Início Gastronomia 6 fantásticos benefícios da romã

6 fantásticos benefícios da romã

Além de ser deliciosa e sumarenta, a romã possui também inúmeros benefícios para a saúde, desde que incluída numa alimentação saudável.

0
romã
Romã

A romã é uma fruta deliciosa e sumarenta que pode saborear sem remorsos. Fornece antioxidantes, ferro, vitaminas do complexo B e fibras. Trata-se de uma das frutas mais ricas em nutrientes essenciais para o organismo e deve fazer parte de uma alimentação saudável.

Os muitos benefícios da romã são reconhecidos desde tempos antigos. Possui um conteúdo moderado de calorias e uma alta contribuição de água, até 80% do seu peso. Por este motivo, é recomendada para todos os tipos de dietas, principalmente aquelas que ajudam a perder peso de maneira saudável.

Do ponto de vista nutricional, encontramos na romã uma fonte natural de vitaminas C e B2, minerais e antioxidantes.

Contém uma boa quantidade de fibra, que varia de acordo com a maneira como é consumida. Isso significa que é mais conveniente comê-la directamente do que prepará-la em sumo.

Descubra alguns dos fantásticos benefícios de consumir romã com regularidade, deste que esta seja incluída numa dieta saudável.

1. Reduz os níveis de colesterol

Devido ao seu efeito antioxidante, serve para prevenir:

  • Arteriosclerose.
  • Angina de peito.
  • Trombose.
  • Enfarte do miocárdio.

Além disso, minimiza o stress oxidativo, ajuda a reduzir o colesterol mau (LDL) e repara lesões vasculares. Tudo isto é evidenciado por uma pesquisa publicada na revista médica Rambam Maimonides em 2013.

2. Beneficia a saúde da pele

Graças ao seu alto teor de vitamina C e às suas propriedades antimicrobianas, é uma fruta óptima para o cuidado da pele. Além disso, aacelera o processo de cicatrização de feridas na pele. Como também possui vitamina A, ajuda na regeneração de tecidos e mucosas.

Devido às suas capacidades antioxidantes e regenerativas, a romã é óptima para manter a saúde da derme, sendo também recomendada por razões estéticas, pois deixa a pele em melhor estado, evitando rugas, flacidez, manchas, envelhecimento e ” pele de galinha”.

3. Ajuda a aliviar a prisão de ventre

A romã tem um efeito probiótico e pode prevenir a prisão de ventre. Deve ter em consideração que difere se consumimos a fruta ou o sumo de romã. Neste último caso, muita fibra pode ser perdida.

Se sofre de problemas digestivos ou da mucosa intestinal, comer a fruta é a melhor opção, aproveitando melhor as fibras nela presentes e evitando irritações na mucosa intestinal.

4. É um poderoso diurético

A romã é indicada para drenar o corpo do líquido retido, eliminando o seu excesso, tudo por causa do seu elevado teor de potássio e sódio. Pode ser utilizada como diurético e também para evitar retenção de líquidos nos tornozelos (uma condição típica em mulheres grávidas).

É recomendada para casos de hipertensão: as suas propriedades diuréticas são combinadas com os efeitos inibitórios de um de seus componentes, a angiotensina, responsável pelo equilíbrio da pressão arterial, como destaca este estudo publicado em Terapias complementares na prática clínica.

5. Outras propriedades da romã

  • Ajuda a aliviar problemas gengivais como gengivite.
  • Ajuda a aliviar o desconforto causado por hemorróidas.
  • Ajuda a reduzir o ácido úrico.
  • Ajuda a evitar a osteoporose, estimulando a massa óssea. Este estudo realizado em animais evidenciou resultados positivos nesta área, embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar as evidências.

6. Os benefícios do sumo de romã

Estudos recentes mostram que o sumo de romã tem muitos benefícios para a saúde, principalmente para a saúde cardiovascular. Algumas das vantagens de beber sumo de romã são:

6.1. Aumenta o desejo sexual em homens e mulheres

Isto deve-se ao facto de aumentar os níveis da hormona testosterona, que, além disso, fortalece os ossos e músculos. De momento, são necessárias mais pesquisas para confirmar estes dados, uma vez que a maioria dos estudos foi realizada em animais. No entanto, a romã era utilizada nos tempos medievais para aliviar os problemas de disfunção eréctil.

6.2. Reduz os níveis de colesterol e reduz o stress oxidativo

O sumo de romã ajuda a reduzir o colesterol mau ou LDL graças às suas propriedades antioxidantes e ajuda a reduzir o stress oxidativo, como mostra esta pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition.

6.3. Diminui a pressão arterial

Beber um copo por dia de sumo de romã causa uma ligeira diminuição na pressão arterial. No entanto, para que se verifiquem efeitos consistentes e duradouros, é preciso conjugar o consumo regular desta fruta com uma dieta saudável e praticar exercício físico.

6.4. Outras doenças

O sumo de romã pode ajudar pacientes com dor de garganta, infecções na boca, sintomas da menopausa, disenteria e conjuntivite devido às suas propriedades antimicrobianas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here