Sexta-feira, Janeiro 22, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Lifestyle

6 efeitos secundários do uso excessivo do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto natural cada vez mais utilizado para diversos fins mas também possui efeitos secundários. Conheça-os.

VxMag por VxMag
Jan 9, 2021
em Lifestyle
0
Vinagre de maçã

vinagre de maçã

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

batidos

5 batidos baixos em calorias e que ajudam a emagrecer

Jan 10, 2021
Mel e gengibre

Mel e gengibre: uma mistura repleta de propriedade benéficas

Jan 9, 2021
alimentos ricos em ferro

10 alimentos ricos em ferro (e os seus benefícios)

Jan 3, 2021
alimentos ricos em cálcio

15 alimentos ricos em cálcio (e os seus benefícios)

Jan 3, 2021

O uso excessivo de vinagre de maçã tem alguns efeitos negativos. Portanto, embora seja um produto com benefícios, deve ser usado com moderação.

Algumas pessoas desconhecem completamente os possíveis efeitos colaterais do excesso de vinagre de maçã. Embora sejam atribuídas propriedades benéficas a este produto, o seu uso em grandes quantidades causa reações indesejadas que pode até representar um perigo para a saúde.

Até o momento, não há evidências suficientes sobre a segurança e eficácia deste ingrediente natural. Por isso, embora possa ser incluído na dieta regular, recomenda-se um consumo moderado e pontual. Quer saber mais?

Conteúdo deste artigo:
  • O que é vinagre de maçã?
  • Efeitos colaterais do excesso de vinagre de maçã
  • 1. Retarda o esvaziamento do estômago
  • 2. Causa desconforto digestivo
  • 3. Está associado a baixos níveis de potássio e perda óssea
  • 4. Pode causar erosão do esmalte dos dentes
  • 5. Produz queimaduras na garganta
  • 6. Pode causar queimaduras na pele
  • O vinagre de maçã não deve ser usado em excesso

O que é vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é um produto orgânico obtido através da combinação de maçãs com fermento. Durante o processo, a levedura transforma os açúcares das maçãs em álcool. Em seguida, com a adição de bactérias, o álcool é fermentado em ácido acético até atingir a concentração de 5 a 6%.

Este ácido é classificado como “ácido fraco” e é responsável por muitos dos seus efeitos benéficos. No entanto, o produto também contém água e outros micronutrientes.

De acordo com uma pesquisa publicada na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, o ácido acético contido no vinagre de maçã contribui para o metabolismo lipídico e reduz o risco de obesidade e diabetes tipo 2. Então, por que não deve ser consumido em excesso?

Efeitos colaterais do excesso de vinagre de maçã

Embora seja conhecido como um produto saudável, o excesso de vinagre de maçã provoca efeitos colaterais graves. Por isso, deve ser sempre tomado com cautela, evitando doses muito altas. Além disso, na medida do possível, é melhor diluí-lo em água. Que efeitos secundários pode causar?

1. Retarda o esvaziamento do estômago

Um grande consumo de vinagre de maçã pode piorar os sintomas da gastroparesia. Trata-se de uma condição comum em pessoas com diabetes tipo 1. Consiste num mau funcionamento dos nervos do estômago, o que torna difícil esvaziá-lo.

O que acontece é que este ingrediente retarda a velocidade com que os alimentos saem do estômago e entram no trato digestivo inferior. Consequentemente, reduz os picos elevados de açúcar no sangue, mas também retarda a absorção de nutrientes na corrente sanguínea. Os sintomas incluem o seguinte:

  • Náuseas
  • Acidez estomacal
  • Distensão abdominal

2. Causa desconforto digestivo

Para algumas pessoas, o vinagre de maçã é irritante e causa dores de estômago. Embora existam estudos que associam o ácido acético a uma maior sensação de saciedade, várias hipóteses sugerem que esse efeito seja decorrente da indigestão que causa.

Num estudo controlado publicado no International Journal of Obesity, um grupo de pessoas consumiu uma bebida com 25 gramas de vinagre de cidra de maçã. No final, relataram que estavam com o apetite reduzido, mas também com uma desagradável sensação de náusea.

