Início Sociedade 5 factos que provam que os portugueses são um povo realmente especial

5 factos que provam que os portugueses são um povo realmente especial

Somos realmente diferentes de todos os outros do mundo. Descubra 5 factos que provam que os portugueses são realmente um povo especial.

0

Não há como negá-lo: somos mesmo diferentes de todos os outros povos do mundo. Não se trata de ser melhor ou pior, trata-se apenas da nossa personalidade colectiva, moldada por séculos de história e de interacções com gente de todo o planeta. Descubra 5 factos que provam que os portugueses são um povo realmente especial.

 

1. Temos um gene apenas nosso

Gene
Gene

O A25-BIS-DR2, é um Gene!  Uma sequência de aminoácidos, que só existe num único Povo: O LUSITANONão existe em mais nenhum Povo do Mundo. O nosso código, é diferente dos outros Povos Mediterrânicos, e é único e o mais antigo à face da Terra.

 

2. Espalhámos beleza em tons de azul

Criança de Lamno, Indonésia
Criança de Lamno, Indonésia

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à Indonésia, no início do século XVI. Um conjunto de marinheiros portugueses que viajavam num navio que naufragou numa tempestade ter-se-à estabelecido numa pequena localidade, casado com mulheres locais e deram origem aos Lamno, caracterizado pelos seus olhos azuis.

E por quê azuis se essa não é uma cor típica dos olhos dos portugueses? Coisas da genética… muito provavelmente, alguns dos marinheiros que naufragaram naquela localidade teriam olhos azuis.

 

3. E também em tons de verde…

birmania (1)

Os bayingyi são descendentes de cativos portugueses feitos pelo rei birmanês Anaukpetlun depois de derrotar o aventureiro Filipe de Brito e Nicote, em Sirião, no ano de 1613. Estes cativos instalaram-se à volta do vale do rio Mu, nomeadamente em aldeias perto de Shwebo, e ficaram a formar um corpo hereditário de artilheiros ao serviço dos reis da Birmânia.

Já não sendo artilheiros, eles continuam até hoje a manter viva a sua fé católica no vale do rio Mu, e a sua ascendência portuguesa ainda é perceptível, devido às suas características fisionómicas e culturais euro-asiáticas.

 

4. Deixámos descendentes por todo o lado

senegal (1)a

Chama-se Ziguinchor, é uma cidade do Senegal e nela vivem 30 mil descendentes de portugueses. Nos censos de 1963, dos 42.000 habitantes de Ziguinchor, 35.000, falavam o crioulo (83%), e 30.000 tenham o crioulo como língua materna (71,4%).

O crioulo de Casamansa é uma língua crioula baseada no português que é considerado um dialecto do crioulo da Guiné-Bissau falado principalmente na região de Casamansa no Senegal e também na Gâmbia.

 

5. No outro lado do mundo há povos que não nos esquecem

vira minho

A milhares de quilómetros de distância, numa aldeia da indonésia, dança-se o vira e canta-se em crioulo de origem portuguesa. Quando os holandeses conquistaram a cidade de Malaca a Portugal, em 1641, escravizaram os sobreviventes portugueses e os seus descendentes que viviam nesta cidade malaia.

Apesar dos esforços feitos pelos holandeses no sentido de levar esta gente a perder a sua identidade própria, ela conservou-a até aos nossos dias, teimosamente.

Estas pessoas continuam a acarinhar Portugal, trezentos e setenta anos depois de lhes terem cortado os laços que as uniam a este país, um país que elas não conhecem e que não esperam poder algum dia visitar, porque está no outro lado do mundo. Mas que é um país que elas também consideram seu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here