Início Sociedade 5 cidades que poderiam ser capital de Portugal (se não fosse Lisboa)

5 cidades que poderiam ser capital de Portugal (se não fosse Lisboa)

Que cidades teriam peso histórico e potencial para ser capital de Portugal se Lisboa fosse excluída? 5 cidades que poderiam ser capital de Portugal.

0
Guimarães
Guimarães

Imagine por alguns instantes que, por algum motivo, Lisboa teria que deixar de ser a capital de Portugal. Não é um facto tão absurdo como possa imaginar. Afinal de contas, o nosso país, tal como muitos outros países, já mudou de capital por diversas vezes. Cidades como Guimarães, Coimbra e Angra do Heroísmo já foram capitais de Portugal em diversos momentos da nossa história antes de Lisboa ter sido considerada como a sede de governo.

Caso voltássemos a ter que escolher outra cidade como capital de Portugal, quais seriam as melhores candidatas. E quais as razões e os motivos a considerar na hora de escolher uma nova capital para o país?

 

1. Porto

melhor país da europa
Foto: Sara Valentim

A segunda cidade do país, o Porto, conhecida como a cidade Invicta seria uma óptima capital para o país. Afinal de contas, é a este local que Portugal deve o seu nome e aqui se desenrolaram grandes acontecimentos da história nacional. O Porto possui ainda dimensão internacional e é uma cidade reconhecida mundialmente.

 

2. Guimarães

Guimarães
Guimarães

Berço da nação e primeira capital do país, Guimarães seria capital sobretudo devido ao seu peso histórico. A cidade sempre teve um papel importante na história do país e ainda hoje é um dos maiores símbolos nacionais. Declarar Guimarães como capital de Portugal seria um facto simbólico e galvanizador do orgulho nacional.

 

3. Braga

melhor país da europa
Braga – Pedro Costa

É uma das cidades mais antigas do país e uma das primeiras cidades da Europa a adoptar o Cristianismo. Braga foi o berço da nação espiritual e a partir daqui se expandiu grande parte da alma e do sentimento português. Braga é também, cada vez mais, uma cidade reconhecida internacionalmente e que atrai cada vez mais turistas.

 

4. Viseu

Viseu
Viseu

Cidade antiquíssima, teve um papel muito importante na história do país e o seu espírito faz-nos recuar ao tempo dos lusitanos. Terra de Viriato, herói da resistência contra os romanos, Viseu alberga em si a capacidade guerreira dos portugueses. Viseu é também um símbolo do interior do país e, caso fosse capital de Portugal, seria reconhecer a importância do Portugal profundo e genuíno.

 

5. Coimbra

Coimbra
Coimbra

Já foi uma das capitais de Portugal antes de esta ter passado para Lisboa. É o berço cultural da nação graças à sua Universidade. Coimbra contribuiu como poucas cidades para o desenvolvimento cultural de Portugal. Coimbra possui uma posição central em Portugal continental, o que facilitaria muito as comunicações com o resto do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here