VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Sociedade

9 defeitos que todos os portugueses possuem (mas que ninguém admite)

VxMag by VxMag
Nov 5, 2019
in Sociedade
23
defeitos que todos os portugueses possuem
Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Rotundas de Portugal

15 das rotundas mais caricatas de Portugal

Dez 31, 2022
famosos descendentes de portugueses

26 celebridades internacionais que descendem de portugueses

Set 18, 2022
puro sangue lusitano

Puro Sangue Lusitano: um dos cavalos mais bonitos do mundo

Set 12, 2022
Daniela Ruah

10 judeus portugueses famosos (ou descendentes de judeus)

Set 3, 2022

Bem… quando dizemos todos, estamos a dizer a maioria, como é óbvio. Ter defeitos não é exclusivo de um único povo. Todos os povos têm as suas pequenas manias ou os seus grandes defeitos. Alguns são curiosos ou caricatos… outros são irritantes. Por favor, leia o artigo com humor e desportivismo! E acrescente aqueles que acha que faltam! 9 defeitos dos portugueses (mas que ninguém admite).

 

9. Temos sempre uma opinião sobre tudo e mais alguma coisa

Sim… sabemos mais de futebol do que o treinador, mais sobre educação do que o professor e mais do que medicina do que o médico. E para isto ajuda muito a TV portuguesa. Qualquer estação de TV tem um programa onde o telespectador pode ligar para dar a sua opinião. E sempre que há um jogo grande de futebol lá está a típica pergunta do “como é que viu este jogo”?

Fachada_de_azulejos_-_Lisboa (2)

 

8. Inveja, inveja e mais inveja…

Há um velho ditado que ilustra bem este sentimento: um americano vê alguém a passar de Ferrari e pensa “algum dia irei ser tão rico como ele”. Um português vê alguém a passar de Ferrari e pensa “Deus dá nozes a quem não tem dentes”.

Windows of the World - Lisbon, Portugal
Windows of the World – Lisbon, Portugal

 

7. Falar mal dos outros em vida, dizer maravilhas quando morrem

Vá-se lá perceber… mas parece que toda a gente em Portugal é um sacana enquanto é vivo mas transforma-se imediatamente num tipo porreiro quando morre. Se está vivo, é motivo de crítica por comprar um carro novo, por andar com a roupa suja, por ter a barba comprida, por não trabalhar, por não saber educar os filhos, por não valorizar os seus pais…. Tudo serve de crítica. Mas parece que, quando morre, o único que se tem a dizer sobre ele é “tinha um coração de ouro!”.

Lisboa
Lisboa

 

6. Somos todos bipolares

Sim, é uma realidade. Este país por vezes parece louco. Ora somos os maiores e vamos ganhar o europeu de futebol, ora somos os piores em qualquer ranking manhoso elaborado por um organismo qualquer. Vivemos em constante alternação entre a euforia e a tristeza. Aqui não há meio termo.

Lisboa
Lisboa

 

5. Adoramos saber o que os estrangeiros pensam sobre nós

Este é outro facto que não se percebe. Algum pobre Alemão faz um vídeo qualquer a falar mal de Portugal e é logo noticiado na TV. Uma miúda gira faz um vídeo a falar bem e também é notícia na TV. É um fenómeno difícil de explicar mas talvez tenha muito a ver com a nossa crónica falta de auto estima.

expressões populares lisboetas
Lisboa

 

4. Adoramos saber a nossa posição em todos os rankings

Há as positivas… Portugal é o sexto país mais bonito do mundo. Lisboa é a terceira cidade mais bonita da Europa. Óbidos é a vila mais bonita da Europa. A onda da Nazaré é a maior do mundo. A mortalidade infantil é a mais baixa do mundo. E há as negativas… Portugal em último lugar no ranking de coisas relativamente importantes e até em último lugar em coisas fúteis ou parvas, mas por mais parvas que sejam, gostamos sempre de saber.

poemas mais bonitos sobre Lisboa
Lisboa

 

3. Os políticos são todos corruptos mas todos metem uma cunha quando podem

Pois é… talvez por isso mesmo tenhamos os políticos que merecemos. São corruptos? E o que somos nós quando pedimos uma cunha ao amigo para um emprego para o filho? E o que somos nós quando fazemos algum esquema para pagar menos impostos?

