Início Sociedade A curiosa origem do apelido mais comum em Portugal e no Brasil

A curiosa origem do apelido mais comum em Portugal e no Brasil

Trata-se do apelido mais comum em Portugal, no Brasil e ainda em muitas das restantes ex-colónias. Conheça a sua curiosa origem.

39704
2
COMPARTILHE

A curiosa origem do apelido mais comum em Portugal e no Brasil

A origem dos “Silvas” é controversa, mas tudo indica que o sobrenome surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas – silva, em latim, é “selva”.

Muitos desses habitantes refugiaram-se do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). Isso significa que o apelido Silva não tem origem numa única família mas sim em vários indivíduos que na época do domínio romano se refugiavam nas florestas.

A primeira linhagem que adoptou o nome Silva como apelido tem uma origem muito antiga e provém do príncipe dos Godos D. Alderedo, cujo filho, D. Guterre Alderete de Silva se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão e é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, no final do século X.

O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a espalhar-se pelo país e não parou mais. Para isso, terá também contribuído o pormenor de muitos portugueses adoptarem esse apelido quando emigravam para o Brasil de forma a manter o anonimato e também devido ao facto de Silva ter sido um apelido atribuído com muita frequência aos escravos.

Os Silvas vão buscar as suas armas de brasão à casa dos reis de Leão e são compostas por um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura que se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o referido leão do escudo. 

Mais artigos

Os piores comentários dos turistas sobre Portugal

  Portugal está na moda. Os turistas invadiram as nossas cidades e estão por todo o lado. Mas será que saem de Portugal sempre satisfeitos?...

Mais recentes

REDES SOCIAIS

161,233FãsCurtir
260SeguidoresSeguir
704SeguidoresSeguir

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here