Início Cultura 5 palavras francesas de origem portuguesa

5 palavras francesas de origem portuguesa

Já andámos na senda das palavras portuguesas que foram roubadas pelos ingleses, pelos espanhóis, pelos japoneses… Hoje é dia de vermos cinco exemplos (entre muitos outros) de palavras francesas que tiveram origem por estas bandas, os chamados lusitanismes.

3323
2
COMPARTILHE

1. Albatros Curiosamente, tal como em inglês, o nome francês deste pássaro tem origem portuguesa. Lembra-nos as viagens marítimas de antanho, quando os Portugueses descobriram pássaros e plantas…

albatroz_arisco

2. Bambou Uma dessas plantas foi esta mesma, o bambu. Lá trouxemos o nome da planta e emprestámo-lo aos franceses, que apenas se atreveram a substituir o nosso “u” pelo “ou” deles.

Bamboo-Forest-Path

3. Baroque Algum tempo depois dessas descobertas que nos trouxeram tantas palavras novas, estávamos já embrenhados em construir igrejas deste estilo cujo nome emprestámos ao povo que, entretanto, começou a ser a luz das elites portuguesas…

Palace Of Versailles Opens Doors For Night Time Art Show

4. Caste Por falar de extractos sociais, temos as castas. Também essa palavra emprestámos aos franceses, provavelmente por termos andado a descobrir o caminho marítimo para o país onde estas são parte da vida.

India (1)

5. Fétiche E, por fim, este fenómeno curioso: esta palavra francesa que nós importámos tem, por sua vez, origem portuguesa (vem de “feitiço”). As palavras são assim, andam sempre a vadiar…

conjunto-couro-ecologico-lingerie-fetiche (1)

Fonte: http://goo.gl/Ya7j7r

Mais artigos

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

As 10 melhores cidades para viver em Portugal Quais os factores a ter em conta quando se elege as melhores cidades para viver em Portugal?...

Mais recentes

As 10 melhores praias de Grândola

  Na história de Portugal, o nome de Grândola ficou associado à música "Grândola Vila Morena", da autoria de José Afonso. Durante a Revolução do...

REDES SOCIAIS

163,444FãsCurtir
271SeguidoresSeguir
724SeguidoresSeguir

2 COMENTÁRIOS

  1. Agradeço a atenção dada ao artigo, mas agradecia a colocação do nome do autor e do site onde o texto foi publicado originalmente (um link escondido no final não chega). Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here