Lisboa
Lisboa

 

2. Falar mal do seu próprio país mas não permitir que nenhum estrangeiro fale mal dele

Ora aqui está algo muito curioso. Parece que só nós, portugueses, temos direito a falar mal de Portugal. Quando a conversa resvala para esse tema (e resvala frequentemente) todos temos queixas a fazer. Mas se é um estrangeiro a fazê-lo, nasce dentro de nós uma espécie de revolta patrioteira e desatamos a defender o nosso cantinho com unhas e dentes. Curioso, não é?

Lisboa
Lisboa

 

1. Tendência para o fatalismo

Está tudo mal, corre sempre tudo mal, os serviços são sempre péssimos, a vida é sempre uma porcaria e o futuro só nos reserva a miséria. E no entanto, cá andamos há mais de 900 anos. Parece que o nosso país está sempre perto do apocalipse, mas curiosamente, persiste como o país mais antigo da Europa e um dos mais velhos do mundo.

Tags: portugueses
VxMag

VxMag

Comments 23

  1. Tanche says:
    6 anos ago

    Ja que sabem o significado dos nômes ! queiram por favôr vêr o nôme Coutinho ! muito obrigado.Muito interessante ésta forma de encontrar o significado.

    Responder
  2. José Escada Jr. says:
    6 anos ago

    Receio que nós, brasileiros, não só herdamos estes defeitos como ainda criamos outros tantos de nossa própria safra. Tal e qual os portuguesss, não só não os admitimos como ainda os cultivamos como qualidades.

    Responder
  3. Valdirene says:
    6 anos ago

    A parte de “não existiria Carnaval” eu gostei muito.

    Responder
  4. Nino says:
    6 anos ago

    Se pudesse adicionar mais um defeito aos portugueses, seria chorar por tudo e por nada, farto de assistir peças no telejornal de pessoas a chorarem por terem atropelado um boi, que o mau tempo acabou com as colheitas, que a chuva torencial entupiu a sanita, enfim… choram, lamentam e se queixam, ao passo que no Japão onde o sismo fez tamanho estrago que nós todos sabemos, o pessoal que ficou sem abrigo, alguns perderam a familia, continuam a viver corajosamente e fazendo filas para receber os bens de primeira necessidade que o governo estava distribuindo. Esse povo deu realmente uma lição para o mundo, creio que em muitos paises, o pessoal teria roubado e praticado pilhagem.

    Responder
    • Faraildes Carvalho says:
      6 anos ago

      Agora consigo entender meus familiares, os Souzas e os Carvalhos; realmente passam a vida reclamando, estagnados, roendo em mediocridades, incapazes de Atos Nobres que Deus nos Perdoe, nós nem deveriamos ter nascidos… que pena temos muito ainda para aprender!!!!!!

      Responder
  5. Lele says:
    6 anos ago

    Então nós brasileiros herdamos tudo isso dos portugueses

    Responder
    • Miguel says:
      6 anos ago

      Tudo? Mas no Brasil só existe descendentes de portugueses?
      Que eu saiba o povo Brasileiro descende de :
      Brasileiros ( nativos) , Portugueses, Italianos, Alemães, Espanhóis, Árabes, Polacos, Ucranianos, Libaneses, Estadunidenses brancos, Franceses, Holandeses, Lituanos, Judeus

      Católicos romanos 74,66% · Protestantes 15,16% · Sem religião 6,09% · Kardecismo 1,87% · Outros cristãos (inclui as Testemunhas de Jeová, Católicos brasileiros, Mormons e Ortodoxos) 1,19%.[14]
      Grupos minoritários incluem caucasianos que professam o budismo, judaísmo e islamismo.
      Grupos étnicos relacionados

      Responder
      • Gizela Moreno says:
        6 anos ago

        Mas parece que o jeito português de ser foi o que prevaleceu.

        Responder
      • Mario says:
        6 anos ago

        Não existe brasileiro nativo, que sandice é essa ?
        Brasileiros sempre foram filhos de portugueses ou seus mestiços com as milhares de tribos que aqui existiam e todos os brasileiros desde então, tem o sangue português no seu DNA.

