Início Sociedade 5 truques de beleza antigos e naturais que realmente funcionam

5 truques de beleza antigos e naturais que realmente funcionam

0

No tempo em que não existiam químicos, as nossas avós utilizavam plantas para tratar da sua beleza. A sabedoria acumulada de gerações de mulheres deu origem a inúmeros truques de beleza que, utilizando produtos antigos e naturais, funcionam tão bem ou melhor do que utilizando produtos químicos.

Estas técnicas e dicas de beleza utilizam sobretudo plantas aromáticas e medicinais e servem para tratar da pele, do cabelo, das rugas, etc. Descubra 5 dicas de beleza com produtos naturais que realmente funcionam.

 

1. Amaciador Natural para o cabelo

Esta máscara é aplicada antes da lavagem e confere maciez ao cabelo.

iogurte

Ingredientes: 1 iogurte natural

Retire o iogurte do frigorífico uns 10 minutos antes de ser utilizado. Espalhe o iogurte sobre o cabelo seco, massajando o couro cabeludo para que ele fique bem entranhado. Envolva a cabeça com uma toalha e espera-se 15 minutos. De seguida lave o cabelo normalmente tendo o cuidado de retirar todos vestígios do iogurte do cabelo.

 

2. Tónico balsâmico para o cabelo

Esta infusão aplicada depois da lavagem permite ter um cabelo brilhante e com mais volume.

Alfazema (lavanda)
Alfazema (lavanda)

Ingredientes: 1 colher de sopa de plantas seleccionadas adequadas a cada tipo de cabelo, 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre de cidra ou de sumo de limão.

Coloque um litro de água a aquecer num recipiente de inox ou de esmalte e quando levantar fervura adicione acolher de plantas, deixando ferver, em lume brando, durante aproximadamente 15 minutos. Deixe arrefecer e, de seguida, filtre adicionando uma colher de vinagre de cidra ou de sumo de limão. Guarde num frasco e utilize misturando com a água da última lavagem do cabelo tendo o cuidado de, ao aplicar, massajar bem o couro cabeludo para entranhar.

Lista de plantas para cada tipo de cabelo:

Cabelos secos: salsa (ramos), salva (folhas), urtiga (folhas), malvaísca.

Cabelos oleosos: alfazema (flores), calêndula (flores), Rosmaninho (flores), Hortelã (folhas).

Cabelos com caspa: camomila (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), tomilho (flores).

Para tonificar o cabelo: calêndula (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), agrião (folhas), salva (folhas).

 

3. Loção para remover a maquilhagem

As duas receitas que se seguem podem ser aplicadas para todo o tipo de peles com a ajuda de algodão em rama.

Calêndula
Calêndula

Infusão de calêndula

Ingredientes: 50 g de flores de calêndula, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de calêndula. Deixe infundir, ou seja ferver durante 15 minutos. Coe e utilize.

Leite de pepino

Ingredientes – 400 g de pepino cortado em pedaços com casca, um litro de água, 30 g de óleo de amêndoas doces.

Coloque o pepino num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 15 minutos. Reduza com a ajuda da varinha mágica até ficar polpa e adicione 30 g de óleo de amêndoas doces.

 

4. Infusão para esbater as rugas

Deve utilizar-se esta infusão embebendo nela gazes (compressas) que se aplicam todas as noites, durante alguns minutos, sobre o rosto e pescoço limpos.

Papoilas
Papoilas

Ingredientes: 60 g de pétalas de papoila, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as pétalas de papoila. Deixe infundir durante 10 minutos coando de seguida.

 

5. Banho de imersão para relaxar

Este banho de imersão é preparado utilizando uma infusão concentrada de plantas seleccionadas que depois é adicionada à água quente contida na banheira. A temperatura do banho nunca deve ser superior a 32ºC.

Malva
Malva

Ingredientes: 500 g (para um adulto) ou 250 g (para uma criança) de folhas de erva-cidreira, de folhas de malva, de flores de tília e a planta inteira de valeriana, três a quatro litros de água.

Aqueça três ou quatro litros de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as plantas seleccionadas. Deixe infundir, ou seja ferver durante 15 minutos. Filtre e adicione água do banho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here