Início Sociedade 8 coisas que eram melhores no tempo da ditadura

8 coisas que eram melhores no tempo da ditadura

Estamos muito melhor agora, mas temos que admitir que nem tudo na revolução foi um mar de rosas. 8 coisas que eram melhores no tempo da ditadura.

22917
5
PARTILHE

3. As reservas de ouro

gold-Trading

No tempo da ditadura, Portugal chegou a ter uma das maiores reservas de ouro do mundo. Esta acumulação de riqueza deveu-se, em grande parte, ao comércio de Volfrâmio com a Alemanha Nazi no tempo da 2ª guerra mundial. É, portanto, “ouro manchado de sangue”. No entanto, os governos do tempo da democracia desbarataram grande parte dessas reservas, vendendo esse ouro sem que o País visse os benefícios dessa venda.

4. O controlo dos bancos

novobanco1

Já reparou como os bancos ganharam tanto poder nos últimos anos? Não era assim no tempo da ditadura. Esta situação trazia vantagens e desvantagens. Por um lado, os bancos não apoiavam os pequenos negócios como o fazem hoje em dia. Mas, por outro lado, havia uma maior protecção das pessoas contra o sistema financeiro. No tempo da ditadura, qualquer trabalhador podia construir casa através de empréstimo da caixa de previdência, bastando para isso, que tivesse terreno. O montante do empréstimo era amortizado em suaves prestações, diluídas no tempo.

5 Comentários

  1. Proteção de fogos florestais: lembro aqui os 2 maiores incêndios de que me lembro (serra do caramulo e serra de sintra). Não restou nada e foi em ditadura…..

  2. Sobre os fogos florestais, importa referir que o tipo de vida na época era responsável pela limpeza das matas, no ponto em que se apanhava muito mato, e especialmente a caruma dos pinheiros, para fazer a cama do gado. Ora sem esse material combustível, ou pelo menos em menor quantidade, era natural que houvesse menos fogos

  3. Sou desse tempo e a limpeza das florestas eram feitas como acima dis Avelino Ferro a época éra outra e a miséria ajudava o dito Estado Novo,hoje para pôr termo a menos fogos,tem que Haver autoridade e justiça,a partir de là, a solução aos fogos estava encontrada,as autordades locais e os governos que se socederam, téem culpa no cartorio,simplismente poque não exerceram autoridade e justiça na limpeza que devia ser obrigatoria e cumprida, mas imfelismente não é e o resoltado està hà vista,conheço grandes arias de plantação de eucaliptos enunca houve fogos!…porquê?… poque hà limpeza,corta matos e vigilancia,mas não sou contra a que se plantem outras arvores, bem ao contrario, devem-se plantar,a limpeza,as distancias,os corta matos e a vigilancia tem que existir.

  4. Realmente Salazar era tão mal que equilibrou as finanças de Portugal, criou cidades cosmopolitas em Angola e Moçambique, e mesmo assim ele morreu na pobreza.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here