Sexta-feira, Fevereiro 26, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Cultura

5 fantásticas curiosidades da cidade de Guimarães

Uma cidade com uma história secular só podia estar repleta de pormenores de encantar. Descubra 5 fantásticas curiosidades da cidade de Guimarães.

VxMag por VxMag
Nov 6, 2020
em Cultura
0
Guimarães

Guimarães

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Marquês de Pombal

5 mistérios sobre a vida do Marquês de Pombal

Nov 6, 2020
Belmonte

Belmonte: a vila que é um museu a céu aberto

Nov 6, 2020
Fado

O fado: um símbolo tão português

Nov 6, 2020
Moura encantada

As lendas mouras da região do Algarve

Nov 6, 2020

Guimarães é uma das cidades históricas mais importantes de Portugal, onde tiveram lugar marcantes acontecimentos de grande importância para a formação do país.

É em Guimarães, com a vitória de D. Afonso Henriques na Batalha de São Mamede a 24 de Junho de 1128, que se escreve a primeira página da História de Portugal.

A inscrição “Aqui nasceu Portugal” pode ser encontrada gravada numa das torres da antiga muralha da cidade. Fruto da sua história secular e da sua importância em Portugal, a cidade de Guimarães está repleta de pequenas curiosidades que demonstram bem o carácter aguerrido do seu povo. Descubra algumas delas.

1. Afonso Henriques, o Rei que derrotou… a própria mãe!

Desde 1112, ano da morte do seu esposo, D. Teresa detinha o governo do Condado Portucalense, tendo a seu lado fidalgos castelhanos, incluindo Fernão Peres de Trava. Afonso Henriques mantinha discórdias importantes com a sua mãe, uma vez que os interesses estratégicos de ambos entraram em conflito, pelo que tentou apoderar-se do governo do Condado, sediado na zona que pertence hoje a Guimarães.

As tropas do Infante Dom Henrique e dos barões portucalenses enfrentaram as tropas de Trava, dos seus partidários portugueses e de fidalgos galegos a 24 de junho de 1128, na conhecida Batalha de São Mamede.

Esta batalha foi decisiva, pois com ela mudaram os detentores do poder no Condado, resultando na expulsão de D. Teresa e do conde e mudando assim as relações das forças sociais com o próprio poder.

Os barões portucalenses escolheram D. Afonso Henriques para seu chefe, de modo a viabilizarem um reino que englobasse Portugal e Galiza, sendo que o Infante seria coroado primeiro Rei de Portugal.

Daqui advém a associação às origens do país e de Guimarães ser classificada como Cidade-Berço.

2. A reconstrução de uma Praça de Touros… em 5 dias!

Na madrugada de 28 de Julho de 1947, irrompeu, com violenta fúria, um incêndio que destruiu a Praça de Touros de Guimarães, mandada construir nesse mesmo ano e cuja inauguração havia sido marcada para esse dia. Apesar dos esforços dos bombeiros e dos inúmeros populares, as chamas consumiram a nova e elegante praça, restando apenas os alicerces de pedra, a trincheira e um monte de cinzas.

As causas do incêndio ainda hoje são desconhecidas, e toda a cidade caiu em desânimo perante tal desastre, uma vez que o programa das Festas da Cidade acontecia uns dias depois. Mas rapidamente os populares começaram a reagir, acreditando que se se conseguissem os materiais e a mão-de-obra necessária, seria possível erguer novamente a estrutura apesar de faltarem apenas cinco dias para as festividades locais.

A ajuda surgiu de todos os cantos da cidade, desde operários, construtores e mesmo cidadãos. Todos juntos, trabalharam intensamente dia e noite, num esforço sobre-humano, e alcançaram o feito de concluir a obra atempadamente, para a realização da Corrida das “Gualterianas”.

Um acontecimento que emocionou todo o país, que sentiu orgulho pelo gesto dos vimaranenses, ditado pelo espírito de sacrifício e pela garra que só as pessoas desta terra possuem.

3. Teleférico da Penha: o primeiro teleférico de Portugal

O único teleférico a norte do rio Douro e o primeiro de Portugal foi inaugurado a 11 de março de 1995. A viagem de 1700 metros é feita entre a cidade de Guimarães e a Montanha da Penha, a uma altitude de 400 metros, sendo que o trajeto demora apenas 10 minutos.

