Sabe qual é a origem do apelido mais comum em Portugal e no Brasil? A origem dos “Silvas” é controversa, mas tudo indica que o sobrenome surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas – silva, em latim, é “selva”.
Muitos desses habitantes refugiaram-se do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). Isso significa que o apelido Silva não tem origem numa única família mas sim em vários indivíduos que na época do domínio romano se refugiavam nas florestas.
A primeira linhagem que adoptou o nome Silva como apelido tem uma origem muito antiga e provém do príncipe dos Godos D. Alderedo, cujo filho, D. Guterre Alderete de Silva se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão e é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, no final do século X.
O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a espalhar-se pelo país e não parou mais.
Para isso, terá também contribuído o pormenor de muitos portugueses adoptarem esse apelido quando emigravam para o Brasil de forma a manter o anonimato e também devido ao facto de Silva ter sido um apelido atribuído com muita frequência aos escravos.
Os Silvas vão buscar as suas armas de brasão à casa dos reis de Leão e são compostas por um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura que se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o referido leão do escudo.
Gostaria de ver lugares e noticias de Castro Vicente,meus avós eram desse lugar,Obrigada.
Gostaria de ver a origem do “OLIVEIRA”, também muito comum e Portugal e Brasil.