Início Gastronomia 10 fantásticos benefícios do kiwi para a saúde

10 fantásticos benefícios do kiwi para a saúde

Trata-se de uma fruta originária da China, repleta de vitaminas e muito boa para a saúde e bem estar. Descubra 10 benefícios do Kiwi.

1531
0
Kiwi
Kiwi

Os kiwis são alimentos nativos da parte norte da China. São frutas pequenas, mas repletas de nutrientes com a vantagem de serem baixos em calorias. Algumas pesquisas indicam ainda a capacidade desta fruta para combater doenças cardíacas e diabetes. A fruta é uma parte crucial de uma dieta saudável e deve ser consumida várias vezes por dia, entre refeições importantes ou como sobremesa.

Além de ser extremamente extremamente nutritivo, este fruto é também muito benéfico para a saúde se for consumido de forma regular. Fique a conhecer melhor os benefícios deste alimento de enorme potencial.

 

1. Melhora a função pulmonar em pessoas com asma

O kiwi apresenta um elevado teor de vitamina C. Esta característica pode ajudar no tratamento da asma. Existem estudos, onde se comprovou que a ingestão de kiwis tem um efeito protetor em crianças com asma.

São também importantes para aumentar a imunidade. Está comprovado que podem reduzir a gravidade e a incidência de infeções do trato respiratório superior.

 

2. Promove uma digestão eficaz

A fibra nos kiwis ajuda a promover a digestão. Os kiwis também contêm potássio, um eletrólito importante no sistema digestivo.

Possuem componentes que promovem a digestão de proteínas alimentares. Este atributo dos kiwis apoia ainda mais o seu papel enquanto auxiliares digestivos.

 

3. Pode ajudar no tratamento do cancro

Estudos comprovam que os extratos de kiwis têm um potencial promissor contra cancros da cavidade bucal. Por outro lado, a vitamina C no kiwi combate os radicais livres. Um aumento destes radicais livres está associado ao risco de cancro.

A fibra do kiwi também ajuda a combater o cancro, mais especificamente os cancros do sistema digestivo.

 

4. Promove a saúde do coração

O kiwi é rico em potássio, um nutriente essencial para a saúde do coração. Estudos mostram que tal nutriente pode ter um efeito protetor contra doenças cardíacas. O consumo diário de uma quantidade adequada de potássio diminui o risco de morte por doença cardíaca em 49%.

A ingestão de dois a três kiwis por dia pode diminuir e regular a pressão arterial, pois atua sobre componentes plasmáticos, nomeadamente sobre os lípidos. Tal característica limita a possibilidade de ocorrência de problemas cardiovasculares.

 

5. Ajuda no tratamento da diabetes

A inclusão de kiwis melhora a resposta ao nível do metabolismo da glicose.

Pelo elevado teor em água a fruta é um complemento ideal para uma dieta em pessoas com diabetes. De destacar que 100 gramas da fruta contém apenas cerca de 5 gramas de glicose.

Em comparação com outras frutas o kiwi tem a vantagem de apresentar reduzida quantidade de açúcares. A fibra desta fruta ajuda ainda a regular os níveis de açúcar no sangue.

 

6. Combate a inflamação

Os kiwis contêm um péptido que combate as inflamações. Estudos comprovam que esse péptido combate particularmente a inflamação nos tecidos do cólon.

Contudo, ainda não existem dados sobre o potencial da fruta contra qualquer outra forma de inflamação, além da do intestino.

 

7. Ajuda na perda de peso

Os kiwis são baixos em calorias. No entanto, têm um conteúdo insignificante de gordura. Além disso, são ricos em fibras. Tudo isto torna-os um complemento ideal numa dieta de perda de peso.

 

8. Promove a saúde da visão

Os kiwis são ricos em vitamina C, um poderoso antioxidante. Este antioxidante mantém as células e os tecidos dos olhos saudáveis.

Os kiwis também são ótimas fontes de luteína, um poderoso antioxidante que melhora a saúde ocular. O benefício mais importante da luteína é a prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.

 

9. Promove a saúde do fígado

Foi encontrado um composto específico nos kiwis para tratar a doença hepática gordurosa não alcoólica. Assim, limita a possibilidade de acumulação de excesso de gordura no fígado.

A ingestão de kiwi facilita o controlo da doença hepática em situações de dietas ricas em gordura.

 

10. Limita a possibilidade de coagulação do sangue

Existem estudos que mostram que o extrato de kiwis contém componentes anticoagulantes potentes. Esta situação é altamente benéfica a nível de prevenção de derrames, ataques cardíacos e de outras condições associadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here