Início Cultura 7 Lugares assustadores (e assombrados) em Portugal

7 Lugares assustadores (e assombrados) em Portugal

Por esse pais fora existem histórias de casas assombradas por espirítos errantes com histórias trágicas de amor. Tem coragem para visitar?

260066
3
Palacete Marques Gomes - José Roseira

São locais que o tempo fez cair no esquecimento, abandonados e com fama de assombrados. Podem ser apenas lendas urbanas, mitos ou histórias mal contadas, mas o certo é que, por todo o país, existem velhos locais nos quais a população acredita viverem espíritos assombrados de outras épocas. Vale a pena conhecer e, se tiver coragem, visitar.

 

1. Palacete de Marques Gomes – Vila Nova de Gaia

Foto: Guizel
Foto: Guizel

Quem já inspeccionou no interior esta propriedade abandonada, junto ao rio Douro, diz que ali se prova que as almas de outro mundo existem. Situada mesmo aos pés do rio Douro, na margem de Vila Nova de Gaia, esta mansão esconde segredos arrepiantes. Quem por lá andou conta que uma voz metálica e brusca gritou: “Saiam já daqui, vão-se embora!”. Assustador que baste para que ninguém ouse fazer pesquisas mais profundas sobre o local.

 

2. Pátio do Carrasco – Lisboa 

Foto: João Sousa
Foto: João Sousa

Ao que parece, o nome deste pátio deve-se ao facto de ali viver o ultimo carrasco português, de nome Luís Alves. Ao que parece, os sons estranhos e os lamentos do senhor (falecido em 1873) ainda são ouvidos com frequência neste lugar.

 

3. Sanatório de Valongo

Foto: Humberto Santos
Foto: Humberto Santos

O sanatório de Valongo foi construído em 1910 com a finalidade de abrigar doentes com tuberculose. Hoje, parece que esses doentes ainda se mantém por lá, pelo menos é isso que se afirmam alguns dos relatos desta lugar tão assustador. Barulhos e vultos parecem ser uma constante neste lugar.

 

4. Palácio Beau Séjour – Lisboa

Foto: Margarida Pino
Foto: Margarida Pino

Outrora residência do Barão da Glória, hoje este bonito palácio está ocupado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses. Relatos de alguns empregados afirmam que o Barão da Glória ainda anda por lá a fazer das suas… os livros e arquivos aparecem constantemente em lugares onde supostamente ninguém os colocou, e os barulhos estranhos também fazem parte desses relatos assustadores.

 

5. Casa das Pedras – Cascais

Foto: Vasco Neves
Foto: Vasco Neves

Cascais está repleto de casas com histórias assustadoras e misteriosas. A casa das pedras é mais uma delas. Diz-se que nesta bonita casa, “forrada” com pedras e conchas, ouvem-se barulhos estranhos e também há relatos de vultos nas janelas, luzes que acedem e apagam, etc. No entanto, os actuais moradores não relatam qualquer actividade fora do normal.

 

6. Palácio de Valenças – Sintra

Tai Pan
Foto: Tai Pan

O Palácio de Valenças, antiga residência do Conde de Valenças é mais um dos bonitos, misteriosos e assustadores lugares de Sintra. Ao que parece, quem assombra este palácio é uma antiga serviçal, de nome Palmira, que se terá apaixonado pelo Conde e não suportando a dor de um amor não correspondido, se terá suicidado… mas… parece que ainda por lá anda, pelo menos é o que se diz. Será!?

 

7. Sanatório da Serra da Estrela

Foto: Margarida Bico
Foto: Margarida Bico

Construído nos anos 20 a mando dos Caminhos de Ferro, para tratar os seus funcionários, o Sanatório da Serra da Estrela ou dos Ferroviários, albergou durante mais de 40 anos vários doentes de tuberculose. O edifício foi abandonado nos anos 80 e hoje pairam sobre este local muitas histórias de assombração. Há quem garanta que os espíritos atormentados dos doentes que lá viveram e morreram assustam quem visita o local. O sanatório será brevemente reabilitado para ser utilizado como Pousada da Juventude.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here