Início Gastronomia 8 motivos para beber 2 chávenas de café todos os dias

8 motivos para beber 2 chávenas de café todos os dias

São cada vez mais os estudos que indicam que esta bebida possui várias propriedades curativas. Descubra alguns dos benefícios do café.

0
café
Café

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo e são cada vez mais os estudos que indicam que as suas propriedades podem ser benéficas para a saúde. Isto, claro, se for consumido com moderação.

Quando consumido em excesso, o café pode provocar aumento da tensão arterial e problemas de estômago, entre outros. No entanto, se for consumido em moderação, a cafeína e outras substâncias presentes nesta bebida podem aumentar a esperança média de vida cerca de 2 anos.

Apesar de ser uma bebida tipicamente associada ao pequeno-almoço ou utilizada como digestivo após as refeições, existem muitas outras formas de consumir café, como por exemplo como condimento ou em sobremesas. Se é um fã incondicional desta bebida, descubra alguns dos benefícios do consumo regular e moderado de café.

1. Reduz o risco de doenças do coração

Diversos estudos indicam que o consumo regular de café contribuiu para uma menor rigidez das artérias. Ao estarem menos rígidas, elas permitem que o sangue circule mais livremente e com mais fluidez, reduzindo assim os riscos de sofrer de complicações cardíacas.

2. Diminui a probabilidade de sofrer de Alzheimer

São cada vez mais as evidências que indicam que a cafeína desempenha um papel importante na prevenção do Alzheimer e de outras doenças neuro-degenerativas, como a demência. Segundo os cientistas, a cafeína impede a acumulação no cérebro de beta-amiloide, a substância que se julga ser responsável pelo Alzheimer.

Outro estudo indica que os consumidores regulares de pelo menos 2 chávenas de café por dia apresentam menos 36% de probabilidades de sofrer de demência.

Para que esta prevenção seja ainda mais eficaz, habitue-se a treinar constantemente o seu cérebro e a sua memória recorrendo, por exemplo, a jogos, puzzles ou palavras cruzadas ou lendo um bom livro.

3. Diminui o risco de sofrer de diabetes tipo 2

A presença de antioxidantes, mineiras e outros elementos fitoquímicos no café parece diminuir em 22% o risco de sofrer de diabetes. Ainda não se tem a certeza se a cafeína também contribuiu para esta diminuição.

De qualquer das formas, não se esqueça que a melhor forma de prevenir a diabetes é mantendo uma dieta saudável e equilibrada e praticando exercício físico.

Lembre-se que, ao contrário da diabetes tipo 1, que afecta crianças e jovens, a diabetes tipo 2 afecta sobretudo pessoas acima dos 40 anos que possuem poucos cuidados com a alimentação e uma vida demasiado sedentária. A fruta, por exemplo, é parte fundamental de uma dieta saudável.

4. Protege o fígado contra a cirrose

Segundo alguns estudos, o consumo de 2 chávenas de café por dia é suficiente para reduzir em 44% as probabilidades de sofrer de cirrose. Obviamente, aconselhamos toda a gente a não abusar das bebidas alcoólicas, essas sim as grandes responsáveis pelo risco de sofrer desta doença. O fígado é um órgão essencial para o funcionamento do organismo e mantê-lo saudável é crucial.

5. Ajuda a combater a depressão

O consumo regular de café pode ajudar a diminui o risco de depressão. Vários estudos indicam que os consumidores regulares desta bebida têm menos 20% de probabilidades de sofrer desta doença. Talvez isto se deva ao facto de a cafeína ser um estimulante natural da actividade do cérebro.

No entanto, não se fie apenas do café para prevenir uma possível depressão. Caso se sinta deprimido, por favor fale com os seus amigos e familiares e consulte o seu médico de família.

6. Ajuda a prevenir a doença de Parkinson

Um estudo de uma universidade sueca indica que o consumo regular de café pode contribuir para diminuir a probabilidade de sofrer de Parkinson. Segundo o mesmo estudo, esta diminuição verifica-se mesmo que a pessoa em causa tenha familiares com a mesma doença, factor considerado de risco.

7. Diminui a probabilidade de sofrer de esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença que se manifesta em jovens adultos, especialmente mulheres. Consiste na degradação do bainha de mielina, uma estrutura que reveste as células do sistema nervoso. Acredita-se que o café, que tem propriedades anti-inflamatórias, possa contribuir para diminuir a probabilidade de sofrer desta doença.

8. Diminui a probabilidade de sofrer de gota nos homens

A gota é uma doença inflamatória comum em homens acima dos 40 anos que apresentam obesidade, consomem álcool com frequência e possuem diabetes. Ocorre por causa da acumulação de ácido úrico que pode causar artrite, sobretudo nas articulações.

Mais uma vez, é o poder anti-inflamatório do café que pode ajudar a prevenir esta doença. No entanto, como é óbvio, o mais adequado é optar por uma dieta saudável e equilibrada, com poucos açúcares, sem álcool e praticar exercício físico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here