Custa-lhe a adormecer durante a noite? As insónias podem ser causadas pelo stress, pelas preocupações diárias, por depressões… mas também podem ser causadas por certos alimentos. Existem alimentos ricos em nutrientes que podem provocar dificuldades em adormecer. O café (e a sua famosa cafeína) é o mais famoso e o mais óbvio, mas existem mais.
Alguns destes alimentos são consumidos regularmente pelas pessoas. O simples acto de comer estes alimentos não significa que irá dormir pior. No entanto, podem ajudar a ter uma noite mais complicada. Descubra 9 alimentos com potencial para causar insónias.
1. Molho de tomate

Tem vitamina C, ferro, licopeno e antioxidantes que diminuem o risco de ataque cardíaco e cancro, mas que também – devido à sua acidez – podem aumentar o período de digestão e causar azia. Não o deve ingerir até três horas antes de dormir, de acordo com as recomendações da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos.
2. Couve-flor

Este vegetal, assim com os brócolos, contêm triptofano, um aminoácido que ajuda o corpo a produzir serotonina, a hormona do sono. No entanto, os vegetais crucíferos também estão carregados de fibras insolúveis, que atrasam a digestão. Isso impede-o de ter um sono calmo. Vai sentir-se inchado e enfartado durante mais tempo. Coma este tipo de vegetais várias horas antes de se deitar.
3. Enchidos

Os enchidos, conservas e alguns queijos envelhecidos contêm tiramina, um aminoácido que provoca a libertação de noradrenalina, um estimulante que nos faz estar mais alerta. Evite estes alimentos à noite.
4. Chocolate

Os amantes de chocolate têm beneficiado ultimamente de vários estudos que têm projectado os benefícios dos antioxidantes do cacau. Porém, o cacau também contém cafeína. Bastam dois quadrados de chocolate de cacau para o deixarem mais desperto. Quanto mais negro for o chocolate, mais cafeína tem.
5. Massas

Os alimentos como grão, massas, pão e batatas são muito ricos em carboidratos. O nosso organismo queima este tipo de alimentos rapidamente, de forma a fornecer-nos energia. Mas esta energia também é responsável por manter-nos despertos. O seu consumo antes de se deitar não é de forma alguma aconselhado.
6. Queijo

O leite até o pode ajudar a adormecer graças à triptofano que ajuda a regular os ciclos de sono. No entanto, alguns produtos lácteos, como os queijos, podem ser de difícil digestão para algumas pessoas e podem causar inchaço, gases e diarreia. O melhor é mesmo evitar o seu consumo à noite para garantir uma boa noite de sono.
7. Carne vermelha

As carnes vermelhas são mais gordas e isso pode dificultar – pelo menos atrasar – a digestão. Por outro lado, dietas altamente ricas em proteínas têm sido associadas a dificuldades no sono, nomeadamente à ocorrência de apneia do sono. Estas energizam o corpo, alterando o ritmo circadiano.
8. Comida picante

As comidas demasiado picantes, com pimenta ou outro tipo de molhos, podem irritar o estômago e intestinos, causando desconforto ou azia. Estar deitado pode agravar ainda mais estes sintomas e má-disposição. Portanto, evite alimentos picantes na hora do jantar.
9. Pizza

As hidrocarbonetos da pizza, aliados ao picante e à presença de enchidos, roubam-lhe muitos minutos de sono. O ideal é comer pizza ao almoço, evitando-a ao máximo à hora de jantar.