Início Cultura 6 instrumentos musicais portugueses em vias de extinção

6 instrumentos musicais portugueses em vias de extinção

Foram usados durante séculos e agora resistem graças aos que teimam em manter a tradição. Descubra 6 instrumentos musicais portugueses em vias de extinção.

7091
1

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

1. Viola Braguesa

Viola Braguesa
Viola Braguesa

Com 5 ordens de cordas duplas metálicas. Tem a abertura central em forma de boca de raia. É tocada de rasgado, isto é, correndo todas as cordas ao mesmo tempo, ora com cinco dedos todos juntos, ou só com o polegar e o indicador. Mas os bons tocadores, ao mesmo tempo que tocam de rasgado, destacam sobre as primeiras cordas, mais agudas, a linha do canto.

Um dos grandes responsáveis pela manutenção da arte da viola braguesa é Francisco Gouveia. Assista a um dos seus vídeos seguindo o link: Uma viagem à alma de uma viola!

2. Viola Toeira

Viola Toeira
Viola Toeira

Também conhecida por viola de Coimbra, região onde durante muito tempo animou festas e romarias, a viola toeira é uma das 6 violas tradicionais portuguesas. É hoje uma espécie já completamente extinta, semelhante à viola braguesa em dimensões. Tem a abertura central sempre em forma oval deitada. No entanto, tem doze cordas, organizadas também em cinco ordens, sendo as três primeiras duplas e as duas últimas triplas. A viola Toeira é uma viola de arame.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here