Início Sociedade 9 defeitos que todos os portugueses possuem (mas que ninguém admite)

9 defeitos que todos os portugueses possuem (mas que ninguém admite)

Ninguém gosta de admitir, mas todos temos defeitos. Descubra 9 defeitos que todos os portugueses possuem (mas que ninguém admite).

97207
11
COMPARTILHE
defeitos que todos os portugueses possuem

 

Bem… quando dizemos todos, estamos a dizer a maioria, como é óbvio. Ter defeitos não é exclusivo de um único povo. Todos os povos têm as suas pequenas manias ou os seus grandes defeitos. Alguns são curiosos ou caricatos… outros são irritantes. Por favor, leia o artigo com humor e desportivismo! E acrescente aqueles que acha que faltam! 9 defeitos dos portugueses (mas que ninguém admite).

 

9. Temos sempre uma opinião sobre tudo e mais alguma coisa

Sim… sabemos mais de futebol do que o treinador, mais sobre educação do que o professor e mais do que medicina do que o médico. E para isto ajuda muito a TV portuguesa. Qualquer estação de TV tem um programa onde o telespectador pode ligar para dar a sua opinião. E sempre que há um jogo grande de futebol lá está a típica pergunta do “como é que viu este jogo”?

Fachada_de_azulejos_-_Lisboa (2)

 

8. Inveja, inveja e mais inveja…

Há um velho ditado que ilustra bem este sentimento: um americano vê alguém a passar de Ferrari e pensa “algum dia irei ser tão rico como ele”. Um português vê alguém a passar de Ferrari e pensa “Deus dá nozes a quem não tem dentes”.

Windows of the World - Lisbon, Portugal
Windows of the World – Lisbon, Portugal

 

7. Falar mal dos outros em vida, dizer maravilhas quando morrem

Vá-se lá perceber… mas parece que toda a gente em Portugal é um sacana enquanto é vivo mas transforma-se imediatamente num tipo porreiro quando morre. Se está vivo, é motivo de crítica por comprar um carro novo, por andar com a roupa suja, por ter a barba comprida, por não trabalhar, por não saber educar os filhos, por não valorizar os seus pais…. Tudo serve de crítica. Mas parece que, quando morre, o único que se tem a dizer sobre ele é “tinha um coração de ouro!”.

Lisboa
Lisboa

 

6. Somos todos bipolares

Sim, é uma realidade. Este país por vezes parece louco. Ora somos os maiores e vamos ganhar o europeu de futebol, ora somos os piores em qualquer ranking manhoso elaborado por um organismo qualquer. Vivemos em constante alternação entre a euforia e a tristeza. Aqui não há meio termo.

Lisboa
Lisboa

 

5. Adoramos saber o que os estrangeiros pensam sobre nós

Este é outro facto que não se percebe. Algum pobre Alemão faz um vídeo qualquer a falar mal de Portugal e é logo noticiado na TV. Uma miúda gira faz um vídeo a falar bem e também é notícia na TV. É um fenómeno difícil de explicar mas talvez tenha muito a ver com a nossa crónica falta de auto estima.

expressões populares lisboetas
Lisboa

 

4. Adoramos saber a nossa posição em todos os rankings

Há as positivas… Portugal é o sexto país mais bonito do mundo. Lisboa é a terceira cidade mais bonita da Europa. Óbidos é a vila mais bonita da Europa. A onda da Nazaré é a maior do mundo. A mortalidade infantil é a mais baixa do mundo. E há as negativas… Portugal em último lugar no ranking de coisas relativamente importantes e até em último lugar em coisas fúteis ou parvas, mas por mais parvas que sejam, gostamos sempre de saber.

poemas mais bonitos sobre Lisboa
Lisboa

 

3. Os políticos são todos corruptos mas todos metem uma cunha quando podem

Pois é… talvez por isso mesmo tenhamos os políticos que merecemos. São corruptos? E o que somos nós quando pedimos uma cunha ao amigo para um emprego para o filho? E o que somos nós quando fazemos algum esquema para pagar menos impostos?

Lisboa
Lisboa

 

2. Falar mal do seu próprio país mas não permitir que nenhum estrangeiro fale mal dele

Ora aqui está algo muito curioso. Parece que só nós, portugueses, temos direito a falar mal de Portugal. Quando a conversa resvala para esse tema (e resvala frequentemente) todos temos queixas a fazer. Mas se é um estrangeiro a fazê-lo, nasce dentro de nós uma espécie de revolta patrioteira e desatamos a defender o nosso cantinho com unhas e dentes. Curioso, não é?

Lisboa
Lisboa

 

1. Tendência para o fatalismo

Está tudo mal, corre sempre tudo mal, os serviços são sempre péssimos, a vida é sempre uma porcaria e o futuro só nos reserva a miséria. E no entanto, cá andamos há mais de 900 anos. Parece que o nosso país está sempre perto do apocalipse, mas curiosamente, persiste como o país mais antigo da Europa e um dos mais velhos do mundo.

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Ja que sabem o significado dos nômes ! queiram por favôr vêr o nôme Coutinho ! muito obrigado.Muito interessante ésta forma de encontrar o significado.

  2. Receio que nós, brasileiros, não só herdamos estes defeitos como ainda criamos outros tantos de nossa própria safra. Tal e qual os portuguesss, não só não os admitimos como ainda os cultivamos como qualidades.

  3. Se pudesse adicionar mais um defeito aos portugueses, seria chorar por tudo e por nada, farto de assistir peças no telejornal de pessoas a chorarem por terem atropelado um boi, que o mau tempo acabou com as colheitas, que a chuva torencial entupiu a sanita, enfim… choram, lamentam e se queixam, ao passo que no Japão onde o sismo fez tamanho estrago que nós todos sabemos, o pessoal que ficou sem abrigo, alguns perderam a familia, continuam a viver corajosamente e fazendo filas para receber os bens de primeira necessidade que o governo estava distribuindo. Esse povo deu realmente uma lição para o mundo, creio que em muitos paises, o pessoal teria roubado e praticado pilhagem.

    • Agora consigo entender meus familiares, os Souzas e os Carvalhos; realmente passam a vida reclamando, estagnados, roendo em mediocridades, incapazes de Atos Nobres que Deus nos Perdoe, nós nem deveriamos ter nascidos… que pena temos muito ainda para aprender!!!!!!

    • Tudo? Mas no Brasil só existe descendentes de portugueses?
      Que eu saiba o povo Brasileiro descende de :
      Brasileiros ( nativos) , Portugueses, Italianos, Alemães, Espanhóis, Árabes, Polacos, Ucranianos, Libaneses, Estadunidenses brancos, Franceses, Holandeses, Lituanos, Judeus

      Católicos romanos 74,66% · Protestantes 15,16% · Sem religião 6,09% · Kardecismo 1,87% · Outros cristãos (inclui as Testemunhas de Jeová, Católicos brasileiros, Mormons e Ortodoxos) 1,19%.[14]
      Grupos minoritários incluem caucasianos que professam o budismo, judaísmo e islamismo.
      Grupos étnicos relacionados

      • Não existe brasileiro nativo, que sandice é essa ?
        Brasileiros sempre foram filhos de portugueses ou seus mestiços com as milhares de tribos que aqui existiam e todos os brasileiros desde então, tem o sangue português no seu DNA.

          • Portugueses são filhos de Deus,descendentes de descobridores,tais como Pedro Álvares Cabral,”culpado” pela existência dos Brasileiros com seus defeitos e virtudes,como todos povos do planeta.Quanto ao ódio,talvez haja aí qualquer mal entendido ou pena de ter nascido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here