Início Cultura 5 locais em Portugal que deveriam ser Património Mundial

5 locais em Portugal que deveriam ser Património Mundial

Existem espalhados pelo país centenas de locais mágicos e que, pela sua história, deveriam ser considerados Património Mundial. Estes são apenas 5 exemplos.

0
património mundial
Chaves

 

Portugal é um dos países do mundo com mais locais designados como património mundial pela UNESCO. São vários os monumentos e cidades que fazem parte desta lista que prestigia o nosso país, honra o nosso passado e contribui decisivamente para atrair mais turistas. Mas existem locais que, pela sua história, originalidade ou simbolismo, também deveriam ser considerados património mundial. Esta é uma lista de locais e monumentos que só não são considerados património mundial por incúria ou desleixo dos governantes. Protegê-los e promovê-los é uma questão de cuidar e respeitar o nosso património histórico.

 

1. Ponte romana de Trajano (Chaves)

Ponte Romana de Trajano - Rui Videira
Ponte Romana de Trajano – Rui Videira

Com quase 2 mil anos de história, é um dos mais antigos e bem preservados monumentos deixados pelos romanos na Europa. Aliás, toda a cidade de Chaves possui um imenso legado romano que deveria ser classificado pela UNESCO, não fosse a construção desenfreada que destruiu parte do seu centro histórico.

Ponte de Trajano
Ponte de Trajano – Fernando Ribeiro

Erguida em sólido e duro granito transmontano, a antiga Ponte de Trajano, sobre o leito do Rio Tâmega, ligava ambas as margens da importante civitas romana de Aquae Flaviae, correspondente à moderna cidade de Chaves. Esta ponte romana foi uma importante obra de engenharia do eixo viário que estabelecia a ligação entre Bracara Augusta (Braga) e a cidade espanhola de Astorga.

 

2. Marvão

Marvão - José Flacho
Marvão – José Flacho

Vila situada no topo de um ponto e rodeada por muralhas, habitada desde o tempo da presença dos Mouros em Portugal, Marvão é rica em história e património, além de ser um local peculiar e diferente do habitual. As autoridades estão já a tratar da sua candidatura a Património da Humanidade.

fim de semana romântico
Castelo de Marvão

Bem próxima com a fronteira de Espanha, situada entre Castelo de Vide e Portalegre, no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede, na região Alentejana, encontra-se a encantadora Vila de Marvão. Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, Marvão ergue-se bem alta esta histórica vila de ruas sinuosas e branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece.

 

3. Monsaraz

Foto: Joe Price
Foto: Joe Price

Exactamente pelas mesmas razões de Marvão, esta pitoresca vila alentejana, com vistas para o Alqueva, deslumbra pela sua simplicidade e beleza, que os seus habitantes souberam preservar. Ser Património Mundial iria dar-lhe um estatuto que obrigaria a uma maior protecção contra as construções de quem quer invadir Monsaraz com o turismo em massa.

vila mais bonita de portugal
Monsaraz

Monsaraz, a airosa vila medieval de Monsaraz, mantêm a sua magia de outrora como poucos lugares no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar sussurra-nos, por entre o eco dos nossos passos nas suas ruas, magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de beleza singela. Suspensa no tempo, a histórica vila alentejana, uma das mais antigas de Portugal, é um destino obrigatório na sua lista de lugares a visitar no Alentejo.

 

4. Sortelha

Sortelha - Susana Soares
Sortelha – Susana Soares

Considerada uma das mais belas aldeias do mundo. Entrar em Sortelha é viajar 500 anos no passado. Tudo permanece incólume como se o tempo não tivesse passado por aqui. Os seus habitantes souberam preservar a aldeia e torná-la num dos locais mais bonitos de Portugal.

Sortelha

Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.

 

5. Monsanto

Monsanto

Provavelmente, não haverá outro local igual no mundo. Visitar Monsanto é garantia de deslumbramento ao constatar como os seus habitantes conseguiram construir as suas habitações em perfeita harmonia com o meio que os rodeia. Repleto de rochedos, o monte onde Monsanto foi edificada, apresenta uma sintonia deslumbrante entre casas, ruas e rochas, confundindo-se e misturando-se tudo, com as casas encaixadas no meio dos penedos e as ruas serpenteando as rochas.

As 5 aldeias mais bonitas de Portugal
Monsanto

Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel . A parte mais antiga está n ponto mais alto, onde s Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here