Os médicos e os investigadores não têm dúvidas. Muitos dos ingredientes que ingerimos diariamente podem vir a estar na origem de um acidente vascular cerebral. Existem várias medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de AVC, como a redução do consumo de sal, praticar exercício físico, não consumir álcool nem fumar.
No entanto, manter uma alimentação saudável é indispensável neste trabalho de prevenção do AVC, assim como das outras patologias que constituem fatores de risco para este problema.
Existem alguns alimentos que, devido às suas características nutricionais, irão ser excelentes aliados para a redução do risco de AVC.
1. Chocolate negro

Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, revelou que os homens são capazes de reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 17% simplesmente por consumir uma barra de chocolate por semana.
2. Laranja

Esta saborosa, omnipresente e versátil fruta contém flavonoides que reduzem o risco de acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Escola de Medicina de Harvard, Estados Unidos.
3. Nozes

Alimentos ricos em magnésio, como feijão, nozes, folhas verdes e cereais integrais estão relacionados a um menor risco de acidente vascular cerebral isquémico. Os resultados, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, mostraram que, para cada 100 miligramas de magnésio consumidos a cada dia, o risco de acidente vascular cerebral diminui 9%.
4. Tomate

Investigadores da Universidade da Finlândia, em Kuopio, descobriram que os homens com níveis mais elevados de licopeno foram menos propensos a ter um acidente vascular cerebral. O licopeno é um antioxidante natural encontrado em frutas e legumes vermelhos, como tomates, melancias e goiabas.
5. Salmão

Cientistas descobriram que as pessoas que comem peixe algumas vezes por semana têm menos probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que não o fazem, de acordo com 15 estudos realizados nos Estados Unidos, Europa, Japão e China. Alguns peixes contêm Ómega 3, um ácido gordo essencial na diminuição do colesterol mau (LDL).
6. Maçãs

Um estudo publicado no Stroke: Journal of the American Heart Association, realizado por cientistas alemães, informa que comer diariamente maçãs, pêras e outras frutas e vegetais de polpa branca, como bananas, couve-flor e pepinos, pode reduzir o risco de AVC em 52%.
7. Iogurte

Um recente estudo sueco descobriu que as pessoas que consumem leite desnatado, iogurte e queijo com baixo teor de gordura têm um risco mais baixo de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que comem produtos lácteos com alto teor de gordura.
8. Cereais

A ingestão de grãos integrais está associada a um menor risco de acidente vascular cerebral isquémico entre as mulheres, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Unidade de Medicina Preventiva do Hospital Bringham, em Boston, Estados Unidos.
9. Banana

Segundo os pesquisadores das Universidades de Warwick e de Nápoles, ao consumir um alimento rico em potássio e diminuir o sal, podemos reduzir o risco de ter derrame que pode ser prevenido com o consumo frequente de bananas. A conclusão doesse estudo é de que ingerir a cada dia 1.600 miligramas é o suficiente para diminuir o risco do AVC. A quantidade potássio de recomendada para um adulto, é de 3.500 miligramas por dia. Uma banana média, bem madura, possui mais ou menos 500 miligramas deste elemento.
Realmente nos trazer informações é a parte boa da internet..gosto muito…