Início História A cidade que foi capital do Brasil apenas um dia

A cidade que foi capital do Brasil apenas um dia

Em todo o mundo há histórias curiosas de políticos (alguns dedicam-se à comédia além da corrupção). Conheça a cidade que foi capital do Brasil apenas um dia.

6111
0
capital do Brasil
Mombaça

Conhece a história da cidade que foi capital do Brasil apenas um dia? Se os políticos pudessem ser classificados por um nome científico, certamente seriam da espécie mais excêntrica possível. É incrível a quantidade de bizarrices que eles conseguiram acumular ao longo dos anos. Já houve uma época na qual o Brasil era dividido entre a força política da vaca e a força política do café. Outrora, Jânio Quados renunciou à presidência do Brasil acreditando que o povo imploraria sua volta. Ledo engano.

Paes de Andrade
Paes de Andrade

No entanto, provavelmente o cúmulo do nonsense brasileiro foi conseguido por Paes de Andrade (guarde esse nome). Este político era, em 1989, presidente da Câmara dos Deputados. Segundo a Carta Magna deste país, na ausência do Presidente da República – na época, José Sarney – e do vice presidente, quem assume temporariamente o comando da nação é o Presidente da Câmara. E assim foi feito. Sarney viajou e quem assumiu a presidência do Brasil foi Paes de Andrade.

Mombaça
Mombaça

O que ninguém esperava é que Andrade transferisse a capital federal para Mombaça, sua cidade de natal. O caro leitor pode estar pensando: Mas… como transferir a capital? Isso não é ilegal? Na verdade, Paes de Andrade estava completamente dentro da lei – por mais estranho que isso pareça. É que há um artigo na Constituição que permite a transferência da capital federal de Brasília para qualquer outra cidade no país, por um período de sete dias. Por exemplo: Se há um congresso internacional sediado em Porto Velho, o presidente pode transferir a capital para lá, caso seja conveniente. Hoje já não faz tanto sentido, mas na época os meios de comunicação não eram tão eficientes.

Mombaça
Mombaça

Paes de Andrade embarcou em um avião Búfalo (que é capaz de pousar em qualquer tipo de pista, inclusive de terra), levando vários ministros e outros políticos e instaurou o centro administrativo do país, em Mombaça, Ceará . Mombaça é uma cidade de 44 mil habitantes e fica a quase 300 quilómetros da capital do estado, Fortaleza.

Mombaça
Mombaça

A visita do presidente em exercício ( e a mudança da capital) possibilitou que fosse assinada a ordem de serviço para a construção do açude Serafim Dias, tornando assim realidade, um sonho dos mombacenses, desde 1910. Essa obra, tornou viável o abastecimento da cidade, com água tratada, beneficiando hoje mais de 80% da população.

Açude de Mombaça
Açude de Mombaça

No entanto, houve um pouco de má sorte nesse episódio, pois no dia anterior à chegada da comitiva presidencial, houve uma grande ventania – incomum nesta região – que derrubou a torre de telecomunicações da TELECEARÁ, deixando Mombaça sem comunicações telefónicas com o resto do país por alguns dias. Com isso, os jornalistas que faziam a cobertura da visita presidencial tinham que, diariamente, se dirigirem a cidades circunvizinhas para transmitirem as notícias de, antes, durante e após esse evento. Esses deslocamentos e alguns inconvenientes com hospedagem – afinal, era muita gente – aborreceram alguns desses jornalistas que passaram a distorcer alguns fatos, causando nos leitores e telespectadores uma falsa impressão sobre a cidade e o motivo da visita, embora não fosse essa, fato incomum como deixaram transparecer, pois quase todos os presidentes interinos visitaram sua terra natal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here