Início Sociedade 5 sinais que vive numa casa portuguesa, com certeza…

5 sinais que vive numa casa portuguesa, com certeza…

Um são José de Azulejo, um cheirinho a alecrim... Assim diz a musica de Amália. 5 sinais que vive numa casa portuguesa, com certeza...

0
É uma casa portuguesa, com certeza...

Não há foram de o negar: os portugueses são um povo realmente especial e único. Mostramos isso de diversas formas: nas nossas atitudes, na nossa personalidade e nas nossas tradições. E obviamente, mostramos também que somos especiais e diferentes nas nossas casas, na forma como as tornamos acolhedoras e como mostramos que se trata do nosso cantinho.

Todos os portugueses já devem ter ouvido (e muitos sabem a letra de cor) a música de Amália Rodrigues que fala sobre as típicas casas portuguesas e a forma como elas são decoradas e enfeitadas.

Há traços comuns a várias regiões do país e que atravessam gerações, sejam eles os típicos azulejos com santos à porta da entrada ou os pratos de cerâmica pendurados nas paredes da cozinha. Descubra 5 fantásticas características de um típico e genuíno lar português.

 

1. Pratos de cerâmica pendurados nas paredes

prato111

Qualquer português que se preze tem pelo menos um prato de cerâmica pendurado numa das paredes. E por vezes, há pratos de cerâmica espalhados por toda a casa. Na maioria dos casos, existem sempre um prato com uma quadra dedicada à mãe ou à hospitalidade do lar. 🙂

 

2. Uma gaiola com um canário na varanda

canario (1)

Também pode ser um periquito ou um melro, apanhado ilegalmente no monte. 🙂 Normalmente a gaiola está na varanda, que por sua vez está fechada com uma marquise de gosto duvidoso, mas também pode estar à porta de casa.

 

3. Uma imagem em azulejo de São José

saojose (1)

As imagens de São José são as mais comuns por serem dedicadas ao lar e à família, mas também se podem encontrar imagens do Sagrado Coração de Maria, por exemplo. Outra versão pode ser a de ter azulejos com o nome da família. “Família Silva”, por exemplo.

 

4. Vasinhos de flores em todo o lado

casaportuguesa (1)

É a beleza da simplicidade no seu melhor. Qualquer dona de casa portuguesa herdou da sua mãe o gosto por colocar vasinhos de flores em todo o lado. Na varanda, nas escadas, no parapeito da janela… O que importa é dar cor e alegria ao lar.

 

5. Naperons em cima da TV

naperons1 (1)

Um verdadeiro clássico, embora em desuso! 🙂 O famoso naperon em cima da TV, onde está ainda uma imagem da Nossa Senhora. Também os podemos encontrar em cima das mesinhas de cabeceira. E, normalmente, todos eles são feitos pelas donas da casa, que aprenderam com a sua mãe, que por sua vez tinha aprendido com a avó…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here