Início Viagens 9 locais que parecem não ser em Portugal… mas são!

9 locais que parecem não ser em Portugal… mas são!

Todos sabemos que Portugal possui uma enorme variedade paisagens. Mas vale sempre a pena recordar: 9 locais que parecem não ser em Portugal... mas são!

4
Caldeirão do Corvo
Caldeirão do Corvo - http://joelsantos.net/

Portugal é considerado como sendo um dos países do mundo com maior diversidade paisagística em menos espaço. Não há muitos países no mundo que possuam, ao mesmo tempo, praias como as do Algarve, vulcões adormecidos como os dos Açores, planícies bucólicas como as do Alentejo, vales deslumbrantes como os do Douro, cascatas cristalinas como as dos Gerês… e assim poderíamos continuar, sempre mencionando exemplos fantásticos daquilo que se pode encontrar em Portugal. Um turista mais incauto poderia pensar estar noutro país. Descubra 9 locais que parecem não ser em Portugal… mas são!

 

1. Algar do Carvão (Açores)

Algar do Carvão
Algar do Carvão

O fenómeno vulcânico do Algar do Carvão situa-se no coração da maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, no interior da Caldeira Guilherme Moniz.

Algar do Carvão
Algar do Carvão

O Algar do Carvão situa-se no interior de um vulcão adormecido, constituído por um cone vulcânico com cerca de 90 metros de altura, contendo no seu interior também uma lindíssima lagoa de águas cristalinas e tranquilas a cerca de 100 metros de profundidade.

 

2. Caldeirão do Corvo (Açores)

Caldeirao do Corvo
Caldeirao do Corvo

A Ilha do Corvo, com uma área de 17 km quadrados (cerca de 6 km de comprimento e 4 km de largura), é a mais pequena ilha e também a que se situa mais a norte do arquipélago. Formada por um só vulcão, que esteve activo pela última vez há cerca de dois milhões de anos.

Caldeirao do Corvo
Caldeirao do Corvo

Com o seu diâmetro de cerca de 3,5 km, o Caldeirão, uma das mais imponentes crateras vulcânicas do arquipélago, domina o norte da ilha. Há muito extinta, a cratera atinge o seu ponto máximo no Morro dos Homens (718 metros), que é o ponto mais alto da ilha. As escarpadas paredes escondem a base da cratera numa profundidade de 300 metros.

 

3. Algar de Benagil (Lagoa)

Algar de Benagil
Algar de Benagil

O Algar de Benagil é uma formação geológica incrível, esta gruta marinha fica em Benagil no conselho de Lagoa – Algarve – Portugal e é acessível apenas por mar.

Algar de Benagil
Algar de Benagil

Esta é uma gruta impressionante com a particularidade te ter um buraco no topo e oculta uma praia no seu interior, é também conhecida por “Catedral”.

 

4. Vale das Buracas do Casmilo (Condeixa-a-Nova)

Vale das Buracas do Casmilo
Vale das Buracas do Casmilo

Nos principais maciços calcários portugueses, o processo de evolução cársica do relevo conduziu à formação de paisagens peculiares cujo valor patrimonial não oferece reservas.

Vale das Buracas do Casmilo
Vale das Buracas do Casmilo

O Maciço de Sicó — localizado entre os concelhos de Condeixa-a-Nova, Pombal e Alvaiázere — não constitui excepção e nele se inscrevem formações geológicas audazes, das quais o Vale das Buracas do Casmilo dá provas.

 

5. Foz d’Égua (Arganil)

Foz d'Égua
Foz d’Égua

A aldeia de Foz d’Égua pertence à freguesia do Piódão, na Serra do Açor. Em Foz d’Égua encontramos a confluência das ribeiras de Chãs com a do Piódão. Existe ali uma praia fluvial.

Foz d'Égua
Foz d’Égua

Foz d’Égua não é tão conhecida, mas bastava a beleza natural de ser o ponto de encontro das ribeiras de Chãs e do Piódão, com duas pontes de pedra, para merecer a visita.

 

6. Sistelo (Arcos de Valdevez)

Sistelo
Sistelo

Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.

Sistelo
Sistelo

O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo.

 

7. Vilarinho de Negrões (Montalegre)

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão encontra-se Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais pitorescas de toda a região, pelo seu casario ainda relativamente preservado e, acima de tudo, por se encontrar sobre uma estreita e bela península – um pedacinho de terra poupado à subida das águas.

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões é assim uma terra que se vê diariamente ao espelho e se distingue à distância pela sua perfeita simetria, uma espécie de Jardim do Éden português. Perto, situa-se a freguesia de Negrões, alma gémea, que possui um forno todo em granito.

 

8. Piódão (Arganil)

Piódão
Piódão

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor.

Piódão
Piódão

As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”. Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.

 

9. Ilhéu de Vila Franca (Açores)

Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Açores (Gonzalo Pasquier)

Pequeno paraíso dentro de um maior que é a ilha de São Miguel, o Ilhéu de Vila Franca do Campo proporciona um dia intenso a quem o visitar.

Ilhéu de Vila Franca
Ilhéu de Vila Franca

Situado em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, este local é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso, considerando uma das principais atracções turísticos da ilha de São Miguel, especialmente desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos.

4 COMENTÁRIOS

  1. Portugal é espetacular para qualquer região que se vá,cada uma com sua beleza própria.
    Vai viajar ?Faça um Stop over em Portugal…Garanto ,não vai arrepende se.

  2. Conheço alguns países, alguns muito bonitos, mas a verdade é que ainda não vi nenhum tão bonito como portugal. Precisamente pela diversidade que nos apresenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here