Trabalhar com prazos apertados e sob pressão constante pode representar um aumento de stress e ter consequências graves ao nível da saúde mental e física. No entanto, comer de forma saudável e incluindo certos alimentos na sua dieta diária pode ajudar a contrariar os efeitos dos deadlines curtos e da intensa agenda profissional e social. Descubra 9 alimentos que podem ajudar a diminuir o stress.
1. Vegetais

Apesar de ser tentador comer um hambúrguer com batatas fritas ou uma pizza em hora apertada de almoço, uma das melhores opções para um almoço com tempo contado são vegetais de cor verde. De acordo com os especialistas, legumes e frutas verdes ajudam a produzir dopamina, um químico que ajuda à sensação de calma.
2. Peito de frango

Os triptófanos, aminoácidos presentes na proteína do peru, ajudam a produzir serotonina, um químico que regula a fome e induz ao sentimento de bem-estar e felicidade. Outros alimentos com triptófanos são, por exemplo, as nozes, as sementes, lentilhas, aveia, feijões e ovos.
3. Papas de aveia

Além das características saciantes, as papas de aveia podem ser substitutos perfeitos – saudáveis e calmantes – de bolos, pastéis e outros doces. Os hidratos de carbono presentes na aveia podem, de acordo com estudos do MIT, ajudar o cérebro a produzir seratonina, uma substância associada também aos antidepressivos.
4. Iogurte

As substâncias probióticas presentes nos iogurtes reduzem a actividade cerebral em áreas associadas a emoções como o stress. Estes alimentos contêm ainda cálcio e proteínas que são sempre opções saudáveis para incluir na dieta.
5. Salmão

Os ácidos gordos presentes neste peixe têm propriedades anti-inflamatórias que podem condicionar os efeitos das hormonas de stress, acreditam os especialistas consultados. De acordo com um estudo efectuado em estudantes de Medicina norte-americanos, os que tomaram suplementos de Ómega-3 reduziram em 20% a sua ansiedade.
6. Mirtilos

Alimentos com antioxidantes e fitonutrientes como os frutos de baga ajudam a lutar a favor das defesas do organismo e aumentar a resposta do corpo ao stress. Estudos relacionados com o consumo de mirtilos indicam que aumentam a força de glóbulos brancos, peças fundamentais na imunidade.
7. Chocolate negro

Não estamos a falar de uma tablete inteira de chocolate mas está provado que o consumo moderado de chocolate negro pode ajudar a reduzir os níveis de stress. Os anti-oxidantes presentes no cacau ajudam a nivelar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Dê sempre preferência ao chocolate com mais de 70% de cacau.
8. Abacate

Pode comer fatia atrás de fatia deste fruto para diminuir a ansiedade e sem se preocupar com o facto de poder engordar. Este superalimento vai ajudá-lo a sentir-se saciado e satisfeito. Estudos recentes indicam que as pessoas que incluem abacate na refeição do almoço reduzem em 40% o desejo de comerem mais nas três horas seguintes à refeição.
9. Alho

Como muitas plantas, o alho é poderoso em antioxidantes. Este produto químico neutraliza os radicais livres (partículas que danificam as nossas células, causam doenças e incentivam o envelhecimento) e podem reduzir ou até mesmo ajudar a prevenir alguns dos danos que os radicais livres causam ao longo do tempo. Entre os compostos do alho é a alicina, que tem sido associada a cortar doenças cardíacas, cancro, e até mesmo o resfriado comum.