VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

O Algarve não é apenas um destino de praias. Há cada vez mais turistas à procura dos seus locais mais paradisíacos. Descubra alguns deles.

VxMag by VxMag
Ago 16, 2022
in Viagens
0
Praia do Carvalho

Praia do Carvalho

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Trilho Moinhos do Ave

Trilho Moinhos do Ave: à descoberta da Cascata da Candosa no Norte de Portugal

Abr 1, 2023
Trilho do Vinho do Porto

Trilho do Vinho do Porto: um dos percursos mais bonitos do Douro

Abr 1, 2023
Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023

Mesmo com a massificação do turismo, o Algarve não tem apenas praias para visitar. São cada vez mais os turistas que procuram visitar o lado mais verdadeiro e genuíno desta região. Pequenas aldeias com casas brancas e ruas estreitas, trilhos na serra ou cascatas onde pode ir a banhos são algumas das opções.

Tudo isto, por estranho que lhe possa parecer, pode ser encontrado no Algarve, especialmente no interior da região e nas serras algarvias, longe das praias e dos visitantes que aqui aparecem apenas no Verão. Existe um Algarve repleto de locais paradisíacos e deslumbrantes que vale a pena descobrir e visitar.

O melhor de tudo isto? Pode visitar estes locais fora da época alta do turismo, no Verão. Durante todo o ano, mesmo com chuva ou mau tempo, há muitos sítios que são capazes de nos surpreender. Descubra alguns dos locais mais paradisíacos do Algarve.

1. Cascata de Alte

Cascata de Alte
Cascata de Alte

Também conhecida como a Queda do Vigário, esta queda de água da ribeira de Alte nasce na Quinta do Freixo e junta-se com a Ribeira de Algibre, perto de Paderne, formando assim a ribeira de Quarteira. A cascata despenha-se a pique de 24 metros de altura, terminando num grande lago que se assemelha a um alguidar.

Há quem diga que esta é uma queda de água artificial, que foi construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra, por forma a conduzir as águas do ribeiro para o Tanque Grande e assim regar o pomar do Morgado. Recentemente, o espaço sofreu algumas remodelações, tornando-o mais propício ao lazer.

2. Pedralva

Pedralva
Pedralva

Esta é, talvez, a aldeia mais especial desta lista. Localizada em Vila do Bispo, chegou a ter mais de 100 habitantes. Aos poucos, todos foram partindo e resistiram apenas 9, que viviam em casas degradadas ou com poucas condições. Mas Pedralva renasceu!

Após um longo processo, todas as casas da aldeia foram compradas e recuperadas para turismo rural. O município viu na ideia uma oportunidade única de promover o Algarve mais típico e instalou rede elétrica e saneamento. Hoje, Pedralva pode ser a sua aldeia: pode alugar uma das suas várias casas e passar aqui uns dias, em comunhão com a Natureza.

3. Praia do Carvalho

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

A praia do Carvalho torna-se um pequeno paraíso para quem a puder apreciar e tirar partido de aspetos como a caverna que permite aceder-lhe, o areal completamente rodeado por falésias e o rochedo que se avista mar adentro.

Até o próprio acesso à praia é especial, pois foi esculpido à mão entre as falésias rochosas que protegem o areal, sob a forma de caverna. No cimo existe uma área com variedades interessantes de vegetação costeira, igualmente agradável à vista.

4. Sete vales suspensos de Lagoa

Sete Vales
Sete Vales Suspensos

De todos os destinos e locais paradisíacos no mundo, é no concelho da Lagoa no Algarve que se encontra aquele que foi considerado, num ranking promovido pela European Best Destinations, “O Melhor Destino para Caminhadas da Europa” – os Setes Vales Suspensos.

Este trata-se de um trilho que acompanha uma linha (quase) contínua de arribas que tem, como cruzamento, sete linhas de água que, ao longo do tempo, criaram pequenos vales que se encontram suspensos – daí o nome. Os Sete Vales Suspensos são um percurso de dificuldade média que conta com 5,7 km estendidos por cima das arribas entre a Praia da Marinha e a Praia de Vale de Centianes.

5. Algar de Benagil

Algar de Benagil
Algar de Benagil

Esta incrível formação geológica fica em Benagil, no concelho de Lagoa, e é acessível apenas por mar. Esta impressionante gruta tem a particularidade de ter um buraco no topo e de ocultar uma praia interior.

Por isso, é também conhecida como “catedral”. Encontra-se protegido por uma falésia alta, e é procurada devido às suas águas límpidas e pela riqueza de biodiversidade marinha.

6. Ilha de Tavira

ria formosa algarve
Ilha de Tavira

Esta ilha é muito procurada pelos turistas, já que tem uma enorme extensão de areal (11 km), águas tranquilas e diversas infraestruturas de praia, nas quais se inclui um parque de campismo.

Também é o local perfeito para observação e estudo de aves marinhas, graças aos sapais e pequenos canais adjacentes à ilha. Aqui encontra quatro praias: a praia de Tavira, a praia da Terra Estreita, a praia do Barril e a praia do Homem Nu.

7. Alte

Alte
Alte

Alte é uma encantadora aldeia algarvia pertencente ao concelho de Loulé. Um pouco longe do mar e de todo o caos urbanístico do litoral, conserva ainda as açoteias (chaminés tradicionais) e as ruas pavimentadas em calçada portuguesa.

E se acha que, por estar longe do mar, não pode dar uns banhos, prepare-se para descobrir as Fontes de Alte. Esta zona arborizada fica mesmo ao lado de uma ribeira de águas cristalinas onde se pode refrescar. Também pode fazer churrascos e piqueniques.

8. Cascata do Pego do Inferno

Cascata do Pego do Inferno
Cascata do Pego do Inferno

É na freguesia de Santo Estêvão, a cerca de 7 km de Tavira, que se pode encontrar o belíssimo Pego do Inferno, uma das mais bonitas paisagens algarvias. O Pego do Inferno é uma das quedas de água da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água da região de Tavira.

A cascata termina numa lagoa redonda, rodeada de uma refrescante área arborizada. Para aceder ao Pego do Inferno, após o estacionamento, terá de percorrer cerca de 100 metros até chegar a uma escadaria de madeira. Aí começa o percurso propriamente dito da descida até ao Pego, de cerca de 300 a 400 metros.

Tags: algarve
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trilho Moinhos do Ave
Viagens

Trilho Moinhos do Ave: à descoberta da Cascata da Candosa no Norte de Portugal

by VxMag
Abr 1, 2023
0

Na Serra da Cabreira (Norte de Portugal), poderá encontrar a Cascata da Candosa, uma das mais belas quedas de água...

Read more
Trilho do Vinho do Porto

Trilho do Vinho do Porto: um dos percursos mais bonitos do Douro

Abr 1, 2023
Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023
Passadiços do Távora

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

Mar 30, 2023
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine