Início Viagens 6 fantásticas praias fluviais para descobrir no Algarve

6 fantásticas praias fluviais para descobrir no Algarve

Se pensa que o Algarve é apenas mar, pense de novo. No interior, existem praias fluviais, algumas quase secretas, que merecem a sua visita.

0
praias fluviais algarve
Alte

Sejamos honestos: visitar uma das praias fluviais do Algarve não fará parte dos planos de muita gente. O Algarve é conhecido, sobretudo, pelas suas belíssimas praias oceânicas que atraem milhões de turistas de todo o mundo.

No entanto, há quem prefira outro tipo de praia, talvez mais calma, com menos gente e com mais contacto com a Natureza. Por muito que o possa surpreender, também existem praias fluviais no Algarve e elas são de elevada qualidade.

A alguns quilómetros do oceano, no interior do Algarve, existem pequenos recantos, alguns quase secretos, envoltos por vegetação verdejante e até com pequenas cascatas. Descubra algumas das melhores praias fluviais do Algarve.

1. Praia Fluvial do Pego do Inferno (Tavira)

algarve
Cascata do Pego do Inferno

A cerca de 7 quilómetros de Tavira, a Cascata do Pego do Inferno é um dos cartões postais mais reconhecidos desta região, bem diferente das praias de areia dourada a que estamos habituados. E no entanto… bela e deslumbrante.

Trata-se de uma das quedas de água da Ribeira de Asseca. A queda de água forma uma lagoa redonda, com uma cor verde cristalina e rodeada por uma vegetação frondosa que lhe confere ainda mais encanto. É possível dar uns mergulhos na lagoa e existe um parque de estacionamento a 400 metros do local.

2. Praia Fluvial Pego do Fundo (Alcoutim)

Praia Fluvial Pego do Fundo
Praia Fluvial Pego do Fundo

Quem aqui chega fica com certeza maravilhado pela paisagem. As margens da ribeira de Cadavais, em Alcoutim, foram transformadas numa pequena mas aprazível praia fluvial com tudo o que necessita para passar um dia em cheio.

O local é ajardinado e também possui areia que foi trazida do litoral algarvio. Toda a área está envolta numa vegetação belíssima, sobretudo de choupos, loendros, alfazemas e roseiras.

A praia possui todas as condições necessárias para proporcionar uma óptima experiência aos banhistas e também é vigiada durante o Verão. O melhor de tudo: as águas serenas da ribeira de Cadavais possuem uma temperatura média de 28 ºC!

3. Fontes de Alte (Loulé)

Fontes de Alte
Fontes de Alte

As Fontes de Alte constituem um dos locais mais aprazíveis da região algarvia, com as águas cristalinas da ribeira de Alte cercadas por uma zona arborizada de grande beleza e paz de espírito. As águas da ribeira formam uma piscina de grande beleza que convida a agradáveis momentos de lazer e é muito frequentada durante os meses de Verão.

Durante séculos, as águas da ribeira abastecida pela Fonte Grande, alimentavam e serviam a aldeia e os campos em redor. Hoje, o local conta com um agradável Parque de Merendas e um grande espaço de lazer perfeito para actividades lúdicas, desportivas ou simplesmente descansar numa paisagem bucólica, local de inspiração de vários poetas e artistas.

4. Sítio das Fontes (Lagoa)

Sítio das Fontes (Lagoa)

Já foi um local quase secreto mas hoje é cada vez mais conhecido e frequentado. O Sítio das Fontes é o local ideal para passar um dia descansado e diferente, longe das superlotadas praias. Perto da vila de Estômbar, Concelho de Lagoa, a cerca de 3 Km da foz do rio Arade.

Possui um parque de merendas com grelhadores para piquenique, circuitos de manutenção, vários planos de água para nadar e mergulhar, um pequeno anfiteatro ao ar livre onde pode assistir a diversos espetáculos e muitas sombras para se sentar a ler ou a descansar deitado sobre a relva.

5. Praia Fluvial de Odeceixe (Aljezur)

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

Está indeciso entre uma praia de mar e uma praia de rio? Porque não ter as duas ao mesmo tempo. É possível em Odeceixe, Aljezur. Na foz da ribeira com o mesmo nome, localiza-se uma das praias mais famosas da Costa Vicentina. Durante muitos anos foi um dos segredos mais bem guardados da região.

Nos últimos tempos, Odeceixe ganhou fama e atrai cada vez mais turistas. E não é por acaso: a qualidade das suas águas é excelente e ainda consegue manter algum do charme característico de uma praia relativamente isolada e desconhecida.

Separadas por uma língua de areia causada pela erosão da Ribeira de Odeceixe, as duas praias (oceânica e fluvial) complementam-se. Protegida pelo cordão de areia, a praia fluvial é mais calma e um pouco mais quente. Mas vale a pena deambular entre as duas.

6. Praia Fluvial da Amoreira (Aljezur)

Praia da Amoreira
Praia da Amoreira

Se gostou da praia anterior, irá gostar ainda mais desta. Tal como a praia de Odeceixe, a praia da Amoreira tem a vantagem de poder optar entre o rio e o mar, consoante as suas preferências.

Mas neste caso, a envolvente é ainda mais rústica, selvagem e natural do que no caso da praia de Odeceixe. Na praia da Amoreira, situada na foz da Ribeira de Aljezur, pode encontrar um pequeno paraíso natural, repleto de animais selvagens típicos desta região e ainda de plantas endémicas.

Como seria de esperar, a parte da praia fluvial é mais calma e mais quente do que a parte oceânica e, por isso, muito adequada para crianças. Por se tratar de uma zona relativamente selvagem, não se esqueça de tomar os devidos cuidados e de contribuir para a preservação do ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here