leite ao pequeno almoço ou ao lanche.

Mas se pretende utilizar este cereal também durante as refeições, existem muitas formas criativas de o fazer de forma a obter uma refeição saborosa e saudável. Descubra alguns benefícios da aveia.

Por que é que a aveia é tão saudável?

A aveia é caracterizada por ser rica em fibras e hidratos de carbono complexos que melhoram a absorção da glicose e têm um efeito saciante, entre outros benefícios.

Os hidratos de carbono complexos fornecem energia progressivamente e por mais tempo que do os simples. Também é rica em proteínas e as gorduras que contém são, na sua maioria, insaturadas, ou seja, contêm gorduras saudáveis.

Também contém um alto teor de fibras (9 g / 100 g) que, juntamente com os outros nutrientes que a compõem, podem ajudar a prevenir distúrbios como prisão de ventre, diabetes ou excesso de peso, além de ajudarem a reduzir o colesterol no sangue.

5 benefícios da aveia para a saúde

Se for consumida como parte de uma alimentação saudável e de uma dieta equilibrada, a aveia aporta diversos nutrientes e elementos que podem ajudar a melhorar a saúde e a prevenir algumas doenças.

1. Ajuda a diminuir o colesterol

Devido às características físico-químicas do beta-glucano, acredita-se que este cereal possa contribuir para diminuir os níveis de colesterol no sangue, bem como para controlar a glicemia pós-prandial (o aumento de açúcar no sangue após as refeições) e a resposta à insulina no plasma.

Vários estudos indicam que o consumo regular de 3 g / dia de beta-glucano, como parte de uma dieta com baixo conteúdo de gordura saturada e colesterol, pode contribuir para reduzir o risco de doença cardíaca coronária, conforme indicado por várias agências reguladoras, como a Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos.

2. É rica em antioxidantes

A aveia possui alguns polifenóis praticamente exclusivos deste cereal, conhecidos como avenantramidas. Graças a estes antioxidantes, a aveia é capaz de combater a oxidação celular e também interfere na regulação da pressão sanguínea. Também permite que os vasos sanguíneos se dilatem mais facilmente e possui ainda efeitos anti-inflamatórios.

3. Ajuda o sistema nervoso e os ossos

A sua concentração de vitaminas e minerais (como o cálcio) faz com que o consumo de aveia esteja relacionado com uma menor incidência de osteoporose.

Graças às vitaminas B que este alimento é também possível desenvolver, manter e equilibrar o funcionamento do sistema nervoso.

4. Regula os níveis de açúcar

Os beta-glucanos, solúveis em água, formam um gel durante a digestão que retarda o esvaziamento do estômago e a passagem de açúcares para o sangue. Isto faz com que este cereal ajude a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a resposta à insulina. A aveia é considerada especialmente útil em casos de diabetes tipo 2.

5. A aveia previne várias doenças

O consumo de aveia evita o hipotireoidismo, pois contém iodo, um mineral que faz com que a glândula tiróide funcione adequadamente. Além disso, as propriedades expectorantes e mucolíticas deste alimento melhoram os sintomas de tosse e bronquite.

Alguns estudos apontam ainda que a introdução precoce de aveia em crianças pode reduzir o risco de asma.

Formas criativas de consumir aveia

Doce ou salgada, a aveia é um excelente ingrediente que pode incorporar numa ampla variedade de receitas. A aveia é um cereal muito versátil que pode utilizar tanto em preparados doces como em em pratos salgados.

Serve, por exemplo, para revestir hambúrgueres ou formar uma crosta crocante num rolo de carne. Algumas das melhores alternativas para consumi-la são:

Juntamente com frutas frescas, o que permite aproveitar melhor os seus minerais e as suas vitaminas já que o ácido da fruta favorece a sua absorção pelo organismo.

Em doces saudáveis, como trufas de aveia e chocolate ou barras de aveia e amêndoa que podem substituir perfeitamente os doces comerciais.

Como substituto do pão ralado durante a preparação de hambúrgueres ou para panar carnes, peixes e vegetais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here