Início Lifestyle Alimentação: 5 benefícios da cavala

Alimentação: 5 benefícios da cavala

É um dos peixes da moda e faz parte de uma dieta saudável e equilibrada. Descubra as propriedades e os benefícios do consumo de cavala.

0
Cavala
Cavala

É um peixe da moda. A Cavala é rica em ácidos gordos ómega 3 e contém uma riqueza de vitaminas e minerais essenciais. Este peixe oleoso é sem dúvida uma das opções de refeição mais saudáveis. E existem muitas maneiras de a cozinhar. Leia e conheça 5 benefícios da cavala.

1. Alto conteúdo em ómega-3

Existem poucos locais do mundo onde os respectivos cidadãos apresentam valores adequados destas gorduras essenciais. Excetuam-se as pessoas que vivem no leste da Ásia e na Escandinávia.

A melhor maneira de aumentar a ingestão de ómega 3 é consumir alguns peixes mais oleosos, ricos nessas gorduras essenciais.

A cavala oferece uma quantidade substancial de ómega 3. É particularmente importante porque a cavala oferece mais ómega 3 do que a maior parte dos peixes tidos como ricos nestes componentes. Acresce a isto que a cavala é um peixe cujo custo a torna extremamente acessível.

Os ácidos gordos ómega 3 apresentam uma ampla gama de benefícios para a saúde e possuem mecanismos anti-inflamatórios no organismo, ajudando a melhorar substancialmente a saúde cardiovascular.

2. Contém quantidades significativas de vitamina B12

Infelizmente, a deficiência de vitamina B12 afeta uma larga margem da população mundial. Esta vitamina é um dos nutrientes mais cruciais para a saúde, sendo que a sua deficiência pode causar anemia e também danificar o sistema nervoso.

Por esse motivo, é vital garantir uma ingestão suficiente desta vitamina, independentemente da preferência alimentar.

Felizmente, a cavala contém uma quantidade significativa dessa vitamina essencial, que desempenha também um papel importante na produção de DNA

3. Rica em proteínas

A cavala é uma excelente fonte de proteína na dieta. Esta característica assume ainda maior relevância pelo facto da cavala ser uma fonte completa de proteínas, ou seja, este peixe inclui quantidades suficientes de todos os aminoácidos essenciais.

Como a cavala é um peixe relativamente gordo, não oferece tanta proteína quanto as opções de peixe mais magras, como por exemplo o bacalhau. Ainda assim, não é de desprezar a sua riqueza nestes nutrientes.

4. Fonte de vitamina D

A deficiência de vitamina D é um problema significativo no mundo desenvolvido, principalmente em países com invernos longos e escuros.

Como a maioria de nós passa a maior parte do tempo dentro de casa, há poucas oportunidades de obter vitamina D através da exposição à luz solar natural.

Além da suplementação, alguns alimentos são naturalmente ricos em vitamina D, e a cavala é um deles.

Este nutriente tem inúmeros efeitos poderosos no organismo, sendo de destacar o seu potencial para ações que limitam o aparecimento de problemas oncológicos e anti-inflamatórios.

De um modo geral, podemos encontrar principalmente vitamina D em carnes oleosas de peixes e órgãos, e a cavala é uma das melhores fontes.

5. Melhora a Função cognitiva

Este parâmetro refere-se à apetência para executarmos de forma adequada atividades mentais e processar informações.

Embora grande parte de nossa capacidade cognitiva seja natural, vários alimentos e bebidas podem ter um efeito positivo (ou prejudicial) na capacidade de raciocínio. Do lado positivo, a cavala parece apoiar um estado mental saudável, e as evidências mostram que o peixe pode aumentar a função cognitiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here