3. Está associado a baixos níveis de potássio e perda óssea

Até o momento, não há estudos suficientes sobre a relação entre o vinagre de maçã e os níveis de potássio no sangue. Nem há nada sobre sua ligação com o aumento da perda óssea. No entanto, existe uma publicação sobre um relato desses efeitos.

Especificamente, foi relatado que uma mulher que consumiu grandes quantidades de vinagre de cidra, por muito tempo, teve que ser internada no hospital com níveis baixos de potássio e alterações na química do sangue.

A mulher consumiu cerca de 250 mililitros de vinagre de cidra de maçã diluído em água durante 6 anos. O diagnóstico mostrou osteoporose e lixiviação de minerais dos ossos. Os médicos também descobriram que o excesso de ácido também pode reduzir a formação de osso novo.

4. Pode causar erosão do esmalte dos dentes

O consumo de alimentos e bebidas excessivamente ácidos causa a deterioração do esmalte dentário. Embora existam mais estudos sobre os efeitos dos refrigerantes e sumos de frutas, também há evidências sobre os danos que o ácido acético causa nessa camada que cobre os dentes.

Uma publicação na revista médica Clinical Laboratory afirma que os vinagres podem causar uma perda entre 1% e 20% dos minerais dentais após quatro horas. No entanto, o estudo foi feito em laboratório e não na boca, onde a saliva parece ajudar a mitigar a azia.

Em qualquer caso, a recomendação geral é evitar a exposição direta dos dentes ao vinagre de cidra de maçã puro e não diluído.

5. Produz queimaduras na garganta

Cuidado! Consumir muito vinagre de maçã puro pode causar queimaduras no esôfago. É o que afirma uma revisão publicada na Acta Paediatrica, na qual foram observados os efeitos do consumo de líquidos nocivos ingeridos acidentalmente por crianças.

Os pesquisadores determinaram que o ácido acético do vinagre era o ácido que causava mais queimaduras na garganta. Por esse motivo, foi classificado como uma “substância cáustica poderosa” que deveria estar fora do alcance das crianças.

6. Pode causar queimaduras na pele

Há quem diga que a aplicação do vinagre de maçã na pele traz alguns benefícios. No entanto, sua aplicação em excesso e sem diluição parece ter o efeito oposto. Num relato de caso publicado no The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, uma menina de 14 anos sofreu erosões no nariz após seguir um protocolo visto na Internet com este produto.

Noutro caso, um menino de 6 anos sofreu queimaduras nas pernas depois da sua mãe ter aplicado vinagre de maçã nele para combater uma infeção. Parece que estes riscos diminuem com a diluição do vinagre em água. No entanto, é recomendável fazer um pequeno teste do produto antes de aplicá-lo em grandes áreas da pele.

O vinagre de maçã não deve ser usado em excesso

A chave para evitar estes efeitos indesejáveis ​​do vinagre de maçã é evitar o uso excessivo. Até agora, em quantidades moderadas, é considerado seguro e benéfico para a maioria das pessoas.

De qualquer forma, o ideal é consultar o seu médico antes de consumi-lo regularmente. Lembre-se de que às vezes também pode ter interações medicamentosas. Portanto, é melhor evitá-lo no caso de estar sob algum tratamento.

Tags: vinagre de maçã
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
peste

Os 15 países mais antigos do mundo (Portugal é um deles)

Mai 24, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

39
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

14
A25-BIS-DR2

A25-BIS-DR2: o gene lusitano que só os portugueses possuem

103
Sala dos Brasões

Talvez tenha sangue real e não saiba: lista dos apelidos das famílias nobres portuguesas

54
peste

Os 15 países mais antigos do mundo (Portugal é um deles)

25
Bolo de mel e canela

9 deliciosas receitas de bolos de canela

Jan 21, 2021
Bolo de ananás húmido e fofo

5 deliciosas sobremesas com ananás

Jan 21, 2021
Arroz doce com leite condensado

15 deliciosas receitas de sobremesas com leite condensado

Jan 21, 2021
Chocos grelhados

Chocos grelhados

Jan 20, 2021
Mousse de morango

Mousse de morango

Jan 20, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine