Início História Afonso Henriques: o rei que afinal era filho de um pastor transmontano

Afonso Henriques: o rei que afinal era filho de um pastor transmontano

Pode a história de Portugal estar mal contada desde o início? Saiba os motivos que levam a crer que o Rei Afonso Henriques seria filho de um simples pastor.

37659
20
COMPARTILHE
afonso henriques
D. Afonso Henriques

Afonso Henriques: o rei que afinal era filho de um pastor transmontano

Quem era o verdadeiro pai de D. Afonso Henriques? É impossível saber ao certo, mas entre os historiadores aumentam cada vez mais as dúvidas que o nosso primeiro rei seria realmente filho do conde D. Henrique. Algumas teorias dizem que seria filho de Egas Moniz. Outra teoria, bastante curiosa, é a que diz que D. Afonso Henriques seria filho de um pastor transmontano. Descubra a história!

D. Afonso Henriques

A versão oficial contada nos livros de história seria que D. Afonso Henriques era filho do Conde D. Henrique mas que teria nascido muito fraco e com debilidades de saúde.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Conta-se que o seu aio, Egas Moniz, terá levado a criança de Guimarães para Chaves na tentativa de o curar nas águas termais daquela cidade transmontana. Naquele tempo a viagem entre Guimarães e Chaves demorava 3 semanas, por entre caminhos de terra e em carro de bois. Acontece que, o Infante D. Afonso Henriques, terá falecido no caminho. Ao chegar a Vila Pouca de Aguiar, Egas Moniz ter-se-à cruzado com um pastor com um filho com uma idade aproximada à de D. Afonso Henriques, mas muito mais saudável, com o vigor físico típico de um transmontano.

Chaves, onde Egas Moniz terá tratado o pequeno Rei
Chaves, onde Egas Moniz terá tratado o pequeno Rei

Egas Moniz terá comprado o filho ao pastor e levou-o para Chaves, onde, durante 4 anos, o educou e transformou num menino com educação típica da realeza. Conta-se que o substituto de D. Afonso Henriques era tão saudável fisicamente que aos 13 anos já media 1.80m, quando naquela época o normal era medir 1.60m na idade adulta.

Conde D. Henrique
Conde D. Henrique

Outra versão é que D. Afonso Henriques seria, na realidade, filho do próprio Egas Moniz, que terá sido pai na mesma altura do que o Conde D. Henrique. Fiel ao Conde, o aio Egas Moniz terá concordado em trocar o seu filho saudável pelo filho doente do Conde D. Henrique.

Egas Moniz
Egas Moniz

A história permanece um mistério, mas uma coisa é certa: com os conhecimentos médicos daquela altura, dificilmente um menino nascido com as debilidades de D. Afonso Henriques teria crescido saudável até tornar-se no cavaleiro temível que se transformou no primeiro rei de Portugal.

Mais artigos

Os piores comentários dos turistas sobre Portugal

  Portugal está na moda. Os turistas invadiram as nossas cidades e estão por todo o lado. Mas será que saem de Portugal sempre satisfeitos?...

Mais recentes

REDES SOCIAIS

161,233FãsCurtir
260SeguidoresSeguir
704SeguidoresSeguir

20 COMENTÁRIOS

  1. […] tantas marcas da sua presença que algumas ainda perduram até aos nossos dias. No reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada aos Mouros pela primeira vez. Posteriormente foi […]

  2. […] em 1136 (João Rhânia, senhorio das Terras de Loriga durante cerca de duas décadas, no reinado de D. Afonso Henriques), 1249 (D. Afonso III), 1474 (D. Afonso V) e 1514 (D. Manuel I). Apoiou os Miguelistas contra os […]

    • D.Afonso Henriques ser filho de um pastor transmontano como dizem aqui é uma aberração histórica que demonstra a ignorância extrema de quem o afirma. Estamos numa Época Feudal e o Egas Moniz que pertencia à Nobreza e era responsável pelo menino , NUNCA o faria. Trocar por um dos seus filhos já é outra coisa totalmente diferente e que até explica muitos episódios da História de Portugal.

      • Paulo Coelho!!! Pode, com certeza absoluta, que o que se refere aqui (D. Af. Henr. ser filho de um pastor transmontano é «um aberração absoluta»? e que essa afirmação demonstra a «iognorância extrema de quem o afirma»?
        Então explique: Qual a sua opinião sobre o assunto?
        Para afirmar tal “aberração” deve ter a certeza da sua opinião e, como tal, terá como comprová-la! Faça o favor de o fazer de modo a que fiquemos todos esclarecidos e mais ricos em história de Portugal!

  3. Muito interessante. Por favor qual a fonte desta informação?
    Também já ouvi uma versão de que D. Afonso Henriques terá sido criado por Soeiro Mendes.

    Obrigado e cumpts,

    João Ribeiro

  4. Isto é uma mentira estúpida. Do tipo da do Cristovão Colombo ter casado com uma dama da alta Nobreza Portuguesa, mas um bocado mais estúpido ainda.

    • Noto que, nos seus comentários, o amigo Paulo Coelho gosta de usar palavras… não diria ofensivas, mas um tanto “fortes” e, porque não, abusivas para com quem não conhece de lado nenhum! Julgo que TODOS devemos respeitar a opinião de cada um INDEPENDENTEMENTE de termos ou não razão ou estarmos certos! Errar, qualquer um pode fazê-lo! Agora, achincalhar quem erra é de uma atitude que, afinal, demonstra ser mais baixo do que aqueles que erram!

  5. Filho do Conde D Henrique, de Egas Moniz ou de um pastor transmontino, o fato é que nenhum outro poderia ter desempenhado melhor seu papel de patriarca da independência de Portugal e de ter consolidado as bases que garantiram a esta Nação o respeito e o reconhecimento de sua soberania sobre o território. A Dom Afonso Henriques, o nosso reconhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here