Início Lifestyle Alimentação saudável: 5 benefícios da abóbora

Alimentação saudável: 5 benefícios da abóbora

Faz parte de uma dieta saudável e de uma alimentação equilibrada e possui muitos benefícios para o organismo. Descubra 5 propriedades da abóbora.

0
Abóbora
abóbora

As abóboras são mais do que elementos que podem ser utilizados para festejar o Halloween. Estes frutos são um ingrediente fenomenal para óptimos pratos que podem resultar em iguarias deliciosas. Contudo, as abóboras têm também inúmeras vantagens para a saúde. Fique a conhecer cinco benefícios da abóbora.

1. Melhoram a aparência da pele

Comer abóbora pode ajudar a aparência da pele. Tornam-na mais jovem. O beta-caroteno ajuda a proteger dos raios ultravioleta que causam rugas, mas a polpa também é óptima para uma máscara facial totalmente natural. Esta pode esfoliar e ajudar a acalmar.

A abóbora contém também quantidades consideráveis das vitaminas C e E, bem como beta-caroteno, que desempenham um papel importante na saúde da nossa pele.

A vitamina C não é produzida naturalmente pelo corpo e por isso é importante que a obtenhamos na dieta todos os dias. Para além de tudo, desempenha um papel na formação do colagénio, ajudando a prevenir hematomas e na cicatrização de feridas.

A vitamina E é um excelente antioxidante e atua em conjunto com a vitamina C, auxiliando na proteção contra os danos do sol e evitando a desidratação da pele.

Por sua vez, a vitamina A, ou beta-caroteno, também está envolvida na proteção da pele contra os raios ultra violeta do sol o que a torna protetora em relação às queimaduras solares. Ressalva-se que o protetor solar é sempre um elemento decisivo.

2. Perda de peso

A abóbora é rica em fibras, o que retarda a digestão. Deste modo ingerir abóbora faz com que a sensação de saciedade dure por mais tempo. A quantidade de fibras que a abóbora apresenta é efectivamente apreciável. Pode, em doses aproximadas, superar as fibras que se conseguem com a ingestão de pão integral.

Vale referir que apesar de ser muito interessante para controlar a fome, a abóbora é um alimento que apresenta poucas calorias. O seu conteúdo é na maior parte água, o que acrescenta às qualidades já mencionadas a capacidade de hidratar.

3. Contribui para um boa capacidade visual

A coloração laranja brilhante da abóbora deriva da sua riqueza em betacaroteno. Este elemento é convertido em vitamina A no organismo. A vitamina A é assim essencial para a saúde ocular, ajudando a retina a absorver e processar a luz. Uma chávena de abóbora contém mais de duzentos por cento da dose diária recomendada de vitamina A. Desta forma a abóbora é uma excelente opção para a promoção da saúde ocular.

A abóbora contém ainda luteína e zeaxantina, dois poderosos antioxidantes que contribuem para a prevenção das cataratas e podem inclusive retardar o desenvolvimento da degeneração macular.

4. Melhora a Imunidade

A abóbora contribui para uma melhoria do sistema imunitário. A grande dose de vitamina A que a fruta fornece ajuda o corpo a combater vírus causadores de doenças infecciosas. O óleo de abóbora auxilia igualmente a combater várias infeções bacterianas e fúngicas.

No que toca à imunidade destaca-se ainda que a abóbora contém quase 20% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Esta substância é muito importante na recuperação contra constipações e outras patologias do sistema respiratório, ajudando a uma recuperação mais rápida.

5. Previne a ocorrência de problemas oncológicos

Embora não existam “superalimentos” na tarefa de prevenir contra o cancro e certos fatores de risco não estejam relacionados com a dieta, há evidências de que uma dieta saudável pode reduzir a incidência.

Há algumas particularidades que sugerem que as propriedades antioxidantes dos carotenóides, vitamina A e vitamina E protegem contra alguns tipos de cancro, nomeadamente cancro da mama. Assim, é importante referir que todos estes elementos são encontrados em quantidades apreciáveis na abóbora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here