Início Gastronomia Açaí: benefícios, propriedades e contra-indicações

Açaí: benefícios, propriedades e contra-indicações

O Açaí é uma fruta típica do norte do Brasil mas que hoje é consumida em todo o mundo. Descubra os seus benefícios e as suas contra-indicações.

0
Açaí
Açaí

O açaí é fruto de uma palmeira (Euterpe oleracea) que cresce selvagem na selva do norte do Brasil, uma área húmida e chuvosa. Durante séculos, o açaí foi consumido apenas nesta região. No entanto, o seu consumo massificou-se e hoje é presença habitual nos hábitos diários de muitos brasileiros e também pode ser encontrado um pouco por todo o mundo.

No passado, o açaí era um ingrediente essencial na dieta aborígene e um remédio natural para problemas digestivos e doenças de pele. Por este motivo, ainda hoje muitas pessoas consideram que essa fruta tem propriedades maravilhosas para a saúde.

Características do Açaí

O tamanho do açaí varia de dez a catorze milímetros de diâmetro, é roxo escuro, quase preto e cresce em cachos. A polpa é a parte mais desejada, mas representa apenas 10% da baga. O seu sabor é doce, como o de uma mistura de framboesa e uva.

Valor nutricional

Como outras frutas, o açaí contém uma boa quantidade de água e fibras, que são um excelente suporte para a saúde digestiva. Também é possível encontrar suplementos feitos com esta fruta em pó.

Além disso, contém proteínas vegetais, ácidos gordos ómega 3, 6 e 9, vitais para as funções do organismo. Também contém antioxidantes (até trinta vezes mais do que as uvas); vitamina A e vitamina C (ideais para fortalecer o sistema imunitário, melhorar a saúde da pele e contribuir para a formação de glóbulos vermelhos); e vitamina B, que fornece mais energia.

Segundo a literatura científica, há quem considere que o açaí é uma das frutas com maior potencial antioxidante do mundo e, por este motivo, poderia combater com mais eficácia o envelhecimento celular.

Devido a todas estas propriedades e características, o seu consumo regular é recomendado para atletas de alto desempenho, pessoas que estão sob altos níveis de stress, que fumam ou que têm problemas cardíacos.

Para tirar o máximo proveito das propriedades desta fruta, ela deve ser produzida e cultivada da forma mais tradicional e orgânica possível pois, caso contrário, perde o seu valor nutricional.

Açaí
Açaí

O Açaí pode ser consumido na forma de suco, batido e até sorvete (gelado) combinados com vários ingredientes.

Propriedades do Açaí

O açaí é uma fonte de antioxidantes, antocianinas, que lhe conferem a cor característica (tal como nas uvas e nas amoras). Portanto, o seu consumo regular pode ajudar a manter a saúde de todo o corpo e também a prevenir o envelhecimento precoce.

É portanto evidente que o açaí é considerado uma fruta que possui principalmente propriedades antioxidantes. Também lhe foram atribuídas propriedades energizantes, mas para validar esta afirmação do ponto de vista científico é necessário colectar e analisar mais evidências.

Como os povos indígenas usavam esse alimento como estimulante para aumentar a libido, esta fruta também é considerada como tendo propriedades afrodisíacas. De facto, em algumas áreas do Brasil, o açaí é conhecido como ‘viagra’ natural. No entanto, não existem artigos na literatura científica que apoiem ​​estas afirmações.

Devido ao seu conteúdo me fibra alimentar, fitoesteróis e gordura monoinsaturada, o açaí é considerado uma ‘superfruta’.

Principais benefícios do Açaí

Dentro de uma dieta saudável, o açaí é uma fruta que pode contribuir com:

  • Hidratação diária, pois contém uma elevada quantidade de água na sua composição.
  • Controlo do apetite, pois contém fibra, o que ajuda a saciar o apetite e reduz a ansiedade de comer entre as refeições principais.
  • Perda de peso e boa digestão, devido ao seu teor em fibras e água.
  • Aumento de energia para realizar as diferentes actividades diárias, devido ao seu teor em frutose (um açúcar saudável), proteínas vegetais, hidratos de carbono e diversos nutrientes.
  • Por possuir fibra insolúvel, o açaí ajuda a prevenir a prisão de ventre. O consumo diário desta fruta pode ajudar a aliviar os sintomas de vários problemas intestinais.
  • Os seus ácidos gordos ómega 3 e 6 podem beneficiar a saúde do sistema nervoso e melhorar as funções cerebrais.

No entanto, são necessários mais ensaios clínicos para confirmar se as bagas de açaí têm estas propriedades e para esclarecer os mecanismos fisiológicos que são afectados pelo consumo desta fruta.

Contra-indicações do Açaí

Tratando-se de uma fruta muito rica em hidratos de carbono, o açaí pode contribuir para a acumulação de gordura no organismo em caso de consumo excessivo. Esta acumulação de gordura pode também favorecer, indirectamente, o aparecimento de diabetes.

Outra situação em que se deve evitar o consumo de açaí é em casos de caquexia. A caquexia caracteriza-se por uma inflamação crónica dos órgãos, perda de peso, falta de apetite, atrofia muscular e fadiga. Trata-se de uma doença pouco comum. O consumo desta fruta em pacientes com esta doença conduz a um aumento anormal de gordura no fígado, razão pelo qual deve ser evitado.

Último e valioso conselho

A base de uma boa saúde é uma dieta variada e equilibrada, juntamente com exercício físico regular. Por este motivo, mesmo que o açaí seja uma fruta nutritiva e benéfica, não deve confiar apenas no seu consumo para ter uma boa saúde.

A saúde é o nosso bem mais precioso e deve ser estimada todos os dias. Faça várias refeições por dia, coma muita fruta, vegetais e cereais, beba muita água e pratique exercício físico. Além disso, deve consultar regularmente o seu médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here