Início Lifestyle 9 surpreendentes benefícios das sementes de chia

9 surpreendentes benefícios das sementes de chia

São um alimento cada vez mais na moda e repleto de nutrientes essenciais. Descubra os fantásticos benefícios das sementes de chia.

0
sementes de chia
Sementes de chia

As sementes de chia são um superalimento originário da América Central que, devido às suas propriedades nutricionais, se tornou popular em todo o mundo nos últimos anos.

Caracterizam-se pelo seu tamanho diminuto e cor escura, além de um sabor leve que faz lembrar as nozes e que combina facilmente com outros alimentos, facilitando a sua inclusão numa dieta saudável.

Durante décadas foram valorizadas graças do seu alto teor de nutrientes essenciais, destacando-se a sua contribuição de ácidos gordos ómega 3, fibras e proteínas alimentares.

Benefícios do consumo de sementes de chia

As sementes de chia também contêm antioxidantes e minerais essenciais que, após serem absorvidos, ajudam a combater os efeitos negativos causados ​​pelos radicais livres. De facto, estes ingredientes contribuem para optimizar o desempenho físico e mental, mantendo o corpo activo durante o dia.

Além disso, a sua capacidade saciante reduz a ansiedade em relação à comida, sendo uma opção perfeita para quem está a tentar perder peso. Descubra 9 benefícios do consumo de sementes de chia.

1. Ajudam a ganhar massa muscular

As sementes de chia contêm proteínas de alta qualidade que, adicionadas a uma dieta saudável e a uma alimentação equilibrada, contribuem para o ganho de massa muscular.

A sua ingestão habitual é um grande suporte para a formação e fortalecimento da massa corporal magra, principalmente quando apoiada por um plano de exercício físico regular. Este nutriente, aliado às suas fibras e minerais, melhora o processo de regeneração dos tecidos e reduz a tensão muscular.

2. Acalmam a dor nas articulações

Devido ao seu alto teor de ácidos gordos ómega 3 e antioxidantes, este alimento é um óptimo complemento para o tratamento de dores nas articulações. Estes compostos têm um efeito anti-inflamatório interessante no corpo que, combinado com outros bons hábitos de saúde, facilita o alívio deste tipo de dores.

3. Melhoram a digestão

A fibra alimentar que as sementes de chia contêm é útil para melhorar os processos digestivos, especialmente em pacientes com prisão de ventre e síndroma do intestino irritável. O seu consumo contribui para regenerar a flora bacteriana do cólon e, além disso, promove a desinflamação e a excreção.

4. Fortalecem os ossos

Os minerais essenciais que este alimento contém são um óptimo suporte para fortalecer os ossos e evitar o desgaste prematuro.

Duas colheres de sopa destas sementes (28 g) fornecem até 18% da quantidade diária recomendada de cálcio. Além disso, os seus antioxidantes minimizam os danos causados ​​pelos radicais livres e, portanto, evitam a deterioração associada à idade.

5. Ajudam a perder peso

Ao incorporar sementes de chia na sua alimentação diária pode obter benefícios interessantes em termos de perda de peso corporal. Isto acontece devido à sua contribuição significativa de fibras e antioxidantes que, quando absorvidos, prolongam a sensação de saciedade e aumentam o gasto de energia.

6. Previnem o envelhecimento prematuro

Os nutrientes essenciais que estão concentrados nestas pequenas sementes são úteis para minimizar os efeitos negativos do desgaste oxidativo das células.

Os seus teores de ómega 3 e vitamina E diminuem o risco de envelhecimento prematuro, tanto internamente quanto na pele. Também proporcionam protecção ideal contra danos causados ​​pela poluição e raios UV do sol.

7. Fornecem energia

As proteínas e gorduras saudáveis destas sementes são úteis para fornecer ao corpo uma porção extra de energia, especialmente quando se realiza actividades físicas de alto impacto.

8. Evitam a desidratação

Este alimento tem capacidade para absorver entre 10 e 12 vezes o seu peso em água e, portanto, é um excelente suporte para evitar a desidratação das células. Por outro lado, graças à sua contribuição de potássio e magnésio, ajuda a compensar os níveis de electrólitos no corpo, que tendem a desequilibrar-se com a perda excessiva de líquidos.

9. Protegem a saúde cardiovascular

Os ácidos gordos ómega 3 que as sementes de chia contêm são bons para proteger a saúde do sistema cardiovascular. Este tipo de gordura saudável tem um efeito positivo no controle dos níveis elevados de colesterol e de triglicerídeos. Assim, têm a capacidade de ajudar a evitar doenças como a arteriosclerose.

Também é útil para controlar a pressão sanguínea e as dificuldades circulatórias, o que é essencial para cuidar do coração.

As sementes de chia podem ser tomadas de várias formas: em batidos, sucos, pães, biscoitos, saladas, arroz, etc. A chave está na quantidade e na frequência com que são consumidas. Um punhado por dia pode ser suficiente para começar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here