        Responder
        • JM says:
          6 anos ago

          …nao esqueçam tambem o ódio!!!! os Portugueses são filhos de quem….

          Responder
          • António Teixeira de Castro says:
            5 anos ago

            Portugueses são filhos de Deus,descendentes de descobridores,tais como Pedro Álvares Cabral,”culpado” pela existência dos Brasileiros com seus defeitos e virtudes,como todos povos do planeta.Quanto ao ódio,talvez haja aí qualquer mal entendido ou pena de ter nascido.

        • FERNANDO DE CARVALHO says:
          3 anos ago

          TODOS ????? Tem milhóes sem uma gota de sangue português. Tem puros africanos, japoneses chineses, alemães,italianos,Israelitas e de muitas outras regiões do mundo.

          Responder
  6. João Eduardo says:
    4 anos ago

    Não consegui lês isto, é sobre os portugueses?

    Responder
  7. Mauricio says:
    4 anos ago

    A Europa e o velho continente. Com a menor taxa de natalidade do mundo a maior proporcao de idosos no mundo. Portugal tem estradas muito melhores do que no Brasil, carros igualmente mais baratos que o Brasil. Quem nao estiver satisfeito more na Italia, Franca ou Alemanha. Ou Austria um pais bem localizado com muitos museus , pracas e cafes.

    Responder
  8. Portuguese do it better says:
    4 anos ago

    Só lamento o esforço inglório do Luís Vaz de Camões que nadou só com 1 braço.
    Menos dificil reeducar 10 milhões que 190 milhões ( dos 200 apenas os remanescentes ligam o A ao B em Vera Cruz ).

    Responder
  9. maria das dores domiciano says:
    3 anos ago

    nao vejo nada de negativo nos potugueses. os que eu conheco sao muito educados respeitador e tao patriota quantos os brasileiros do bemmmmm…

    Responder
    • ANTONIO JOAO DOS SANTOS says:
      3 anos ago

      Sé[email protected]

      Responder
  10. Alex Soares says:
    3 anos ago

    A bulgaria é o país mais antigo da europa (formado a 681 DC). Portugal foi formado muito, muito mais tarde.

    Responder
    • Mag says:
      3 anos ago

      Em 1297 foram definidas as fronteiras no tratado de Alcanizes, tornando Portugal no mais antigo Estado-nação da Europa. AS suas fronteiras continentais não foram alteradas desde então. A Guerra Russo-Turca de 1877-78 resultou na formação do atual Terceiro Estado Búlgaro, as fronteiras da Bulgária sofreram alterações nos vários conflitos armados que ocorreram no território.

      Responder
  11. Gomez says:
    3 anos ago

    Deixando de lado as rivalidades, eu considero Portugal um país bonito. Um dia irei visitar o norte português, precisamente as regiões de Lisboa e do Porto. Sou fascinado pelas poesias de Fernando Pessoa e de Camões.

    Responder
  12. Rebelo, António José Rodrigues says:
    3 anos ago

    Sinceramente, sou português, mas não me identifico com nenhum dos defeitos apontados.

    Responder
    • Luis says:
      2 anos ago

      Eu sou luso-brasileiro, e me indentifiquei com a metade disso

      Responder
  13. Arnaldo says:
    3 anos ago

    Os Portugueses levam tudo ao pé da letra então são motivo de piadas
    Na
    Espanha as piadas são com os galegos (portugueses disfarçados de espanhóis ) pelo mesmo motivo
    Aliás o bom de ir pra Portugal é Que você cruza a fronteira e entra na Europa

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trilho Moinhos do Ave
Viagens

Trilho Moinhos do Ave: à descoberta da Cascata da Candosa no Norte de Portugal

by VxMag
Abr 1, 2023
0

Na Serra da Cabreira (Norte de Portugal), poderá encontrar a Cascata da Candosa, uma das mais belas quedas de água...

Read more
Trilho do Vinho do Porto

Trilho do Vinho do Porto: um dos percursos mais bonitos do Douro

Abr 1, 2023
Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023
Passadiços do Távora

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

Mar 30, 2023
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine