Início Gastronomia 8 razões para comer uma colher de mel antes de dormir

8 razões para comer uma colher de mel antes de dormir

É um dos maiores aliados do nosso organismo contra gripes e constipações. Mas o que acontece se tomar todos os dias uma colher de mel antes de dormir?

0
mel
Mel

A maioria das pessoas habituou-se a utilizar o mel como aliado natural contra gripes e constipações. De facto, as muitas vitaminas deste alimento ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário e a proteger o organismo contra pequenas maleitas.

O consumo de mel aumenta durante o Inverno. No entanto, as muitas propriedades deste alimento justificam que seja consumido também noutras épocas do ano e com mais frequência.

Ninguém sabe ao certo como, onde e quando os humanos começaram a consumir mel, mas o certo é que rápido se aperceberam das suas enormes potencialidades e o seu consumo tornou-se algo muito habitual em todas as civilizações.

Uma das melhores formas de consumir mel é fazê-lo antes de adormecer. Se ingerir apenas uma colher e deitar-se de seguida, o seu organismo passará a noite a absorver todos os nutrientes deste superalimento e a processá-los de forma eficiente. Descubra algumas das vantagens de comer uma colher de mel antes de dormir.

1. Um sono mais profundo e relaxado

O mel contém triptofano. Este aminoácido é considerado essencial para o nosso organismo. Ou seja, o nosso corpo precisa dele mas não consegue produzi-lo e a única forma que tem de o conseguir é recorrendo aos alimentos.

Qual a importância deste aminoácido? O triptofano faz parte da constituição de 2 hormonas, a serotonina (que regula a ansiedade) e a melatonina (que regula o sono).

Para quem acorda frequentemente a meio da noite, tomar uma colher de mel antes de adormecer pode também ser uma boa opção por causa dos altos níveis de glugénio deste alimento, que ajudam o corpo a manter-se relaxado toda a noite.

2. Ajuda a baixar a pressão arterial

O mel possui compostos que, segundo alguns estudos, podem ajudar a baixar a tensão arterial. Uma tensão arterial dentro de valores normais é essencial para manter uma boa saúde e para prevenir complicações ao nível do coração.

3. Ajuda a regular o nível de triglicéridos

Os triglicéridos são gorduras que o organismo produz quando processa alimentos ricos em açúcares. Os açúcares presentes no mel não são tão susceptíveis de serem transformados em triglicéridos.

Manter os níveis de triglicéridos dentro de valores normais é essencial para a saúde, especialmente dado o risco de causarem colesterol e todas as doenças associadas ao excesso de gordura no sangue.

4. Reforça o sistema imunitário

Esta é uma das mais conhecidas propriedades do mel e é a principal razão pela qual ele é consumido durante o Inverno, época de gripes e constipações. De facto, as muitas vitaminas e nutrientes presentes neste alimento são essenciais para reforçar os glóbulos brancos do organismo.

5. Ajuda o organismo a queimar mais gordura

Se pretende perder peso de forma saudável, uma das coisas mais importantes que deve fazer é acelerar o metabolismo do seu organismo. Um metabolismo acelerado faz o corpo consumir mais energia e, por isso, consumir mais gordura. Outro bom alimento para aumentar o metabolismo é o gengibre (o chá de gengibre com mel é outra boa opção para tomar antes de dormir).

O mel tem a capacidade de provocar um aumento no metabolismo. Se o tomar antes de dormir, o seu organismo passará toda a noite a consumir um pouco das gorduras em excesso que possui e contribuindo assim para perder peso.

6. Ajuda a combater a tosse

A tosse pode ser um problema na hora de adormecer, especialmente em crianças. O mel possui propriedades anti-inflamatórias que diminuem a irritação da garganta, contribuindo para a diminuição da tosse.

Um dos métodos para tirar partido desta propriedade é misturar uma colher de mel num copo de água morna e beber mesmo antes de se deitar.

7. Previne o envelhecimento

Uma das melhores formas de atrasar o envelhecimento natural das células do corpo é consumir alimentos ricos em antioxidantes, entre os quais se inclui o mel.

Para aliviar os sinais de velhice na pele, por exemplo, pode ainda fazer uma máscara facial com este alimento, aplicar durante 20 minutos e limpar com água morna. Este pequeno ritual, feito todos os dias antes de dormir, vai dar-lhe mais alguns anos de juventude.

8. Ajuda a prevenir depressões

O mel contém polifenol. Esta substância aromática, que também é oxidante, também pode ser encontrada noutras plantas e até em chocolate. O polifenol interfere e regula algumas das reacções que ocorrem no cérebro. Ao manter estas reacções controladas, o risco de depressão diminui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here