VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

A origem dos transmontanos

VxMag by VxMag
Mai 3, 2019
in História
0
Rio Sabor

Rio Sabor

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Fev 21, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Quem foram os primeiros Transmontanos? Muito antes das invasões romanas , por volta de 218 a.c, sabe-se que já habitavam na Península Ibérica os povos Ibéricos. Para melhor entender a origem Transmontana, vamos iniciar uma viagem ao passado, até à pré-historia da península ibérica.

Primavera em Foz Côa - guizel
Primavera em Foz Côa – guizel

Segundo os investigadores, a chegada dos primeiros hominídeos, à Península Ibérica, foi à cerca de 1,2 milhões de anos e que se prolongou até às guerras púnicas, e pensa-se também que os primeiros que a habitaram foram os povos autóctones conhecidos como ibérios.

A origem dos Transmontanos
Ibéria 200 anos A.C

Varias teorias, relatam que, teriam sido eles  os criadores da grande cultura megalítica que teve início em Portugal e outra seria que, os Iberos seriam de origem caucasiana, e teriam construído oppida muito semelhantes às mesmas construções encontradas na Escócia.

Seria então, na idade do ferro, por volta de 1200 a.c, que se deu a expansão das tribos Indo-Europeus, de origem celta, cujo falariam a língua proto-indo-europeia. Essa língua, pelo que se sabe, teve origem próxima, do Mar negro, no oriente.

Douro - Susana Soares
Douro – Susana Soares

Nesse período de expansão, foi o prelúdio dos Celtibéricos, oriundos da região do Douro, Tejo e Guadiana,  resultado das tribos migrantes dos celtas da Lusitânia, que foram todo o berço da Península.

A origem dos Transmontanos
Galécia

Os Galaicos também conhecidos por Calaicos sofreram a pesada derrota do Décimo Júnio Bruto por volta de 137 a.c.

Foi nesse período que  nasceu a Galécia “Gallaeccia”, ver imagem, essa que foi dividida administrativamente, pelo imperador romano Diocleciano, em 3 conventi:

  • Convento asturiense, capital Asturica Augusta;
  • Convento lucense, capital Lucus Augusti;
  • Convento bracarense, capital Bracara Augusta;

Em 406 d.c, os Alanos, Suevos e Vândalos chegaram à Hispânia, período das migrações bárbaras. Nesse ciclo os Suevos mais os Búrios foram empurrados pelos Alanos para noroeste.

Chaves
Chaves
Por volta de 409 d.c, os suevos, encabeçados pelo rei Hermerico, pactuaram um foedus, com Honório levando a Galécia, antiga província romana, e dando origem ao  Reino da Galiza. Reino esse, que se estendeu até Coimbra, que iria também, englobar toda a região do norte de Portugal, incluindo toda a Zona do Nordeste Transmontana e a actual Galiza em Espanha.

A origem dos Transmontanos

Como poderemos ver, com apoio aos mapas (imagens), o Distrito de Trás-os-Montes e Alto Douro foi palco de transformações e divida por tribos, invasões romanas, migrações bárbaras e que somente no inicio do  condado Portucalense, pertencente ao Reino da Galiza, deu o nascimento do reino de Portugal, que por sua vez  iria dar origem à Região Transmontana.

Douro - Luís Gomes
Douro – Luís Gomes

Só por volta de do século XVI,  Trás-os-Montes iria ser reconhecida como Região. A partir do século XVII, a região passou a ser dividida em comarcas, cada uma com o seu corregedor. A região passou, então, a ser apenas uma unidade estatística e uma região militar comandada por um governador das armas. No início do século XIX, Trás-os-Montes incluía as comarcas de Bragança, Miranda, Moncorvo, Vila Real.

A origem dos Transmontanos

A região de Trás-os-Montes manteve-se na divisão administrativa de 1832. Nessa altura passou a dispor de um prefeito — magistrado que representava o governo central — e de uma junta geral de província — órgão autárquico, eleito localmente. A região passou a estar dividida nas comarcas de Bragança, Chaves, Moncorvo e Vila Real.

Chaves
Chaves

As comarcas, que não eram sede de região, dispunham, cada uma de um sub-prefeito, que representava o prefeito. Pela reforma administrativa de 1835, Portugal foi dividido em distritos.

A divisão, em regiões, manteve-se, mas estas passaram a ser meros agrupamentos de distritos para fins estatísticos e de referência regional, sem órgãos próprios. A Região de Trás-os-Montes passou a agrupar os distritos de Bragança e de Vila Real.

Vale da Vilariça
Vale da Vilariça

A região, agora com a designação de Trás-os-Montes e Alto Douro e englobando alguns concelhos na margem esquerda do Douro, foi reinstituída pela reforma administrativa de 1936, em conformidade com a Constituição de 1933 (Estado Novo).

Arribas do Douro - Rui Videira
Arribas do Douro – Rui Videira

As novas regiões, foram criadas, com base num estudo geográfico que identificava 13 “regiões naturais” no território de Portugal Continental. A região natural de Trás-os-Montes e a região natural do Alto Douro, foram agrupadas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Tags: Trás-os-Montes
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

casa mais antiga de Lisboa
Viagens

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

by VxMag
Mar 20, 2023
0

O terramoto de 1755 foi incrivelmente devastador, e é considerado como um dos mais violentos da história da humanidade, tendo...

Read more
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023
Praia da Ursa

Praia da Ursa: um dos recantos mais belos de Sintra

Mar 19, 2023
eslovénia

10 dos lagos mais bonitos do mundo

Mar 19, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine