Início Notícias A ponte internacional mais pequena do mundo fica em Portugal

A ponte internacional mais pequena do mundo fica em Portugal

Fica no Alentejo e é a ponte internacional mais pequena do mundo. Não deslumbra pela sua exuberância mas tem muitas histórias para contar.

7517
2
Ponte Internacional mais pequena do mundo

A ponte internacional mais pequena do mundo fica em Portugal

Sabe onde fica a ponte internacional mais pequena do mundo? Em plena raia alentejana, onde as gentes de Portugal se confundem com as gentes de Espanha, seja nas suas tradições, costumes e forma de estar na vida, existe uma aldeia dividida ao meio entre os dois países.

Ponte Internacional mais pequena do mundo

A ponte internacional mais pequena do mundo, com apenas seis metros de comprimento, atravessa a fronteira entre Portugal e Espanha ligando as pequenas povoações de El Marco, no município espanhol de La Codosera, e Várzea Grande, na freguesia de Esperança, concelho português de Arronches.

Apesar de ser uma ponte pedonal, a infraestrutura feita em madeira, com 1,95 metros de largura, e construída há cerca de nove anos com recurso a fundos comunitários, também costuma ser utilizada por veículos motorizados de duas rodas.

Ponte Internacional mais pequena do mundo

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Junta de Freguesia da Esperança, Diamantino Ribeiro, contou que antes da construção da pequena ponte, a ligação entre a povoação de El Marco e Várzea Grande era efectuada através de um “pontão improvisado” que quando chovia muito era arrastado pelas águas da ribeira do Abrilongo.

Ponte Internacional mais pequena do mundo

A ponte internacional que Liga El Marco a Várzea Grande tem menos quatro metros do que uma outra ponte internacional que atravessa a fronteira entre o Canadá e os EUA, e que é erradamente mencionada em alguns sites na internet como sendo a mais pequena do mundo.

A infraestrutura liga dois ilhéus do Rio Saint Lawrence pertencendo o pedaço de terra da direita ao estado de Nova Iorque e o da esquerda ao Ontário.

Mais artigos

A paradisíaca aldeia portuguesa onde apenas vive uma pessoa

  Percorrem-se uns largos quilómetros de estrada sem avistar qualquer povoação até se chegar a Val de Poldros, a 1200 metros de altitude, com uma...

Mais recentes

Os 25 melhores locais para visitar na Alemanha

A Alemanha é um país que sempre despertou a imaginação dos turistas mais curiosos. O povo alemão é visto como frio, conservador e metódico...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

2 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Guedes, somos ambos admiradores da língua de Camões. Mas fiquei em dúvida sobre a forma “mais pequena”, comum em castelhano, mas, penso eu, incorreta em português. Esta forma é usual em Portugal? Obrigado

  2. Recordo-me bem de atravessar esse mesmo ribeiro sobre uma porta deitada ligando as margens a improvisar de ponte. No outro lado aguardavam os caramelos pagos em escudos e com troco em pesetas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here