Início Sociedade 6 coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal

6 coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal

Porque somos melhores e mais valiosos do que aquilo que por vezes pensamos: 6 coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal.

15117
0
COMPARTILHE

 

Os portugueses sempre foram uma nação virada para o fatalismo. Não há povo que entre tão facilmente em melancolia e pessimismo profundo como nós. E também não há povo que passe tão rápido da melancolia à euforia como os portugueses. Parecemos bipolares, é um facto! Além disso, temos também alguma falta de auto-estima e, talvez por causa disso, não nos apercebemos do muito que temos de bom e das coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal.

1. A forma de tratar quem nos visita

fadolisboa (1)

Talvez não saiba, mas poucos países no mundo se podem gabar de ter um povo tão acolhedor. A forma como os portugueses acolhem os turistas, de forma genuína, agrada a quem nos visita e contribui para que voltem e para que outros aumentem o seu desejo em visitar-nos. São muitas as referências à hospitalidade dos portugueses em vários jornais internacionais e fóruns de viajantes. Num inquérito realizado a mais de 50 mil pessoas em 2015, Lisboa foi considerada a 3ª cidade mais hospitaleira do mundo.

2. A nossa moderação

paiportugues

Já olhou bem para o mundo nos dias que correm? Por toda ao mundo, aumentam os países onde as forças políticas de extrema direita ou de extrema esquerda chegam ao poder. Trump nos Estados Unidos, Duterte nas Filipinas, Maduro na Venezuela, Erdogan na Turquia, Putin na Rússia… E há a Hungria, a Holanda, a Polónia, o Reino Unido, a Grécia… No meio de todo este caos que se vai instalando à nossa volta, o povo português permanece sereno. Não é apenas uma questão de passividade… o povo português é sábio e sabe, como ninguém, pesar as consequências dos extremismos.

3. A nossa capacidade de diálogo

paifilha (4)

No Médio Oriente crescem os extremismos contra o modo de vida ocidental e as guerras entre as várias correntes do Islão. Na maioria dos países da Europa, crescem as ameaças de terrorismo. Em Portugal, vive-se um clima de paz com todas as religiões presentes no nosso território. Os muçulmanos que aqui vivem estão bem integrados nas nossas comunidades e partilham com todos os restantes portugueses o desejo pela paz e pela harmonia entre as várias crenças.

4. A nossa capacidade de liderança

Guterres UN High Commissioner for Refugees addresses a news conference in Geneva

Já reparou quantos ex-líderes portugueses se transformam em líderes mundiais? Durão Barroso, Freitas do Amaral, Jorge Sampaio, Mário Soares, António Guterres… Todos eles ocupam ou ocuparam cargos de extrema relevância na comunidade internacional. Ninguém sabe bem explicar porque razão um país tão pequeno produz tantos líderes mundiais, mas os entendidos falam no conhecimento de várias línguas, na experiência ganhada pela luta contra o fascismo e na capacidade de diálogo e entendimento (cruciais no dia-a-dia do parlamento português).

5. O nosso futebol

ronaldo (1)

Não é piada, é mesmo a sério. O futebol em Portugal deveria ser objecto de estudo e toda a gente deveria tentar perceber como um pequeno país produz tanta qualidade futebolística e aplicar esse empenho noutras áreas. Talvez não saiba, mas… Temos o melhor treinador do mundo, melhor futebolista de 11 do mundo, melhor futebolista de salão do mundo e melhor futebolista de praia do mundo. Palavras para quê?

6. A nossa energia

energia-eólica

Em 2016, Portugal viveu 4 dias apenas com electricidade gerada por fontes renováveis. Poderá pensar que 4 em 365 dias por ano não é grande coisa mas… engana-se! O feito alcançado por Portugal é fantástico e foi motivo de notícia em todo o mundo, tendo mesmo sido considerado como um dos eventos científicos mais importantes do ano em todo o mundo. Já desde 2013 que metade da produção de electricidade no país é assegurada por energias renováveis, mas nunca se tinha conseguido assegurar o abastecimento da rede durante tantos dias consecutivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here