Atraindo visitantes nacionais e internacionais, durante todo o ano, o teleférico proporciona uma das melhores vistas da região que se estende até ao mar, uma vez que conduz os turistas ao extraordinário local de culto em todo o Norte do País – o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha.

No topo da montanha irá encontrar magníficas características naturais, tais como um monumental conjunto de rochas que convidam a uma visita demorada e de uma notável diversidade de espécies arbóreas.

O espaço tem ainda disponível alguns restaurantes, hotel, bares, minigolfe, circuitos de ciclo-cross (existem cabines no teleférico apropriadas para o seu transporte), rotas pedonais e um encantador Parque de Campismo de montanha.

4. Nicolinas, as Festas dos Estudantes

As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau (séc. III e IV), protetor das raparigas pobres, dos perseguidos, dos comerciantes, das crianças, dos presos, dos infelizes, dos abandonados pela sorte e dos doentes.

Paralelamente a estas devoções, São Nicolau é também patrono dos estudantes. Reza a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e quando São Nicolau se aproximou delas devolveu-lhes a vida. As celebrações em honra de São Nicolau, em Guimarães, eram, inicialmente, de cariz exclusivamente religioso, mas mais tarde foram apropriadas pelos estudantes que constituíram uma capela em sua honra e aí sediaram a sua irmandade.

A decorrer entre 29 de novembro e 7 de dezembro atualmente, os festejos são compostos por vários Números Nicolinos, entre eles o Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas, altura em que estudantes e antigos estudantes de Guimarães (pertencentes à irmandade de S. Nicolau, inclusive) reúnem-se e jantam pelos restaurantes do centro da cidade, sendo o prato rojões com grelos e papas de sarrabulho, acompanhado de vinho verde.

No final do jantar, começam o Cortejo do Pinheiro pelas ruas, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”. Hoje em dia, já não são apenas os alunos que se juntam à festa, com vários populares a fazer parte das festividades.

As Maçãzinhas é outro dos números com maior simbolismo por se realizar no dia de S. Nicolau (6 de Dezembro). As raparigas estão nas varandas e janelas da praça de S. Tiago, a assistir ao cortejo alegórico dos rapazes. Cada rapaz tem uma lança que eleva até às raparigas, para que estas coloquem fitas coloridas com pistas e lhes sejam oferecidas maçãs, em troca. A lança será oferecida à rapariga a quem o rapaz vai declarar o seu amor.

5. Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura

Depois de Lisboa, em 1994, e do Porto, em 2001, Guimarães foi a terceira cidade portuguesa a ser Capital Europeia da Cultura, desta vez em 2012. A cerimónia oficial de abertura aconteceu no dia 21 de janeiro desse ano, contando com a presença de quatro mil pessoas no Pavilhão Multiusos, incluindo várias personalidades políticas da altura.

Duas horas de música e dança marcaram, com pompa e circunstância, o arranque da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, com destaque para a companhia catalã La Fura dels Baus. Performances e projeções multimédia conquistaram aplausos das 60 mil pessoas que fizeram questão de marcar presença.

Até ao final desse ano, a cidade vimaranense foi promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, apresentando uma programação variada de música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura, literatura, teatro, dança e artes de rua.

A Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 trouxe à cidade novos edifícios e a requalificação de símbolos vimaranenses, obras que não só mudaram o rosto da cidade, como lhe mudaram a alma, dando a Guimarães um novo fôlego.

Surgiram ainda novos equipamentos de iniciativa pública como a Plataforma das Artes e da Criatividade, o Instituto de Design e a Casa da Memória.

Tags: curiosidadesguimarães
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

Fev 25, 2020
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
moedas valiosas

23 moedas raras que valem milhares de euros e podem estar na sua carteira

88
euro

Las 12 monedas de 1 euro más raras y valiosas

6
As 12 moedas de 1 euro mais raras e valiosas

As 12 moedas de 1 euro mais raras e valiosas

33
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

186
Isabel de Portugal

Princesas portuguesas que foram Rainhas no estrangeiro

1
Salada de couve roxa

Salada de couve roxa

Fev 22, 2021
Salada de batata

Salada de batata

Fev 22, 2021
Salada de feijão frade

Salada de feijão frade

Fev 21, 2021
Salada russa

Salada russa

Fev 21, 2021
Frango com esparguete

Frango com esparguete

Fev 20, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine